O tempo frio e os problemas respiratórios

A maior variação de temperatura e a presença constante de ventos, associadas ao ar um pouco mais seco, são uma combinação propensa para o surgimento de doenças

24/04/2017 - 06:03:17

   

A chegada do outono traz temperaturas mais amenas após os dias mais extremos do verão. Muitos comemoram o início da estação, porém, outros tantos precisam ficar de olho em alguns incômodos trazidos por ela.

O principal problema relacionado ao outono é o aumento da ocorrência de doenças respiratórias no período. A maior variação de temperatura e a presença constante de ventos, associadas ao ar um pouco mais seco, são uma combinação propensa para o surgimento de doenças como as DPOC (doença pulmonar e bronquite crônica) e o aumento das crises de asma em pessoas já portadoras da condição.

Rinite e alergias

Outras condições associadas às estações mais frias do ano são a rinite e as alergias respiratórias. Elas ocorrem pelo acúmulo maior de poluição e poeira no ambiente, o que pode irritar os pulmões com mais facilidade. Mas não é necessário se desesperar: existem alguns procedimentos simples para diminuir os efeitos maléficos e aproveitar a parte boa da estação.

Alguns cuidados

A dica mais propagada é sobre a umidade. Muitas pessoas deixam baldes com água ou toalhas molhadas em cômodos fechados para manter o ambiente úmido. A dica, apesar de funcionar, não é a mais indicada para a questão. As toalhas irão secar e o balde é um perigoso recipiente com água parada, fora o risco de ser derrubado.

Ao contrário do que se imagina, o ar-condicionado é um dos grandes aliados nessa situação. Ele pode não parecer necessário em temperaturas mais amenas, mas tem funcionalidade com sua capacidade de filtrar o ar do ambiente.

Claro que, para isso, o aparelho precisa estar sempre com a manutenção em dia e com os filtros bem limpos, mas é bem melhor do que permitir a entrada do ar sem filtragem.

Ainda resta o problema do ambiente mais seco, e isso pode ser resolvido de duas formas simples:

  • Umidificadores
  • Plantas que umidificam o ambiente

Os umidificadores podem trabalhar em conjunto com o ar-condicionado, provendo um ambiente com ar filtrado e dentro dos limites desejados de umidade. Já as plantas deixam o espaço naturalmente úmido e ainda entregam uma quantidade de vantagens surpreendente, tais como:

  1. Filtram o ar, entregando oxigênio devido ao processo de fotossíntese.
  2. Aumentam a umidade naturalmente.
  3. Não gastam energia elétrica.

Lembre-se de checar as características do vegetal escolhido, já que alguns podem fazer o efeito contrário, retirando a umidade do ambiente. Boas opções são a palmeira de bambu, a flor-do-natal, os antúrios e a espada-de-são-jorge.

Outros cuidados também são recomendados, como manter os ambientes sempre limpos (porém sem utilizar utensílios que levantam a poeira, como vassouras ou espanadores) com pano molhado, porque a poeira e as impurezas aderem ao tecido, sendo totalmente removidas, e ainda fica um pouquinho mais de umidade no local.

Por fim, lembre-se de que o ar-condicionado não foi feito para passar longos períodos desligado. Tanto em casa quanto no carro, o aparelho precisa de algum funcionamento para se manter lubrificado e evitar o acúmulo de impurezas e de tempos em tempos deve passar por uma manutenção preventiva. É possível encontrar em lojas especializadas, como a STR Ar, um kit com tudo o que você precisa para fazer a limpeza, que é essencial para evitar problemas respiratórios no período.

MT Agora

Mais Noticias

Ipês

Lucas do Rio Verde: Inverno colorido pela floração dos ipês

Agosto Dourado

Nutricionista luverdense revela mitos e verdades sobre amamentação

Destaque

Eduardo Gomes, o pequeno notável de Lucas do Rio Verde

Expolucas 30 Anos

''Aqui a gente está se sentindo em casa'', diz Fernando e Sorocaba sobre Expolucas

03/08/2018 -

Lucas do Rio Verde 30 Anos: Pioneirismo e Liderança

Pioneiros comentam as três décadas de Lucas do Rio Verde, durante Expolucas 2018.

01/08/2018 -

Foto de eclipse lunar feita por brasileiro ganha destaque da Nasa

Fotógrafo Carlos Fairbairn registrou eclipse da sexta-feira, 27, no Rio de Janeiro.

27/07/2018 -

Lucas do Rio Verde: Contos e encantos de uma terra promissora e abençoada

História de Salete Bertoti Tegnher, que chegou a Lucas do Rio Verde com filhos pequenos, passou por várias situações e hoje tem boas lembranças de uma época de dor e sofrimento.

24/07/2018 -

Lua de sangue é vermelha pela mesma razão que faz o céu ser azul; entenda

Eclipse desta sexta-feira terá fenômeno. Tudo tem a ver com as cores (do arco-íris) e sua capacidade de se espalhar na atmosfera.

24/07/2018 -

Alimentar animais silvestres pode provocar desequilíbrios à fauna de Parque Florestal, alerta bióloga

Quem frequenta o Parque Florestal de Sinop, um dos cartões postais do município, costuma encantar-se com a exuberância e riqueza naturais.

22/07/2018 -

Maior eclipse do século será visto no Brasil; saiba como e onde ver

Fenômeno poderá ser visto já no nascer da Lua em algumas cidades brasileiras – quanto mais perto da costa, mais ao leste, melhor será para prestigiar.

18/07/2018 -

Meninos presos em caverna na Tailândia terão alta nesta quarta-feira

Segundo a imprensa tailandesa, a alta médica foi confirmada.

11/07/2018 -

Amor Exigente: Quebrando paradigmas em Lucas do Rio Verde

O grupo de Lucas do Rio Verde enfrenta a escassez de voluntários, e está com as portas abertas aguardando que a família aumente.

11/07/2018 -

Automedicação: Um risco desnecessário

Hoje em dia é muito comum qualquer pessoa chegar à farmácia e pedir um remédio sem precisar de receita médica

03/07/2018 -

''Princesa nazista'': a filha do braço direito de Hitler que trabalhou para a inteligência alemã

Gudrun Burwitz, morta em maio, foi identificada como funcionária da BND; até o fim da vida, ela se associou a grupos radicais da Alemanha e defendeu o pai.

30/06/2018 -

Mãe e padastro matam filho de 10 anos após ele dizer que gostava de meninos

A mãe e o namorado já haviam sido denunciados por abuso infantil 16 vezes desde 2013.

30/06/2018 -

China condena dois traficantes à morte diante de centenas de crianças

O julgamento sumário, cujas imagens viralizaram na rede social Weibo, foi realizado em uma quadra esportiva.

20/06/2018 -

Vídeos machistas de torcedores na Rússia se espalham pela web e causam revolta

Caso de brasileiros que fazem russa repetir nome de órgão sexual foi muito criticado nas redes sociais. Episódios semelhantes envolvendo colombianos e argentinos também já circulam na internet.

19/06/2018 -

Vídeo machista de torcedores brasileiros na Rússia revolta internautas

Nas imagens, grupo aparece falando obscenidades para uma jovem

12/06/2018 -

FeijOAB 2018 alcança público recorde e supera expectativas

Esta foi a sexta edição da FeijOAB Solidária, que reuniu cerca de 1.300 pessoas no último sábado, 9. Realizado pela OAB de Lucas do Rio Verde, o evento social de cunho beneficente consagra-se, ano a ano, como o maior do âmbito da OAB em Mato Grosso.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora