Estado

Detran-MT reforça importância de atitudes conscientes para um trânsito mais seguro

Mesmo com a redução no número de acidentes em 2021, ainda são constantes os flagrantes de motoristas sem habilitação, conduzindo veículos sob influência de álcool e cometendo diversas imprudências no trânsito

Fonte:Secom Mato Grosso
25 de Setembro de 2021 as 11h 15min

- Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

Neste sábado (25.09) é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Em alusão a data, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça a importância de atitudes conscientes por parte dos motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) apontam que houve redução de 23% nas mortes no trânsito no Estado de janeiro a julho de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Também teve redução no crime de lesão corporal culposa de trânsito, queda de 21% em Mato Grosso comparando os primeiros sete meses de 2021 com mesmo período 2020.

Entretanto, mesmo com a redução no número de acidentes em 2021, ainda são constantes os flagrantes de motoristas inabilitados ou conduzindo veículos sob influência de álcool. Em todas as operações de fiscalização de trânsito realizadas pelas forças de Segurança Pública em Mato Grosso, há pelo menos uma prisão em flagrante por conduzir veículo sob efeito de álcool ou autuação por dirigir sem ser habilitado.

Somente de janeiro a agosto de 2021 foram 1.555 pessoas autuadas por conduzir veículo sem ser habilitado, infração gravíssima com penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.  

Ainda no período de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 772 flagrantes de motoristas conduzindo veículos sob influência de álcool. Essa também é uma infração gravíssima, com penalidade de multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.  

“São duas condutas graves e criminosas que colocam em risco a vida do motorista e de outras pessoas no trânsito”, observou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Kelli Lopes Felix.  

Frequentemente o Detran-MT e as demais forças de Segurança Pública do Estado estão nas ruas para garantir o cumprimento da norma visando reduzir os índices de irregularidades administrativas, civis e até criminais, que colocam em risco a vida das pessoas.

“O objetivo das operações é sempre conscientizar, estimular boas práticas e a mudança de comportamento no trânsito para salvar vidas”, falou Kelli.

Prevenção

Algumas atitudes simples podem evitar acidentes e até mortes no trânsito como: não usar o celular enquanto dirige, trafegar sempre na velocidade permitida para a via, usar o cinto de segurança e dispositivos de sinalização dos veículos, como setas e faróis, além de manter sempre o veículo em boas condições de trafegabilidade.

“Imprudências como o uso de álcool associado a direção, uso do celular, ultrapassagem indevida e excesso de velocidade são fatores que causam muitos acidentes com lesões graves e até mesmo mortes. Cerca de 90% dos acidentes poderiam ser evitados, pois são decorrentes de falha humana”, observou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

A gerente destaca ainda que os acidentes também são um problema de saúde pública, pois sobrecarregam o Sistema Único de Saúde (SUS) e a urgência e emergência dos hospitais e SAMU.

“Muitas vezes uma ambulância é acionada para atender um acidente que poderia ter sido evitado e pode fazer falta a um atendimento de emergência de saúde, por exemplo. Grande parte dos leitos hospitalares também são ocupados por vítimas de acidentes, que também têm grande impacto financeiro, tanto para o sistema de saúde quanto para as vítimas e seus familiares. Muitas vezes temos ainda danos irreversíveis com a perda de vidas, desestruturação familiar e danos emocionais e psicológicos”, reforçou Rosane.

“É importante sempre termos empatia, atenção e responsabilidade, pois um trânsito seguro é um direito e também dever de todos”, completou.

Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado todo ano em 25 de setembro. A data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, com objetivo de sensibilizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

Em Mato Grosso, diversas ações educativas e de fiscalização de trânsito foram realizadas ao longo da semana pelo Detran-MT, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), Guarda Municipal de Várzea Grande, Sest Senat e concessionária Rota do Oeste. 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Escultura Meteoro, em frente ao Itamaraty, passará por restauração

Peça faz parte do cartão-postal da Esplanada dos Ministérios

20 de Outubro de 2021 as 19h30

Estado

Ensino e tecnologia: proposta do Novo Ensino Médio é apresentada a estudantes da rede estadual

Grupo Ciência e Show fez uma participação especial em evento, com atividades criativas que estimulam aprendizado de química e física

20 de Outubro de 2021 as 18h15

Estado

Quarta-feira (20): Mato Grosso registra 544.229 casos e 13.901 óbitos por Covid-19

Há 76 internações em UTIs públicas e 38 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 27% para UTIs e 7% em enfermarias

20 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Secretária de Assistência Social participa do Seminário Políticas Públicas para e com as Mulheres

Na ocasião, Rosamaria Carvalho representava a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

20 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Circuito Empreendedor atende mais de 200 pequenos empresários em Jaciara

O evento levou até os empreendedores da região Sul do Estado oficinas, palestras e orientações técnicas

20 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Plano de saúde do servidor público não terá reajuste

Estado decidiu não aplicar reajuste previsto em mais de 10% no plano de saúde, relativo aos anos de 2020 e 2021

20 de Outubro de 2021 as 17h00

Estado

Governo de Mato Grosso assina acordo de colaboração com universidade da China

SUSE tem cerca de 42 mil estudantes, sendo 600 estrangeiros, 76 cursos em 9 áreas e investimentos em pesquisa de R$ 130 milhões no último ano

20 de Outubro de 2021 as 16h00

Estado

Sistema Sigadoc é implantado na Casa Civil e Secretaria de Comunicação a partir desta quarta-feira (20)

O sistema é um projeto do governador Mauro Mendes, que tem como meta oferecer um serviço público de melhor qualidade à sociedade

20 de Outubro de 2021 as 15h30

Estado

Batalhão Ambiental da PM completa 38 anos de proteção à fauna e flora mato-grossense

Este ano, as equipes do BPMPA fecharam 14 garimpos ilegais e registraram 1.891 boletins de ocorrências; 1 mil animais foram resgatados, sendo que 292 deles foram devolvidos à natureza

20 de Outubro de 2021 as 15h00

Estado

Técnicos da Empaer participam de treinamento para auxiliar produtores de piscicultura

Foram três dias de treinamento divididos entre teoria com noções de manejo e comercialização e na prática com exemplos de tipos de produtores

20 de Outubro de 2021 as 15h00

Estado

Sema-MT intensifica aporte de água com caminhões-pipa para atender animais do Pantanal

O Estado oferta água por meio da Defesa Civil e em caminhões da Sema-MT; a média é de três caminhões-pipa ao dia para aporte de água

20 de Outubro de 2021 as 14h45

Estado

Escola de Governo abre inscrições para capacitação em Planejamento Orçamentário

A qualificação será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e de modo presencial. Período de inscrição para aulas online segue até o dia 29

20 de Outubro de 2021 as 14h30

Estado

Procon Estadual suspende expediente nesta sexta-feira (22)

Medida tem o objetivo de preservar a saúde e a segurança de servidores e consumidores, devido à pandemia de Covid-19

20 de Outubro de 2021 as 14h30

Estado

Correios ficará com o "osso" caso não seja privatizado, diz ministro

Faria diz que restará à empresa a entrega de cartas

20 de Outubro de 2021 as 13h15

Estado

PF prende ex-deputado do Amapá em operação contra o tráfico de drogas

O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), questionou nesta quarta-feira (20) o indiciamento de Jair Bolsonaro proposto pelo rel...

20 de Outubro de 2021 as 13h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO