Rio registra alta de 313% em internações e 172% em óbitos por covid-19
Governo trabalha para ampliar centros de testagem no estado
Fonte:EBC
21 de Janeiro de 2022 as 21h 30min
O Mapa de Risco da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (21) mostra que o estado do Rio de Janeiro voltou a ser classificado como bandeira laranja, o que indica risco moderado para covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, cinco das nove regiões de saúde do estado (Médio Paraíba, Centro Sul, Serrana, Norte e Noroeste) permanecem com risco baixo, a bandeira amarela. Já as regiões da Baía da Ilha Grande, Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litorânea estão em bandeira laranja, com risco moderado para covid-19.
Os óbitos tiveram aumento de 172%, passando de 18, na semana epidemiológica 52, para 48, na semana epidemiológica 2. Já as internações passaram de 89, na semana epidemiológica 52, para 368, na semana epidemiológica 02, o que representa um aumento de 313%.
Os indicadores apontaram que, no período de 11 a 18 de janeiro, a taxa de positividade para Sars-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 55%. Nesta quinta-feira (20), a taxa de ocupação de leitos dedicados para casos de covid-19 é de 49% para unidades de tratamento intensivo (UTI), e 42% para enfermaria.
O boletim indica que o aumento repentino na quantidade de resultados positivos dos testes para detecção de covid-19 foi identificado a partir de meados da 52ª semana epidemiológica (de 26 de dezembro a 01 de janeiro), quando o índice passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro.
“Ainda estamos observando um aumento na curva de casos de covid-19 por causa da circulação da variante Ômicron no estado. Essa é uma variante com alta taxa de transmissibilidade no mundo todo. Diante deste cenário, acionamos o nosso plano de contingência e já convertemos 54 leitos de enfermaria e 35 de UTI para pacientes com covid-19. Na próxima semana, serão mais 20”, informou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, que informou também que o governo trabalha para ampliar centros de testagem.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
Testagem
A secretaria esclarece que, neste sábado (22) e domingo (23) vão funcionar os postos de testagem para a covid-19 instalados nas Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande II e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na Zona Norte, além do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu. Os polos localizados no Iaserj e Centro de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, e nos PAMs de Cavalcanti e Coelho Neto e Policlínica Piquet Carneiro ficarão fechados, retornando o atendimento na segunda-feira (24).
O atendimento nesses locais é realizado exclusivamente por agendamento online. Caso a pessoa não possa comparecer, o sistema oferece a opção de desmarcar o teste, reduzindo, dessa forma, o número de faltas.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Ciência e Saúde
Enxaqueca requer tratamento médico, alerta neurologista
"Não é uma doencinha qualquer", diz especialista Leandro Calia
23 de Maio de 2022 as 05h45Brasil tem 12,6 mil novas infecções por covid-19 em 24h
De ontem para hoje, 99 pessoas perderam a vida
22 de Maio de 2022 as 18h00Esporte melhora saúde e autoestima de transplantados
Iniciativas também ajudam a incentivar a doação de órgãos
22 de Maio de 2022 as 10h30Covid-19: chega ao fim estado de emergência em saúde pública no Brasil
Segundo o governo, nenhuma política pública de saúde será interrompida
22 de Maio de 2022 as 10h15Insônia em crianças pode ser tratada com higiene do sono, diz médico
Rotina e hábitos antes de dormir ajudam a evitar a insônia em pequenos
22 de Maio de 2022 as 09h15Pessoas com asma devem redobrar cuidados no outono e no inverno
Brasil registra mais de 20 milhões de pessoas com asma
21 de Maio de 2022 as 11h30Ministério da Saúde abre consulta sobre diagnóstico do câncer de pele
Contribuições devem ser enviadas para a Conitec até 8 de junho
20 de Maio de 2022 as 08h30Covid-19: em 24 horas, Brasil teve 10,4 mil casos e 114 mortes
Pacientes recuperados da doença são 29,7 milhões
19 de Maio de 2022 as 20h00No Rio, caminhada no Leme dá largada a projeto de incentivo à saúde
Unidades básicas terão profissionais para orientar usuários do SUS
19 de Maio de 2022 as 17h15Ministério inclui covid-19 em lista de notificação compulsória
Medida é obrigatória para médicos e profissionais de saúde
19 de Maio de 2022 as 17h15Prazo de inscrição para a 2ª etapa do Revalida 2022 acaba hoje
Pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 20
19 de Maio de 2022 as 17h15Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo
Trata-se da variante XG da cepa Ômicron
19 de Maio de 2022 as 17h15Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil
Ministério da Saúde lançou campanha para ampliar estoques públicos
19 de Maio de 2022 as 17h15Covid-19: Brasil tem 26,3 mil novos casos e 229 mortes em 24 horas
Mais de 428,9 milhões de doses de vacinas foram aplicadas no país
19 de Maio de 2022 as 17h15São Paulo já soma mais casos de dengue do que em todo ano passado
Número de mortes em 2022 também já supera o registrado em 2021
19 de Maio de 2022 as 17h15