Chacina de Osasco: júri ouve seis testemunhas no primeiro dia
Seis testemunhas foram ouvidas hoje (22) no primeiro dia de julgamento de dois réus acusados de participaç...
Fonte:EBC Geral
22 de Fevereiro de 2021 as 20h 20min

Seis testemunhas foram ouvidas hoje (22) no primeiro dia de julgamento de dois réus acusados de participação nas chacinas de Osasco e Barueri. Estão sendo julgados o ex-policial militar Victor Cristilder dos Santos e o guarda-civil municipal Sérgio Manhanhã, que já foram condenados no primeiro julgamento do caso, mas que recorreram e solicitaram novo júri.
Tanto acusação quanto defesa solicitaram ouvir em depoimento 40 testemunhas do caso. A acusação, feita pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública, encaminhou uma lista de 20 testemunhas ao júri popular, enquanto a defesa requisitou 16. Além disso, tanto acusação quanto defesa pediram a presença de quatro testemunhas comuns. No primeiro dia de julgamento, porém, acusação e defesa abriram mão do depoimento de 16 testemunhas. Portanto, ao todo, serão ouvidas 24 pessoas.
Entre as seis testemunhas ouvidas hoje estão dois delegados, dois sobreviventes da chacina, o filho de uma vítima e um capitão da Polícia Militar. Amanhã (23), a partir das 10h, o júri continua com os depoimentos das demais testemunhas do caso.
O julgamento
Sete jurados vão decidir se os dois réus são culpados da acusação de participar das 17 mortes ocorridas no dia 13 de agosto de 2015 nas chacinas de Osasco e de Barueri.
O julgamento teve início às 11h de hoje, com o sorteio dos jurados, que vão acompanhar todo o processo: os depoimentos das testemunhas e dos réus e a parte de argumentações da defesa e da acusação. Só então, os jurados vão se reunir para decidir sobre a condenação. A previsão é que o julgamento dure cerca de cinco dias.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, o julgamento não terá presença de público. Apesar disso, na manhã de hoje, parentes e amigos das vítimas fizeram uma vigília e levaram faixas com fotos dos mortos nas chacinas à porta do Fórum para clamar por justiça.
A acusação
Segundo o Ministério Público, as 17 mortes teriam sido uma vingança pelo assassinato, dias antes, de um policial militar e de um guarda-civil. De acordo com a acusação, os agentes de segurança se reuniram e decidiram fazer uma chacina para vingar as mortes.
Para a acusação, o policial Cristilder, como é mais conhecido, teria combinado com o guarda municipal o início do horário da chacina por meio de mensagens no celular. Além disso, ele teria dirigido um dos carros usados na chacina e feito disparos com armas de fogo contra as vítimas. Ele foi acusado por oito mortes e também por tentativa de homicídio.
Histórico
Cristilder e Manhanhã foram condenados no primeiro julgamento do caso, mas os advogados recorreram, e três desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram por um novo julgamento, que começou hoje. Os acusados continuam presos.
O primeiro julgamento foi desmembrado em duas partes. Em setembro de 2017, os sete sorteados para o júri popular condenaram Fabrício Emmanuel Eleutério e Thiago Barbosa Henklain, além do guarda-civil Sérgio Manhanhã.
Eleutério foi condenado à pena de 255 anos, 7 meses e 10 dias de prisão e Henklain, a 247 anos, 7 meses e 10 dias. Manhanhã foi condenado a 100 anos e 10 meses.
Os dois policiais foram acusados de atirar nas vítimas e respondiam por todas as mortes e tentativas de assassinato. O guarda-civil, segundo a acusação, atuou para desviar viaturas dos locais onde os crimes ocorreriam e foi denunciado por 11 mortes.
Na segunda parte do julgamento, ocorrida em março de 2018, Cristilder foi acusado por oito mortes e também por tentativa de homicídio. O tribunal do júri condenou o ex-policial a 119 anos, 4 meses e 4 dias em reclusão em regime inicialmente fechado.
Edição: Nádia Franco
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Brasil
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos
Apresentador e humorista estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 28 de julho. Causa da morte não foi divulgada.
05 de Agosto de 2022 as 08h35“Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades”, diz Itamaraty sobre ataques à Ucrânia
Nota diz que país, como membro do Conselho de Segurança da ONU (Organização da Nações Unidas), acompanha as discussões em todas as partes em busca de uma solução pacífica para o conflito
24 de Fevereiro de 2022 as 10h25Cantora Marília Mendonça morre em queda de avião em MG
Aeronave caiu perto de área de cachoeira. Ainda não se sabe causas do acidente. Cantora viajou para fazer show em Caratinga.
05 de Novembro de 2021 as 17h17Eva Wilma morre aos 87 anos em SP
Atriz tratava um câncer de ovário e estava internada no Hospital Albert Einstein.
16 de Maio de 2021 as 10h00Bruno Covas, prefeito de São Paulo, morre aos 41 anos, vítima de câncer
Tucano enfrentava câncer no sistema digestivo e estava internado desde 2 de maio no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando se licenciou do cargo. Ele deixa um filho de 15 anos.
16 de Maio de 2021 as 09h50Paulo Gustavo morre de Covid no Rio, aos 42 anos
Criador da personagem Dona Hermínia, de ‘Minha mãe é uma peça’, o ator e humorista estava internado desde 13 de março.
04 de Maio de 2021 as 21h14Ex-vereadora é detida em operação da Polícia Civil, no Rio de Janeiro
A ex-vereadora Carminha Jerominho foi um dos alvos hoje (25) da Operação Cegueira Deliberada, desencadeada ...
25 de Fevereiro de 2021 as 15h20IBGE atualiza lista de subdivisões municipais do Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (26) a nova lista de subdivisões mun...
25 de Fevereiro de 2021 as 11h50Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 50 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do sorteio da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (24), no Espa...
24 de Fevereiro de 2021 as 21h50Réus julgados por chacina de Osasco serão interrogados amanhã
O julgamento da chacina de Osasco e de Barueri entrou no terceiro dia com o encerramento da fase dos depoimen...
24 de Fevereiro de 2021 as 21h20Confira dez curiosidades sobre a Constituição Republicana de 1891
Capa da Constituição de 1891. Arquivo Nacional Nos 130 anos da Constituição de 1891, a Agência Brasil o...
24 de Fevereiro de 2021 as 12h50Estado laico, voto e federalismo: saiba mais da Constituição de 1891
A ideia era romper com o passado. E transformar tudo em novidade. Aquele país de 14,9 milhões de habitantes...
24 de Fevereiro de 2021 as 12h50PF e CGU combatem irregularidades em fundo de saúde no Tocantins
Desvios de recursos do Fundo de Saúde de Araguaína (TO) são o alvo da Operação Sempiternus e da Controla...
24 de Fevereiro de 2021 as 10h50Meio Ambiente lança editais para estudos de concessão de parques
O Ministério do Meio Ambiente publicou, na segunda-feira (22), editais públicos para iniciar estudos de con...
23 de Fevereiro de 2021 as 22h50Vale retira nível de emergência de barragem em Minas Gerais
A mineradora Vale anunciou nesta terça-feira (23) a retirada do nível de emergência da Barragem Itabiruçu...
23 de Fevereiro de 2021 as 19h50