Variedades

Vendedora registra fenômeno em volta do sol no Nortão

O halo solar (lunar) parece um arco-íris ao redor do sol (ou lua cheia) e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrostratus.

Halo Solar | 22 de Setembro de 2018 as 17h 11min
Fonte: Cleber Romero | Só Notícias

A vendedora de roupas Denize dos Santos, de 29 anos, registrou um círculo colorido em volta do sol, em Novo Mundo, esta manhã. Ela contou, que ficou surpresa com a imagem. “Achei muito estranho. Não é comum esse tipo de círculo e fiquei até com medo”, disse. O mesmo flagrante também foi registrado em Guarantã do Norte.

De acordo com o instituto Climatempo, o fenômeno é conhecido como Halo e pode se formar também ao redor da lua cheia recebendo o nome de halo lunar. Arco-íris, irisação, raio crepuscular são outros exemplos de fenômenos ópticos.

O halo solar (lunar) parece um arco-íris ao redor do sol (ou lua cheia) e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas do tipo cirrostratus. Os pequeninos cristais de gelo que compõem estas nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol (da lua) nas diversas cores do arco-íris.

O círculo colorido se forma por inteiro, rodeando completamente o disco solar, mas outras vezes pode aparecer só em pedaços. Isto depende um pouco da uniformidade da camada de nuvens altas e de como a luz do sol incide na camada de nuvens.

COMENTARIOS

Guia MT

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

TEMPO AGORA

Hoje, Quinta Feira

Lucas do Rio Verde, MT

º

COTAÇÃO