Sem Educação não há futuro!

LBV apoia famílias para que crianças, adolescentes e jovens sejam motivados a frequentar a escola

02/02/2018 - 13:57:28

   

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos. Esse número corresponde a 7,2% da população que tem 15 anos ou mais de idade. Na faixa etária igual ou superior aos 60 anos, o índice alcança 20,4%. A região Nordeste registra o maior percentual de analfabetismo (14,8%), número quase quatro vezes maior do que as taxas estimadas para o Sudeste (3,8%) e para o Sul do país (3,6%).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) também divulgaram em 2017, pela primeira vez, indicadores de fluxo escolar na Educação Básica. Os dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, respectivamente, se evadiram da escola entre 2014 e 2015, de acordo com o Censo escolar. O 9º ano do Ensino Fundamental teve a terceira maior taxa de evasão (7,7%), seguido pela 3ª série do Ensino Médio, com 6,8%. Considerando-se todas as séries do Ensino Médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. Os indicadores de promoção e de repetência, apesar de não serem inéditos, demonstram que a repetência na 1ª série do Ensino Médio atinge 15,3% e que o índice igualmente é alto no 6º ano do Ensino Fundamental, com taxa de 14,4%.

Mudar essa triste realidade requer o esforço de todos e a atuação conjunta dos governos, da sociedade civil e da iniciativa privada, além do imprescindível apoio das famílias e dos educadores. Ao longo de seus quase 70 anos de existência, a Legião da Boa Vontade (LBV) tem promovido uma série de ações permanentes em favor da Educação, com vista ao combate aos índices de analfabetismo, de evasão escolar, de trabalho e exploração infantil e de pobreza no país. Para tanto, a Instituição auxilia os pais que não dispõem de recursos financeiros para a compra dos materiais escolar e pedagógico; empreende atividades que motivam crianças e adolescentes a frequentar a escola e a continuar os estudos; oferece oportunidades de aprendizagem a jovens e adultos; realiza capacitação de educadores; presta assessoramento a unidades de ensino; e propicia a famílias o acesso à informação, orientação e acompanhamento social.

Em suporte a todas essas ações, a LBV realiza, anualmente, a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro!, que, em 2018, entregará mais de 22 mil kits de materiais escolar e pedagógico, nas cinco regiões brasileiras. Ainda neste período do ano, a Instituição doa conjuntos completos de uniforme a milhares de crianças, adolescentes e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade os quais participam das atividades em suas escolas de Educação Básica e em seus Centros Comunitários de Assistência Social, localizados em diversas cidades do país.

A entrega dos kits ocorre sempre em fevereiro e março, e serão beneficiados com as doações alunos das escolas de Educação Básica da Legião da Boa Vontade — incluindo os que cursam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) —, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade que participam dos programas socioassistenciais desenvolvidos nos Centros Comunitários da LBV, bem como estudantes atendidos por organizações parceiras da Entidade.

Para angariar as doações, a LBV conta com a solidariedade do povo brasileiro e a mobilização de colaboradores, voluntários, amigos e parceiros. Os donativos para a campanha podem ser feitos pelo site www.lbv.org ou pelo tel. 0800 055 50 99. Outras informações, basta acessar o perfil da LBV no Facebook, no Instagram e no Youtube, por meio do endereço “LBVBrasil”.

MT Agora - Assessoria

Mais Noticias

Revolta

Vídeos machistas de torcedores na Rússia se espalham pela web e causam revolta

Revolta

Vídeo machista de torcedores brasileiros na Rússia revolta internautas

Evento

FeijOAB 2018 alcança público recorde e supera expectativas

Chris Duran

Cantor Chris Durán estará em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Alta Floresta

03/06/2018 -

Em plena greve, donos de carros elétricos escaparam das filas

Cuiabá já tem eletroposto; Preço elevado ainda é entrave ao crescimento do mercado

17/05/2018 -

Campanha com o slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' gera polêmica em Quaraí

Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Saldanha, defende que as pessoas opinem e se posicionem sobre o tema. Presidente do Conselho Regional de Medicina do RS diz que apoia a iniciativa e reforça importância de discutir planejamento familiar.

10/05/2018 -

Formanda chama atenção ao mandar recado para ex-noivo e amiga

Rebeca Bruno publicou o registro nas redes sociais e teve mais de 24 000 curtidas -- mas acabou apagando após a repercussão

11/04/2018 -

Primeiro hotel de luxo espacial já aceita reservas para 2022

Interessados devem fazer um depósito adiantado de R$ 270 mil.

11/04/2018 -

Airbus vai colocar camas para levar passageiros no compartimento de cargas do A330

Empresa oferecerá serviços às companhias aéreas a partir de 2020, quando espera obter certificação.

09/04/2018 -

Cliente se revolta com atendimento e fica sem roupas em banco em Várzea Grande (MT)

À polícia, ele disse que tirou as roupas em forma de protesto pelo atendimento prestado no estabelecimento. O caso foi tratado como importunação ofensiva ao pudor e ato obsceno.

05/04/2018 -

Morador prega placas de carros que caíram durante chuva para tentar ajudar motoristas em Sinop (MT)

A ideia era ajudar os motoristas a reencontrarem as placas depois da chuva e deixá-las visíveis para serem localizadas.

25/02/2018 -

Esta é a ordem cronológica certa para assistir aos filmes e séries da Marvel

Neste artigo terá todas as instruções para não ficar perdido no meio de tanta ação!

05/02/2018 -

Inspirada em atração europeia, Trilha do Megafone em Nobres (MT) promete ampliar sons da natureza

Turistas podem entrar nos megafones gigantes e ouvir os sons da natureza. Trilha de 1.700 metros tem cavernas e área para camping.

15/01/2018 -

Portadores do cartão Sicredi Visa concorrem a viagens para a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018 em nova campanha

Promoção estará em vigência até abril de 2018 e tem, entre os prêmios, pacotes de viagem para o evento esportivo na Rússia, cortesia Visa.

11/01/2018 -

Banco da Amazônia divulga resultado do Edital de Patrocínios 2018

A Instituição recebeu mais de 880 projetos para o Edital de Patrocínios, para a Chamada Pública da Lei Rouanet e para o Espaço Cultural Banco da Amazônia.

02/01/2018 -

IPVA tem desconto de 5% para pagamentos feitos até dia 10

Entre os dias 11 e 22 de janeiro o tributo poderá ser recolhido com 3% de abatimento

28/12/2017 -

Investidor Milionário Cria a Maior Empresa de Relações com investidores da américa Latina.

O investidor paranaense Israel Lucas Gois (Sócio e Presidente da Equity Brazil Capital) afirma que a Plataforma conectará empresários brasileiros aos maiores Fundos e Investidores do mundo

19/12/2017 -

Sicredi dá dicas para consumidores e comerciantes evitarem prejuízos

Cuidados devem ser redobrados para não cair no golpe de cédulas falsas

08/12/2017 -

Morador de Sorriso chega na final de ''A Fazenda Nova Chance'' e perde para atriz Flávia Viana em São Paulo

A votação popular e a final ocorreram ontem à noite.

Disk Bem

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

Tempo Agora