Erro Médico

Paciente alega que teve joelho errado operado no Hospital Universitário em MG

Intervenção estava prevista no joelho esquerdo, mas os médicos operaram o direito, de acordo com a mulher. Em nota, o Hospital Universitário, que é gerido pela Ebserh, informou que está apurando o caso; a UFJF também se posicionou.

Fonte: G1
16 de Janeiro de 2019 as 20h 26min

A manicure Maria Aparecida Vale contou que teve os dois joelhos operados, após o primeiro procedimento ser feito no lado errado — Foto: Reprodução/TV Integração

Uma paciente do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) alega que teve o joelho errado operado pela equipe da unidade.

Segundo a manicure Maria Aparecida Vale, de 49 anos, a cirurgia, feita nesta terça-feira (15), deveria ter sido no joelho esquerdo, mas o direito é que foi operado. Ela contou que, percebendo o erro, a equipe médica fez depois uma intervenção no esquerdo. A mulher recebeu alta nesta quarta-feira (16) com os dois joelhos operados.

Em nota, a assessoria do HU informou que a direção do hospital está apurando o caso e tomará as providências cabíveis. Foi informado ainda que os pacientes atendidos têm à disposição uma equipe multiprofissional para acompanhamento após as cirurgias, quando necessário.

A UFJF publicou uma nota oficial informando que, em 2014, estabeleceu contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para realizar a gestão do HU. A universidade informou ainda que oficiou a Superintendência do HU, na tarde desta quarta, visando à apuração rigorosa da denúncia de suposto erro médico naquela instituição. (Confira a íntegra abaixo)

A Ebserh informou que "acompanha o caso e ressalta que já foi aberto um Processo de Análise Preliminar no HU-UFJF a fim apurar os fatos, tomar as providências cabíveis e aperfeiçoar procedimentos, caso seja necessário". A assessoria destacou ainda que ao dar alta à paciente, o HU-UFJF se colocou à disposição para qualquer esclarecimento ou assistência à saúde.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) declarou que ainda não recebeu notificação oficial sobre o caso e orientou como pacientes com casos semelhantes devem proceder. (Confira a íntegra abaixo)

Cirurgia no joelho errado

Maria Aparecida falou ao MGTV nesta quarta-feira (16), após receber alta da unidade do HU localizada no Bairro Santa Catarina.

"Quando acabou o efeito da sedação do joelho direito, foi que eu vi que eles tinham feito a cirurgia errada. Fui tentar mover a perna e senti a faixa. Chamei o médico e falei que não era o joelho que precisava ser operado. Fiz a ressonância e o tratamento todo foi para o outro", contou à equipe de reportagem.

A paciente relatou ter entregue todos os laudos médicos mostrando qual joelho precisava da cirurgia e a equipe médica realizou uma marcação. "A moça fez um risco para poder ver. Quando o outro médico chegou, diz ele que tinha apagado. Não. Ela só circulou o joelho necessário", afirmou Maria Aparecida.

A manicure disse ainda que aguardava há oito meses pela cirurgia. No período, teve o procedimento remarcado quatro vezes.

O marido dela, Cláudio Clemente Vale, contou que, na penúltima vez, a mulher chegou a passar pela triagem e a cirurgia foi desmarcada porque, segundo o médico, houve outra emergência. Agora a família pretende entrar com uma ação judicial contra o hospital.

"Em função do erro médico e da demora em relação à cirurgia, vamos entrar com pedido de indenização por danos morais e materiais. Ela tinha um joelho saudável e foram operados os dois joelhos", explicou a delegada Daniele Sobral, que acompanha o caso.

Posicionamento UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que, em 2014, estabeleceu contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, para realizar a gestão do Hospital Universitário (HU).

Dentre as atribuições da Ebserh, estabelecidas no contrato de gestão estão: a oferta de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico, bem como o suporte ao ensino, à pesquisa, à extensão e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

A UFJF oficiou a Superintendência do Hospital Universitário (HU), na tarde desta quarta-feira, visando à apuração rigorosa da denúncia de suposto erro médico naquela instituição.

Posicionamento CRM

O Conselho Regional de Medicina orienta que, em casos como o de Maria Aparecida, quando o paciente se sentir lesado, deve-se solicitar o prontuário médico na instituição em que foi feito o atendimento e levar uma cópia do prontuário para fazer a denúncia na Delegacia do Conselho, que, em Juiz de Fora, funciona na Rua Braz Bernardino, 59.

Ao receber o registro, o conselho diz que é feita a solicitação de esclarecimentos ao médico e à instituição, além de avaliada a veracidade das informações e aberto sindicância para investigação.

Se houver indício de irregularidade, o conselho abre processo ético profissional. Se julgado culpado, o médico pode sofrer cinco penalidades, dependendo da gravidade: advertência confidencial, censura confidencial, censura pública, suspensão do exercício por até 30 dias e a pena máxima, que é a cassação do direito de exercer a profissão.

Os processos tramitam em segredo e, normalmente, duram no máximo um ano.

O presidente do CRM, José Nalon de Queiroz, também se pronunciou na tarde desta quarta em relação ao caso:

"A ocorrência de cirurgia em órgãos ou membros duplos de forma equivocada é rara.

A partir do conhecimento formal por parte do CRMMG através de denúncia da parte interessada ou através de mídias, serão solicitados os esclarecimentos à parte denunciada e instauradas sindicância mediante anexação do prontuário da paciente e avaliar, assim, se há indícios de ilícito ético.

Todas as diligências necessárias ao esclarecimento dos fatos serão realizadas".


COMENTARIOS

Mais de Variedades

Miss Plus Size 2019

Título de Miss Plus Size 2019 será disputado por 9 candidatas em Rondonópolis (MT)

Vencedora do concurso deve ganhar R$ 1,5 mil em prêmios e a inscrição para participar da etapa estadual, além da faixa e do título.

17 de Agosto de 2019 as 10h34

Pouso De Emergência

Pouso de emergência deixa ao menos 20 feridos perto de Moscou

A aeronave, com 226 passageiros e 6 tripulantes, fazia o trajeto entre Moscou e Simferopol, na Crimea, quando ocorreu o acidente.

15 de Agosto de 2019 as 23h31

Dia Feliz

Família reencontra cachorro em Curitiba 10 anos após animal fugir de casa

Snoopy, também conhecido como Fumaça, foi encontrado deitado dentro de uma poça de água no meio da rua. Reencontro ocorreu em 9 de agosto após post em redes sociais.

14 de Agosto de 2019 as 16h02

Vídeo

Família de capivaras é flagrada atravessando faixa de pedestres em horário de pico em Cuiabá

Veterinária que fez o vídeo comparou a cena à capa do álbum “Abbey Road”, dos Beatles, que completou 50 anos na última semana.

13 de Agosto de 2019 as 22h07

Luto

Ator João Carlos Barroso morre aos 69 anos

Ator lutava contra um câncer. Amigos e familiares lamentam morte nas redes sociais.

13 de Agosto de 2019 as 17h06

Grupo Nazista

Justiça polonesa proíbe associação de simpatizantes de Hitler

No começo de 2018, uma reportagem de TV divulgou imagens de uma reunião de homens em uniformes que faziam saudações nazistas e tinham uma espécie de altar para Hitler.

07 de Agosto de 2019 as 16h43

Caso Inusitado

Ladrões tentam levar caixa d'água de 5 mil litros em cima de Monza em SP

Polícia Militar flagrou recipiente no teto do veículo. Dois dos suspeitos disseram que objeto foi achado em canavial; terceiro envolvido confessou crime. Todos foram presos em flagrante.

06 de Agosto de 2019 as 12h17

Eclipse Lunar

Eclipse lunar parcial será visto em todo o Brasil nesta terça-feira

Fenômeno desta terça-feira (16) poderá ser observado em toda a América do Sul. Data é a mesma em que se celebram os 50 anos do lançamento da missão Apollo 11 que chegou à Lua em 20 de julho de 1969.

15 de Julho de 2019 as 22h45

Celebração

França comemora 230 anos da Queda da Bastilha

Presidente da França, Emmanuel Macron, e líderes europeus, como a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, participam de celebração.

14 de Julho de 2019 as 22h55

Absurdo

Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de altar durante missa em Cachoeira Paulista; veja vídeo

A mulher furou a segurança, invadiu o altar durante a celebração que acontecia na Canção Nova e empurrou o padre de cima da estrutura. Apesar da queda, ele não ficou ferido e a mulher foi contida pela Polícia Militar.

14 de Julho de 2019 as 22h00

''Maldivas Siberianas''

Lago tóxico vira atração na Rússia e preocupa autoridades

Tom azul da água é causado por uma reação química provocada por despejo de óxido de cálcio e metais pesados.

12 de Julho de 2019 as 19h40

Despedida

Volkswagen encerra produção mundial do Fusca; veja como foi a despedida

Veículo icônico no Brasil e no mundo saiu de linha na última fábrica responsável pela produção, localizada no México; relembre a história. Linha agora será ocupada por SUV.

10 de Julho de 2019 as 21h16

Infarto

Morre Paulo Henrique Amorim aos 77 anos

Jornalista sofreu infarto fulminante na madrugada desta quarta-feira, depois de sair para jantar com amigos na noite de terça-feira

10 de Julho de 2019 as 07h23

Luto

Cameron Boyce, astro de produções da Disney, morre aos 20 anos

Ator estava sendo tratado de doença e morreu enquanto dormia, segundo família. Ele participou do filme ''Descendentes'' e de séries de TV como ''Jessie''.

07 de Julho de 2019 as 21h57

Pai da Bossa Nova, João Gilberto morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

A causa da morte não foi divulgada

06 de Julho de 2019 as 22h13

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Enquete

veja +

COTAÇÃO