Saúde

Prefeitura do Rio libera uso de máscaras em lugares abertos

Prefeito pede consciência coletiva em relação à aglomerações

Fonte:EBC
26 de Outubro de 2021 as 20h 30min

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta noite (26) a liberação do uso de máscaras em lugares abertos. A medida, que constará em decreto na edição de amanhã (27) do Diário Oficial do Município, foi recomendada pelo comitê de especialistas instaurado pela prefeitura para assessorá-la no combate à pandemia de covid-19.

"Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada", justificou Paes. Segundo o prefeito, o quadro epidemiológico é minuciosamente monitorado pelo município e, em caso de piora, a decisão pode ser revista. "Quem quer continuar usando máscara, não tem proibição nenhuma", acrescentou. Ele disse ainda esperar que as pessoas tenham consciência coletiva em relação às aglomerações em locais abertos.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou que a flexibilização das medidas no Rio de Janeiro estão sendo adotadas sob cautela, por etapas. "Liberamos aos poucos escolas, cinema, os estádios. Viemos pavimentando esse caminho". Ele também alertou que pessoas com qualquer sintoma respiratório deverão continuar usando a máscara em lugares abertos.

O decreto que será publicado amanhã no Diário Oficial do Município traz ainda a liberação do funcionamento das boates. "Nesses locais, só com 50% da capacidade ainda e pessoas vacinadas. Será necessário apresentar o passaporte sanitário. Os outros locais, 100% de ocupação. A grande maioria já estava liberada, mantendo a máscara em locais fechados", diz Soranz.

Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) adotada no ano passado, municípios, estados e União têm competência complementar para estabelecer medidas de combate à covid-19. No entanto, nem sempre essa atuação conjunta tem sido harmoniosa. Há diversos casos em que medidas conflitivas só foram solucionadas pelos tribunais.

A decisão de liberar o uso de máscara em locais abertos foi anunciada por Paes no mesmo dia em que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou um projeto de lei com o mesmo objetivo para todo o estado. A votação ocorreu nesta tarde. Até então, vigora em todo o estado a obrigatoriedade do uso da máscara. Mas caso o governador Cláudio Castro sancione o projeto aprovado pelos deputados, não haverá conflito entre as decisões do município e do estado.

Percentual

O projeto de lei que foi votado na Alerj gerou críticas de parte dos parlamentares. Uma emenda foi apresentada pelo PSOL para determinar que a liberação do uso de máscara só ocorresse com 80% da cobertura vacinal. A deputada Renata Souza (PSOL) explicou que a proposta se baseia em recomendações de cientistas, citando nominalmente a pneumologista Margareth Dalcomo, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Flávio Serafini (PSOL) mencionou a existência de artigos internacionais na mesma direção e argumentou ainda que muitas autoridades têm agido na contramão do discurso científico, citando o exemplo do prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis. Há três semanas, ele liberou a população da cidade do uso de máscara quando o município tinha 47,9% de vacinados com as duas doses, o que levou o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) à mover uma ação judicial que reverteu a medida. A emenda do PSOL, no entanto, foi derrotada por 48 votos a 13.

"Aqui não tem negacionista", disse Eduardo Paes ao anunciar sua decisão. Ele comentou que inicialmente sua intenção era liberar máscara com 75% de cobertura vacinal, mas que o comitê de especialistas definiu a marca de 65% com base em evidências científicas. 

Segundo o prefeito, não há condições para ouvir todos os especialistas que querem opinar. "Tenho aqui o meu secretário de saúde, Daniel Soranz, servidor da Fiocruz e doutor em epidemiologia. Ele montou um comitê científico que tem dois ex-ministros da saúde, um ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa], representantes da Uerj [Universidade do Estado do Rio de Janeiro], da UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] e da Fiocruz. São representantes indicados por essas instituições. E esse comitê que vem nos orientando desde o início".

Paes também avaliou que há divergências na comunidade científica e chegou a manifestar seu incômodo. "Quando fica essa coisa de que 30 pessoas de uma instituição falam ao mesmo tempo, é complicado. Um da Fiocruz diz que pode, outro da Fiocruz diz que não pode, isso colabora para a tese negacionista. Podia ter um pouco mais de coordenação entre os especialistas. Mas os meus especialistas são os que a gente apontou e eu tenho muita confiança".

O secretário Daniel Soranz ponderou que a equipe que trabalha junto à prefeitura tem acesso a dados privilegiados que outras pessoas e especialistas nem sempre têm, o que permite tomar decisões com segurança. "Estamos na nona semana com redução do número de casos, temos somente 2% dos leitos de covid-19 ocupados e a taxa de replicação da doença é a menor desde o início da pandemia. Nenhum país do mundo com a nossa cobertura vacinal mantém uso de máscara em locais abertos", avaliou.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Ciência e Saúde

Saúde

Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes

Total de pessoas recuperadas da doença chega a 21,3 milhões

04 de Dezembro de 2021 as 19h15

Saúde

Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil

Objetivo é levar profissionais a atuar em áreas remotas e indígenas

04 de Dezembro de 2021 as 16h45

Saúde

Brasileiros devem redobrar cuidados no verão contra câncer de pele

Alerta é feito durante a campanha Dezembro Laranja

04 de Dezembro de 2021 as 14h15

Saúde

Covid-19: Brasil registra 22 milhões de casos e 615,4 mil óbitos

Em 24 horas, foram registrados 10.627 novos casos e 221 mortes

03 de Dezembro de 2021 as 19h00

Saúde

Governo publica edital para construção do Hospital Regional de Juína

Licitação ocorrerá na modalidade concorrência, ou seja, ganha aquela que apresentar o menor preço

03 de Dezembro de 2021 as 17h15

Saúde

Covid-19: Anvisa inclui eventos adversos graves em bula de medicamento

Problemas foram detectados no tratamento de pacientes com artrite

03 de Dezembro de 2021 as 16h15

Saúde

Rio libera comprovante de vacinação em shoppings e táxis

Decreto municipal foi publicado hoje

03 de Dezembro de 2021 as 08h15

Saúde

Covid-19: Brasil registra 215 óbitos e 12,9 mil novos casos

Governo já distribuiu mais de 372 milhões de doses de vacinas

02 de Dezembro de 2021 as 20h15

Saúde

Covid-19: 90% dos adultos brasileiros já tomaram a 1ª dose da vacina

Ao todo, 159,3 milhões iniciaram o ciclo vacinal contra a doença

02 de Dezembro de 2021 as 11h30

Saúde

Capital paulista cancela a festa de réveillon

Anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes

02 de Dezembro de 2021 as 11h30

Saúde

São Paulo registra queda em casos de HIV pelo quarto ano seguido

Em 2020, novas notificações diminuiram 16,4% em relação a 2019

02 de Dezembro de 2021 as 10h30

Saúde

Brasil tem 11,4 mil novos casos de covid-19 e 283 mortes em 24 horas

Total de pessoas infectadas pela doença sobe para 22,10 milhões

02 de Dezembro de 2021 as 08h30

Saúde

Anvisa defende transparência e cooperação entre autoridades reguladora

Diretor-presidente disse que notícias falsas matam tanto quanto vírus

01 de Dezembro de 2021 as 18h45

Saúde

Anvisa aprova mais um produto medicinal à base de Cannabis

Produto é fabricado na Colômbia

01 de Dezembro de 2021 as 17h45

Saúde

Ômicron: Anvisa pede dados sobre vacinas já autorizadas no país

Agência alerta que momento é de cautela para a população

01 de Dezembro de 2021 as 17h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO