Diverdidade

Liberdade religiosa é direito constitucional dos cidadãos

Estado laico visa assegurar que nenhuma prática religiosa seja favorecida.

Fonte: Governo Do Brasil
22 de Janeiro de 2019 as 22h 27min

IBGE reconheceu mais de 40 grupos religiosos no País - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Na semana que marca o combate à intolerância religiosa no Brasil, a Constituição Federal serve como orientação para como todos os brasileiros devem se portar: é um direito dos brasileiros escolher o credo que mais condiz com seus valores. 

"Todas as expressões religiosas devem ser igualmente respeitadas e protegidas, assim como a opção de não ter nenhuma religião", afirmam a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o secretário Nacional de Proteção Global, Sérgio Augusto de Queiroz, em nota oficial.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 40 grupos religiosos no País. Naquele ano, 64,6% dos brasileiros se declararam católicos. Outros 22,2% se disseram evangélicos e 2% eram espíritas. O levantamento ainda registrou que 0,3% eram seguidores da umbanda e do candomblé. Essa diversidade demanda que o respeito à crença religiosa seja a tônica das relações sociais.

Confira abaixo perguntas e respostas acerca da tolerância religiosa

O que diz a lei sobre a intolerância religiosa?

A discriminação motivada pela religião é considerada crime no Brasil. A Lei 9.459/2007 pune com multa e até prisão de um a três anos quem zombar ou ofender outra pessoa por causa do credo que ela professa ou impedir e atrapalhar cerimônias religiosas. Nesses casos, não cabe sequer o pagamento de fiança para que o acusado responda ao processo em liberdade. Além disso, esse tipo de crime não prescreve. Deste modo, os acusados podem ser responsabilizados independentemente da data da denúncia.

O que significa a expressão "intolerância religiosa"?

Esse conjunto de discursos de ódio e práticas ofensivas contra seguidores de determinado segmento religioso ou aos elementos, deuses e entidades. Há casos que envolvem não só violência psicológica e física, mas também perseguições. O preconceito por conta da religião vai de encontro à liberdade e à dignidade, já que cerceia o direito dos cidadãos de expressar seus credos.

O que é o preconceito religioso?

É quando as pessoas são humilhadas por causa da religião que seguem. Em 2017, o Disque 100 recebeu 537 denúncias de intolerância religiosa. O mecanismo para registro de ocorrências funciona 24 horas por dia e recebe as denúncias via telefone e internet. Quando há violência nessas agressões, o artigo 208 do Código Penal prevê que a pena para os condenados seja ampliada em um terço.

O que a Constituição fala sobre religião?

O artigo 5º da Constituição Federal, que descreve os direitos fundamentais dos cidadãos, especifica que a liberdade de consciência e de crença não pode ser violada. Desse modo, a lei garante que o culto religioso é livre para todos os brasileiros. Por isso, os locais considerados sagrados para cada credo e os símbolos e elementos religiosos devem ser protegidos.

O que é liberdade de expressão religiosa?

É o direito de exercer livremente sua religião, em um ambiente de respeito às diversas crenças, religiões, ritos e símbolos sagrados. Por isso, em 21 de janeiro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data marca justamente a luta para que a expressão religiosa possa ocorrer sem qualquer tipo de constrangimento. Isso porque, nos anos 2000, a Iyalorixá Mãe Gilda morreu vítima de um infarto, após o terreiro comandado por ela ser atacado e outros seguidores agredidos.

O que diz o governo sobre intolerância religiosa?

Para a ministra Damares Alves, é preciso "fortalecer e dar visibilidade às mais diversas crenças e convicções". A ministra ressaltou ainda, por meio de nota, a diversidade cultural do País, que abriga várias manifestações religiosas, que devem ser protegidas.

Entre as primeiras ações do novo governo para o setor, houve a sanção pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, da Lei 13.796/2019. A medida garante aos estudantes o direito de se ausentar da sala de aula em dias em que sua religião não permita a realização de atividades.

Desde o ano passado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já segue esse modelo: as provas agora são aplicadas em dois domingos consecutivos, em vez de acontecerem em um único fim de semana. Assim, os candidatos sabatistas não precisam mais esperar o pôr do sol para iniciar a resolução das questões.


COMENTARIOS

Mais de Variedades

Miss Plus Size 2019

Título de Miss Plus Size 2019 será disputado por 9 candidatas em Rondonópolis (MT)

Vencedora do concurso deve ganhar R$ 1,5 mil em prêmios e a inscrição para participar da etapa estadual, além da faixa e do título.

17 de Agosto de 2019 as 10h34

Pouso De Emergência

Pouso de emergência deixa ao menos 20 feridos perto de Moscou

A aeronave, com 226 passageiros e 6 tripulantes, fazia o trajeto entre Moscou e Simferopol, na Crimea, quando ocorreu o acidente.

15 de Agosto de 2019 as 23h31

Dia Feliz

Família reencontra cachorro em Curitiba 10 anos após animal fugir de casa

Snoopy, também conhecido como Fumaça, foi encontrado deitado dentro de uma poça de água no meio da rua. Reencontro ocorreu em 9 de agosto após post em redes sociais.

14 de Agosto de 2019 as 16h02

Vídeo

Família de capivaras é flagrada atravessando faixa de pedestres em horário de pico em Cuiabá

Veterinária que fez o vídeo comparou a cena à capa do álbum “Abbey Road”, dos Beatles, que completou 50 anos na última semana.

13 de Agosto de 2019 as 22h07

Luto

Ator João Carlos Barroso morre aos 69 anos

Ator lutava contra um câncer. Amigos e familiares lamentam morte nas redes sociais.

13 de Agosto de 2019 as 17h06

Grupo Nazista

Justiça polonesa proíbe associação de simpatizantes de Hitler

No começo de 2018, uma reportagem de TV divulgou imagens de uma reunião de homens em uniformes que faziam saudações nazistas e tinham uma espécie de altar para Hitler.

07 de Agosto de 2019 as 16h43

Caso Inusitado

Ladrões tentam levar caixa d'água de 5 mil litros em cima de Monza em SP

Polícia Militar flagrou recipiente no teto do veículo. Dois dos suspeitos disseram que objeto foi achado em canavial; terceiro envolvido confessou crime. Todos foram presos em flagrante.

06 de Agosto de 2019 as 12h17

Eclipse Lunar

Eclipse lunar parcial será visto em todo o Brasil nesta terça-feira

Fenômeno desta terça-feira (16) poderá ser observado em toda a América do Sul. Data é a mesma em que se celebram os 50 anos do lançamento da missão Apollo 11 que chegou à Lua em 20 de julho de 1969.

15 de Julho de 2019 as 22h45

Celebração

França comemora 230 anos da Queda da Bastilha

Presidente da França, Emmanuel Macron, e líderes europeus, como a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, participam de celebração.

14 de Julho de 2019 as 22h55

Absurdo

Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de altar durante missa em Cachoeira Paulista; veja vídeo

A mulher furou a segurança, invadiu o altar durante a celebração que acontecia na Canção Nova e empurrou o padre de cima da estrutura. Apesar da queda, ele não ficou ferido e a mulher foi contida pela Polícia Militar.

14 de Julho de 2019 as 22h00

''Maldivas Siberianas''

Lago tóxico vira atração na Rússia e preocupa autoridades

Tom azul da água é causado por uma reação química provocada por despejo de óxido de cálcio e metais pesados.

12 de Julho de 2019 as 19h40

Despedida

Volkswagen encerra produção mundial do Fusca; veja como foi a despedida

Veículo icônico no Brasil e no mundo saiu de linha na última fábrica responsável pela produção, localizada no México; relembre a história. Linha agora será ocupada por SUV.

10 de Julho de 2019 as 21h16

Infarto

Morre Paulo Henrique Amorim aos 77 anos

Jornalista sofreu infarto fulminante na madrugada desta quarta-feira, depois de sair para jantar com amigos na noite de terça-feira

10 de Julho de 2019 as 07h23

Luto

Cameron Boyce, astro de produções da Disney, morre aos 20 anos

Ator estava sendo tratado de doença e morreu enquanto dormia, segundo família. Ele participou do filme ''Descendentes'' e de séries de TV como ''Jessie''.

07 de Julho de 2019 as 21h57

Pai da Bossa Nova, João Gilberto morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

A causa da morte não foi divulgada

06 de Julho de 2019 as 22h13

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO