Agosto Dourado

Nutricionista luverdense revela mitos e verdades sobre amamentação

É normal sentir dor na amamentação? Se o mamilo for pequeno, o bebê terá dificuldade para mamar? Mãe que amamenta precisa seguir dieta? Tire suas dúvidas!

10 de Agosto de 2018 as 16h 14min

O mês de agosto foi instituído como o 'Mês do Aleitamento Materno' ou 'Agosto Dourado' por meio da sanção da Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017. 

A Lei foi sancionada com o intuito de intensificar ações de conscientização e esclarecimento acerca da relevância do aleitamento materno, além de mobilizar a sociedade em prol da amamentação no país.

O leito materno é um alimento completo, que supre as necessidades do bebê e contribui para o seu desenvolvimento. Além disso, ele fortalece o sistema imunológico da criança. 

Antes dos seis meses, ele é o responsável por fornecer todos os nutrientes ao recém-nascido, eliminando a necessidade de complementar a alimentação com chás, leites artificiais ou mesmo água.

Em alusão ao 'Agosto Dourado', o Portal da Cidade conversou com a nutricionista Elisangela Almeida do Nascimento, de Lucas do Rio Verde, sobre os mitos e verdades do aleitamento materno. A profissional esclareceu dúvidas que muitas vezes preocupam mamães acerca da amamentação.

Vamos esclarecer:

A amamentação tem benefícios por toda a vida do bebê
Verdade! A amamentação pode trazer benefícios por toda a vida do indivíduo... prevenir doenças, pois os primeiros anticorpos são passados através da mãe, protege contra alergias, anemia e infecções respiratórias, fortalece o emocional da criança, a segurança psicológica. Elenca menor risco de desenvolvimento de obesidade e outras doenças relacionadas ao aumento de peso, por toda a vida.

A amamentação pode fazer mal a mãe
Mito! A amamentação traz benefícios, tais como segurança e criação de vínculo com o bebê, através do hormônio ocitocina, auxiliando na redução do número de mulheres com depressão pós-parto. Auxilia no emagrecimento após o parto, já que a amamentação demanda muita energia durante a produção de leite.

É norma sentir dor na hora da amamentação
Mito! Muitas vezes a pega (que é a forma com que o bebê posiciona os lábios e a boca para sugar o leite) está incorreta, e isso pode fazer com que ele não sugue corretamente, machucando assim o mamilo e gerando dor. Ou se o leite não sair todo e acumular no seio também pode causar dor. Para uma melhor orientação da pega correta, a mãe pode solicitar a ajuda do médico, enfermeira, fonoaudiólogo, nutricionista ou até mesmo de uma Unidade de Saúde.

A produção de leite pode causar dor para a mulher
Mito! A produção de leite não causa dor, o que pode gerar desconforto ao amamentar, seria o não preparo da mama durante a gestação, que se faz tomando sol da manhã direto nos seios por um pequeno período de tempo todos os dias, e muitas vezes a pega incorreta do bebê durante o ato de sugar o leite, o que gera um esvaziamento insuficiente deixando o seio muito cheio.

O leite nos primeiro dias após o parto é mais fraco
Mito! O colostro é uma secreção de baixo volume de cor amarelada, e tem uma função muito importante, ali estão presentes vários fatores importantes para o desenvolvimento do bebê. Com o passar do tempo, o leite vai mudando de cor e 'madurando', se transformando em leite de cor mais branca, o colostro vem em pequenos volumes de acordo com a capacidade gástrica do recém-nascido.

É importante que o bebê seja amamentado nas primeiras horas de vida
Verdade! O quanto antes a mãe possa amamentar o bebê, é ideal. Nem todas conseguem amamentar logo no primeiro instante, mas, assim que possível é importante começar a estimular o bebê a alimentar-se do leite materno.

Existem várias posições para amamentar
Verdade! Existem várias posições e a mãe pode ir aprendendo já durante a gestação. Sendo confortável para a mãe e para o bebê, e a pega esteja correta, existem várias possibilidades.

Se o mamilo for pequeno, o bebê terá dificuldade para mamar
Mito! O tamanho do mamilo não interfere na qualidade do leite, o que importa é o bebê estar bem posicionado para conseguir sugar bem. Existem mulheres que tem o bico invertido, nesse caso há sim uma pequena dificuldade, mas existem técnicas, como tentar puxar o bico com uma seringa vazia e estimular a amamentação normalmente.

Estresse e cansaço podem prejudicar a amamentação
Verdade! O estresse pode fazer com que haja a inibição da ação da prolactina (produção do leite) e ocitocina (descida do leite), levando a mãe e o bebê a um nível cada vez maior de estresse. Quando o bebê começa a chorar porque não consegue mamar, e vai tornando-se um ciclo vicioso, muitas vezes até mesmo com o tempo o leite pode ir secando.

Se o leite for fraco, o bebê não ganha peso
Mito! Não existe leite fraco, é muito importante orientar bem para as mães a forma correta da pega e além disso, orientar sobre o esvaziamento mamário. O primeiro leite que sai a cada mamada é para matar a sede, um leite mais fino (não menos nutritivo) e o leite do final da mamada é um leite mais rico em gordura, responsável por deixar o bebê mais tempo alimentado e favorecendo o ganho de peso. É importante secar bem um seio para depois iniciar o outro.

Mulheres que amamentam precisam seguir uma dieta restrita
Mito! É importante alimentar-se bem, com os alimentos mais saudáveis possíveis, evitar alimentos industrializados principalmente, ter uma alimentação rica em legumes, verduras, carnes, ovos, frutas, gorduras saudáveis, castanhas e fibras. Se o bebê estiver apresentando algum sintoma referente a amamentação, pode ser feito alguns testes de exclusão alimentares, geralmente são alimentos produtores de gases/fermentativos como excesso de açúcares e carboidratos no geral, como leite e pães, e também alimentos com acidez elevada, tais como as frutas cítricas.

Qualquer mulher pode doar leite
Mito! A grande maioria das mulheres pode doar leite excedente ao que seu bebê precisa, porém as que têm doenças infectocontagiosas, HIV, sífilis, hepatites B e C, não podem realizar a doação de leite materno.

Não existe idade limite para amamentar o bebê
Verdade! Existe idade limite para a amamentação, porém a partir dos 6 meses, somente o leite não é suficiente para a completa nutrição do bebê, sendo necessário inserir novos alimentos e o leite materno entra como complemento até os 2 anos ou mais.

As fórmulas industrializadas são tão nutritivas quanto o leite materno
Mito! O leite materno é o alimento mais completo e saudável para o bebê. O leite industrializado tenta sim se assemelhar, mas não é rico em fatores biológicos bioativos (proteínas que estimulam o sistema imunológico, antimicrobianos e anticorpos), que são fatores impossíveis de reproduzir artificialmente.

Se o bebê não engorda, é melhor usar fórmulas industrializaras
Mito! Inicialmente é necessário que seja feita uma avaliação tanto na mãe, quanto no bebê, desde a pega correta, tempo de amamentação, se a alimentação da mãe está adequada nutricionalmente, se for necessário, realizar exames, e aí, se não houver outra alternativa, entrar com fórmula industrializada por falta de alternativas.

Chupeta e mamadeira atrapalham a amamentação
Verdade! Muitas vezes pela facilidade dos bicos, principalmente da mamadeira com a rápida saída do leite, o bebê vai abandonando o seio materno e prefere a alimentação feita por mamadeira. Se for necessário fazer a ordenha do leite materno para oferecer ao bebê ou até mesmo através de fórmulas (algumas mães usam os dois tipos de leite) a recomendação é que seja feita em copinhos e não através de bicos, para que não haja interferência na amamentação.


Fonte: Kimberly Schäfer | Portal da Cidade

COMENTARIOS

Mais de Variedades

Briga desde 2012

Mulher que acusou padre Marcelo Rossi de plágio é presa

Após investigações, as autoridades descobriram que a mulher falsificou todos os documentos que provariam a cópia feita pelo padre

13 de Maio de 2019 as 10h02

Na Bahia

Avião com o cantor Amado Batista faz pouso de emergência

Aeronave que transportava o cantor chegou ao aeroporto de Jequié quando terminal já estava fechado, com luzes desligadas, e carros foram usados para iluminar pista

13 de Maio de 2019 as 10h00

Raul Gil

Dupla no Nortão se destaca no programa do Raul Gil em São Paulo

A dupla foi convidada por um produtor do programa e a primeira apresentação ocorreu no dia 23 de março

07 de Maio de 2019 as 19h01

Localizar Cachorro

Cão é furtado de quintal de casa em Cuiabá e publicitária faz campanha para encontrá-lo

Dona do animal diz que cachorro a ajudou a lutar contra a depressão.

05 de Maio de 2019 as 16h39

Naufrágio Durante Vendaval

Família confirma que corpo encontrado é da modelo Caroline Bittencourt

Ela desapareceu ao cair de embarcação na tarde de domingo (28) em Ilhabela. Identidade da modelo foi confirmada pelo sogro dela, Alfredo Sestini.

29 de Abril de 2019 as 19h11

Game of Thrones

Veja quem sobreviveu à batalha mais épica de 'Game of Thrones'

Batalha de Winterfell em série da HBO mata diversos personagens e muda tudo

29 de Abril de 2019 as 10h24

Incêndio Em Catedral

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

A polícia isolou a área e retirou os turistas que estavam dentro da construção medieval. Torre desmoronou em meio às chamas.

15 de Abril de 2019 as 16h41

Miss Teen Universo

Mato-grossense é eleita Miss Teen Universo no Panamá

Eduarda se formou recentemente em Técnica em Recursos Humanos no campus avançado do Instituto Federal de Educação

01 de Abril de 2019 as 18h00

Decisão Unânime

Ex-técnico acusado de abuso é banido da ginástica por tribunal

Além do afastamento em definitivo, o ex-técnico da seleção também terá de arcar com uma multa de R$ 1,6 milhão

01 de Abril de 2019 as 08h49

Homenagem

Dom Vital Chitolina é homenageado com o mérito ''O Semeador''

O mérito foi entregue ao final do Show Safra BR 163.

29 de Março de 2019 as 22h23

Acidente Aéreo

Avião com 157 pessoas cai próximo à capital da Etiópia

Segundo televisão local, não houve sobreviventes.

10 de Março de 2019 as 17h27

Mercado de Trabalho

Veja 20 sinais de que seu chefe gosta ou não de você

Dar mais responsabilidade e pedir contribuição são sinais de que o gestor quer o funcionário na empresa

07 de Março de 2019 as 09h58

The Voice Kids

Representante de MT, Beatriz Freitas avança mais uma fase do The Voice Kids

Do trio, Beatriz foi quem se saiu melhor, sendo escolhida por Carlinhos Brown.

04 de Março de 2019 as 11h17

Fake News

É #FAKE que decreto presidencial obriga homens a servir ao Exército durante o carnaval

Documento falso diz que medida se deveria à 'iminência de conflito armado com a Venezuela'.

27 de Fevereiro de 2019 as 00h24

Luto

Roberto Avallone, jornalista e comentarista esportivo, morre aos 72 anos em São Paulo

Ícone do jornalismo esportivo morreu no Hospital Santa Catarina, vítima de parada cardiorrespiratória.

26 de Fevereiro de 2019 as 00h22

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO