Erro Médico

Paciente alega que teve joelho errado operado no Hospital Universitário em MG

Intervenção estava prevista no joelho esquerdo, mas os médicos operaram o direito, de acordo com a mulher. Em nota, o Hospital Universitário, que é gerido pela Ebserh, informou que está apurando o caso; a UFJF também se posicionou.

16 de Janeiro de 2019 as 20h 26min

A manicure Maria Aparecida Vale contou que teve os dois joelhos operados, após o primeiro procedimento ser feito no lado errado — Foto: Reprodução/TV Integração

Uma paciente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) alega que teve o joelho errado operado pela equipe da unidade.

Segundo a manicure Maria Aparecida Vale, de 49 anos, a cirurgia, feita nesta terça-feira (15), deveria ter sido no joelho esquerdo, mas o direito é que foi operado. Ela contou que, percebendo o erro, a equipe médica fez depois uma intervenção no esquerdo. A mulher recebeu alta nesta quarta-feira (16) com os dois joelhos operados.

Em nota, a assessoria do HU informou que a direção do hospital está apurando o caso e tomará as providências cabíveis. Foi informado ainda que os pacientes atendidos têm à disposição uma equipe multiprofissional para acompanhamento após as cirurgias, quando necessário.

A UFJF publicou uma nota oficial informando que, em 2014, estabeleceu contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para realizar a gestão do HU. A universidade informou ainda que oficiou a Superintendência do HU, na tarde desta quarta, visando à apuração rigorosa da denúncia de suposto erro médico naquela instituição. (Confira a íntegra abaixo)

A Ebserh informou que "acompanha o caso e ressalta que já foi aberto um Processo de Análise Preliminar no HU-UFJF a fim apurar os fatos, tomar as providências cabíveis e aperfeiçoar procedimentos, caso seja necessário". A assessoria destacou ainda que ao dar alta à paciente, o HU-UFJF se colocou à disposição para qualquer esclarecimento ou assistência à saúde.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) declarou que ainda não recebeu notificação oficial sobre o caso e orientou como pacientes com casos semelhantes devem proceder. (Confira a íntegra abaixo)

Cirurgia no joelho errado

Maria Aparecida falou ao MGTV nesta quarta-feira (16), após receber alta da unidade do HU localizada no Bairro Santa Catarina.

"Quando acabou o efeito da sedação do joelho direito, foi que eu vi que eles tinham feito a cirurgia errada. Fui tentar mover a perna e senti a faixa. Chamei o médico e falei que não era o joelho que precisava ser operado. Fiz a ressonância e o tratamento todo foi para o outro", contou à equipe de reportagem.

A paciente relatou ter entregue todos os laudos médicos mostrando qual joelho precisava da cirurgia e a equipe médica realizou uma marcação. "A moça fez um risco para poder ver. Quando o outro médico chegou, diz ele que tinha apagado. Não. Ela só circulou o joelho necessário", afirmou Maria Aparecida.

A manicure disse ainda que aguardava há oito meses pela cirurgia. No período, teve o procedimento remarcado quatro vezes.

O marido dela, Cláudio Clemente Vale, contou que, na penúltima vez, a mulher chegou a passar pela triagem e a cirurgia foi desmarcada porque, segundo o médico, houve outra emergência. Agora a família pretende entrar com uma ação judicial contra o hospital.

"Em função do erro médico e da demora em relação à cirurgia, vamos entrar com pedido de indenização por danos morais e materiais. Ela tinha um joelho saudável e foram operados os dois joelhos", explicou a delegada Daniele Sobral, que acompanha o caso.

Posicionamento UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que, em 2014, estabeleceu contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, para realizar a gestão do Hospital Universitário (HU).

Dentre as atribuições da Ebserh, estabelecidas no contrato de gestão estão: a oferta de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico, bem como o suporte ao ensino, à pesquisa, à extensão e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

A UFJF oficiou a Superintendência do Hospital Universitário (HU), na tarde desta quarta-feira, visando à apuração rigorosa da denúncia de suposto erro médico naquela instituição.

Posicionamento CRM

O Conselho Regional de Medicina orienta que, em casos como o de Maria Aparecida, quando o paciente se sentir lesado, deve-se solicitar o prontuário médico na instituição em que foi feito o atendimento e levar uma cópia do prontuário para fazer a denúncia na Delegacia do Conselho, que, em Juiz de Fora, funciona na Rua Braz Bernardino, 59.

Ao receber o registro, o conselho diz que é feita a solicitação de esclarecimentos ao médico e à instituição, além de avaliada a veracidade das informações e aberto sindicância para investigação.

Se houver indício de irregularidade, o conselho abre processo ético profissional. Se julgado culpado, o médico pode sofrer cinco penalidades, dependendo da gravidade: advertência confidencial, censura confidencial, censura pública, suspensão do exercício por até 30 dias e a pena máxima, que é a cassação do direito de exercer a profissão.

Os processos tramitam em segredo e, normalmente, duram no máximo um ano.

O presidente do CRM, José Nalon de Queiroz, também se pronunciou na tarde desta quarta em relação ao caso:

"A ocorrência de cirurgia em órgãos ou membros duplos de forma equivocada é rara.

A partir do conhecimento formal por parte do CRMMG através de denúncia da parte interessada ou através de mídias, serão solicitados os esclarecimentos à parte denunciada e instauradas sindicância mediante anexação do prontuário da paciente e avaliar, assim, se há indícios de ilícito ético.

Todas as diligências necessárias ao esclarecimento dos fatos serão realizadas".


Fonte: G1

COMENTARIOS

Mais de Variedades

Incêndio Em Catedral

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris

A polícia isolou a área e retirou os turistas que estavam dentro da construção medieval. Torre desmoronou em meio às chamas.

15 de Abril de 2019 as 16h41

Miss Teen Universo

Mato-grossense é eleita Miss Teen Universo no Panamá

Eduarda se formou recentemente em Técnica em Recursos Humanos no campus avançado do Instituto Federal de Educação

01 de Abril de 2019 as 18h00

Decisão Unânime

Ex-técnico acusado de abuso é banido da ginástica por tribunal

Além do afastamento em definitivo, o ex-técnico da seleção também terá de arcar com uma multa de R$ 1,6 milhão

01 de Abril de 2019 as 08h49

Homenagem

Dom Vital Chitolina é homenageado com o mérito ''O Semeador''

O mérito foi entregue ao final do Show Safra BR 163.

29 de Março de 2019 as 22h23

Acidente Aéreo

Avião com 157 pessoas cai próximo à capital da Etiópia

Segundo televisão local, não houve sobreviventes.

10 de Março de 2019 as 17h27

Mercado de Trabalho

Veja 20 sinais de que seu chefe gosta ou não de você

Dar mais responsabilidade e pedir contribuição são sinais de que o gestor quer o funcionário na empresa

07 de Março de 2019 as 09h58

The Voice Kids

Representante de MT, Beatriz Freitas avança mais uma fase do The Voice Kids

Do trio, Beatriz foi quem se saiu melhor, sendo escolhida por Carlinhos Brown.

04 de Março de 2019 as 11h17

Fake News

É #FAKE que decreto presidencial obriga homens a servir ao Exército durante o carnaval

Documento falso diz que medida se deveria à 'iminência de conflito armado com a Venezuela'.

27 de Fevereiro de 2019 as 00h24

Luto

Roberto Avallone, jornalista e comentarista esportivo, morre aos 72 anos em São Paulo

Ícone do jornalismo esportivo morreu no Hospital Santa Catarina, vítima de parada cardiorrespiratória.

26 de Fevereiro de 2019 as 00h22

Buldogue Voador

Exploradores encontram maior abelha viva do mundo: ''É um buldogue voador''

Espécie gigante, que estava há décadas desaparecida, foi redescoberta em ilha da Indonésia.

22 de Fevereiro de 2019 as 23h12

Missão Espacial

Sonda japonesa Hayabusa2 pousa em asteroide Ryugu

Asteroide está a cerca de 300 milhões de quilômetros da Terra. A missão deve ser concluída em 2020, com o retorno à Terra.

22 de Fevereiro de 2019 as 22h13

Astronomia

Cientistas descobrem nova lua de Netuno, a Hipocampo

Desde que foi "descoberto" em 2013, Hipocampo tem desafiado os modelos de criação e evolução do sistema de satélites de Netuno.

22 de Fevereiro de 2019 as 21h54

Acessório

Hyundai vai vender pulseira que serve como relógio e abre o carro por R$ 1.000

Acessório só vale para a versão topo de linha do Creta. Além de destrancar as portas e dar a partida, é possível acompanhar queima de calorias e distância percorrida.

22 de Fevereiro de 2019 as 21h14

Placa Inaugural

Secretário tem sobrenome trocado por ''palavrão'' em placa inaugural de cabine da PM no RJ

Imagem da placa com o erro foi parar nas redes sociais após o evento em Rio das Ostras. Placa foi substituída.

20 de Fevereiro de 2019 as 22h54

Tragédia Aos 23 Anos

Jovem fica cega e perde rins após tomar vodka falsificada na Grécia

Hannah Powell perdeu a visão e os rins depois de tomar uma bebida misturada a uma substância perigosa durante férias em uma ilha grega.

20 de Fevereiro de 2019 as 21h52

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

Você concorda com a decisão do TRE que cassou o mandato da senadora Selma Arruda?

Sim

Não

Parcial
veja +

COTAÇÃO