Alvará Fácil

Prefeitura de Sorriso lança o Alvará Fácil

Ferramenta desenvolvida agilizará o processo de autorização para a execução de obras

Fonte: Fabiola Ost | Ascom
16 de Junho de 2021 as 07h 56min

Fotos: Ney Pinheiro

O prefeito Ari Lafin sancionou nesta manhã (14) a Lei Complementar 330/2021, que institui o Alvará Fácil no Município de Sorriso. Estiveram presentes no ato os secretários municipais de Cidade, Ednilson Oliveira e de Governo, Hilton Poleselo; o presidente do Poder Legislativo, Leandro Damiani e os vereadores Celso Kozak e Rodrigo Machado; equipe técnica da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid); engenheiros civis e arquitetos.

O Alvará Fácil visa desburocratizar o processo de autorização para execução de obras, tendo em vista o grande fluxo de projetos que são protocolados na Semcid diariamente e que requerem análise de profissionais técnicos que não suprem a demanda.

De acordo com o secretário Ednilson, a iniciativa segue os moldes modernos de gestão pública, que buscam dar autonomia ao cidadão e, com isso, agilizar os trâmites municipais. 

“Em 2020 achávamos que a construção civil daria uma paralisada em função da pandemia, porém, ao contrário, tivemos um aumento expressivo nessa área, com a emissão de mais de 2.200 alvarás. Este ano, a procura por alvarás para construção tem mantido o ritmo e hoje não temos material humano suficiente para fazer a análise rápida para a expedição do documento. O Alvará Fácil veio para facilitar a vida dos proprietários e profissionais e, consequentemente fomentar o comércio ligado ao ramo da construção civil”, disse.  

Segundo o secretário, a solicitação do Alvará Fácil deverá ser feita por meio eletrônico, por intermédio do sítio do Sistema da Aprovação Digital. “O processo será via online e, após dar entrada no projeto e pagar as taxas, o solicitante terá em 48 horas o alvará aprovado, permitindo a construção”, destacou. 

O vice-presidente da Associação dos Engenheiros de Sorriso, Fábio Leonardo Corso, acredita que o Alvará Fácil irá ajudar muito no trabalho dos profissionais da área da construção. “Tínhamos urgência de um sistema que facilitasse o processo de obtenção do alvará para construir. Agora, seguiremos o nosso compromisso com a construção dentro das normas, porém com mais agilidade”.  

“Estávamos esperando por isso, uma vez que existem muitos projetos na fila aguardando aprovação. Esperávamos em torno de um mês e meio para uma correção de projeto, muitas vezes simples. Esse novo modelo vem em um bom momento e será o nosso “Uber” de aprovação”, pontuou o arquiteto Ernani Guimarães.

O presidente da Câmara enalteceu a alternativa encontrada pela gestão. “Os profissionais traziam essa demanda para a Câmara, da necessidade de agilizar o processo. Aprovamos esse projeto com a certeza de que estaremos facilitando muito o trabalho dos profissionais da construção civil, com menos interferência do poder público”, frisou Daminai.  

Para o prefeito Ari Lafin, a gestão precisa buscar alternativas que proporcionam celeridade no processo de emissão de alvarás. 

“Sorriso e região se desenvolvem muito rápido e precisamos acompanhar esse crescimento. As demoras na liberação de alvarás acabam por trazer prejuízos aos profissionais e também ao desenvolvimento local. Obra parada esperando aprovação significa menos impostos circulando e menos empregos gerados. A Prefeitura irá facilitar o processo de liberação do alvará e os profissionais terão a responsabilidade de cumprir com as determinações da legislação, sob pena de sanções, pois a secretaria estará atuante na fiscalização”, garantiu.  

Segundo a lei complementar, poderão ser licenciados os projetos de construção de residências unifamiliares e os projetos comerciais abrangidos na Categoria de Uso Compatível com área construída de até 750,00 m², além de outros requisitos, de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo vigente no Município. O prazo de validade do Alvará Fácil será de 24 meses.

De acordo com lei, o Alvará Fácil poderá ser revalidado por prazo igual ao concedido no primeiro alvará, devendo o requerimento ser apresentado até 30 dias antes do seu vencimento, desde que a obra tenha sido iniciada.

A Semcid poderá, a qualquer momento, proceder à análise do projeto apresentado, bem como realizar diligências para fiscalização durante e após a execução da obra.

A legislação determina ainda penalidades, caso não seja cumprida a legislação, como embargo imediato da obra com intimação para que se providencie, no prazo de 30 dias, a regularização do imóvel de acordo com as leis urbanísticas e ambientais vigentes, caso em que se desabilitará imediatamente o autor do projeto e o responsável técnico pela execução da obra do sistema digital de aprovação de Alvará Fácil; o cancelamento do Alvará Fácil, caso não haja a regularização do imóvel no prazo determinado; e a demolição, da parte irregular em até 60 dias a contar da data da intimação. O não cumprimento sujeita a aplicação de multa diária de R$ 1.000, a contar do sexagésimo primeiro dia do não atendimento a intimação.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Cidades

Lucas do Rio Verde

Biblioteca Container sedia cineminha para crianças às quartas e sábados

Primeira sessão será neste sábado (24), no Bairro Jaime Seiti Fujii

23 de Julho de 2021 as 16h30

Lucas do Rio Verde

Desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto no Fujii

Após a aplicação da lama asfáltica, a via deve permanecer, no mínimo, quatro horas interditada para secagem dos produtos

23 de Julho de 2021 as 15h00

Sorriso

Enfermeiros do Município terão formação com o tema “Hepatites virais e tumores hepáticos”

 Já na quarta-feira (28), a equipe do Serviço de Atendimento Especializa

23 de Julho de 2021 as 14h30

Lucas do Rio Verde

UAB/UNEMAT abre processo seletivo para tutor em História

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 17 de agosto

23 de Julho de 2021 as 14h30

Lucas do Rio Verde

Comunidades de Lucas do Rio Verde recebem Patrulha Rural

O trabalho é realizado por meio de parceria e visa dar mais segurança aos luverdenses

23 de Julho de 2021 as 14h15

Lucas do Rio Verde

Conselho Tutelar de Lucas realiza mutirão sobre evasão escolar nesta sexta-feira

Além do Conselho Tutelar, o encontro terá a participação do Ministério Público e gestores da rede de ensino

23 de Julho de 2021 as 13h30

Sorriso

Só neste sábado, Sorriso imunizou ... pessoas

23 de Julho de 2021 as 13h15

Sorriso

Por meio da Semsep, Prefeitura segue com ações para aliar fluidez à segurança no trânsito

De olho no aproveitamento dos equipamentos, a equipe técnica da Secretaria de Obr

23 de Julho de 2021 as 13h00

Sorriso

Coleta de Resíduos Sólidos será no setor 8

Veja também: https://site.sorriso.mt.gov.br/noticia/mutirao-de-limpeza-sera

23 de Julho de 2021 as 12h45

Sorriso

Município recebe primeira ambulância própria equipada com UTI móvel

Marchioro lembrou que uma UTI móvel é um anseio antigo, comum à várias adminis

23 de Julho de 2021 as 12h30

Sorriso

Equipe pedagógica da UniAtenas anuncia vestibular da Faculdade de Medicina para final de 2021

“Fizemos o check list de 75 itens. Estamos pendentes somente de um quesito que j

23 de Julho de 2021 as 12h00

Sorriso

Após reunião do Comitê, Sorriso reduz o toque de recolher

À exceção, estão funcionários, prestadores de serviços e consumidores das at

23 de Julho de 2021 as 11h15

Sorriso

Mini-handebol será reforçado em todo o Brasil

A criação de uma diretoria voltada exclusivamente ao fomento de ações ligadas

23 de Julho de 2021 as 10h00

Sorriso

Mais de 440 pessoas que foram imunizadas no drive de 29 de junho, irão receber a segunda dose amanhã

E para completar o esquema vacinal, não se esqueça de ficar dentro do veícul

23 de Julho de 2021 as 09h30

Sorriso

A partir da próxima semana, lactantes com filhos de até dois anos poderão agendar a imunização

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, explica que a me

23 de Julho de 2021 as 08h30

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO