Estado

Escola Penitenciária promove capacitação para servidores que atuam com cães farejadores

Evento que teve início nesta quinta-feira (23.09), pretende otimizar desempenho de condutores e da ferramenta auxiliar do trabalho policial, que são os cães farejadores

Fonte:Secom Mato Grosso
23 de Setembro de 2021 as 13h 45min

- Foto por: Ascom/PMMT

Durante dois dias, a Coordenadoria de Ensino e Aperfeiçoamento dos Servidores do Sistema Penitenciário, também conhecida como a Escola Penitenciária, realiza o I Seminário de Faro e Detecção de Alto Rendimento, direcionado para servidores das forças de segurança que atuam com cães farejadores.

A abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (23.09) e contou com a presença do secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Jonildo José de Assis, do subchefe de Estado Maior, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva e de servidores das forças de segurança.

Na ocasião, o secretário adjunto Jean Gonçalves agradeceu à PMMT por gentilmente ter cedido o espaço para a realização do evento, que é realizado no Comando Geral e reforçou o compromisso de integração entre instituições.

“Eu costumo sempre deixar claro que o Sistema Penitenciário é um parceiro que tem como lema esse espírito de integração entre as forças de segurança. A Polícia Penal foi criada por meio de lei para que tivesse o poder de polícia, assim como as demais instituições e pudesse trabalhar lado a lado com as outras forças, como já tem sido feito”, pontuou o secretário adjunto.

Em seu discurso de boas-vindas, o comandante-geral da PMMT elogiou a iniciativa da realização do evento, que resultará não só no estreitamento de laços entre as forças, mas também no enfrentamento ao crime organizado.

“Para nós é uma grande honra recebe-los em nossa casa, sendo muitos dos companheiros aqui não só policiais militares, mas policiais penais, civis, rodoviários federais, bombeiros. A proposta é que possamos avançar nesta modalidade de policiamento com a utilização dos cães farejadores e consequentemente avançarmos juntos no combate ao crime organizado”, disse coronel Jonildo José de Assis.

Compartilhamento de experiências

Palestrante do evento e policial penal, José Ricardo Segatto compartilhará sua experiência exitosa à frente do canil da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), localizada em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). Atualmente o canil conta com nove policiais penais aptos a lidar com seis cães das raças pastor belga mallinois e beagle.

Apesar de não ser tão comum a utilização de cães de pequeno porte em canis das forças de segurança de Mato Grosso, Segatto quer justamente compartilhar a experiência que está sendo empregada no Sistema Penitenciário, principalmente pelo custo menor em relação aos cães de maior porte e facilidade de locomoção.

“O poder olfativo destes animais é o mesmo de um cão grande, só que ele não constrange o público e tem um custo menor de manutenção, de ração, caixa de transporte e de cuidados. Há uma facilidade de mobilidade e um perfil mais fácil de trabalhar, precisando empregar menor força física no trato com eles”, explicou.

Com a palestra, Segatto pretende otimizar o desempenho do condutor e da ferramenta auxiliar do trabalho policial, que é o cão. Isso porque o sucesso da atuação dos cães farejadores se dá por algumas variáveis, tais como: o treinamento do cão, o conhecimento do condutor, o ambiente controlado, tendo o mínimo de distrações possíveis, entre outros fatores.

“Já encontramos cocaína dentro de cápsulas de complexo vitamínico na Mata Grande. Humanamente é impossível identificar algo assim, mas o cão encontra com facilidade. Isso fez com que barrássemos a entrada de vitaminas na unidade. O trabalho destes animais é de suma importância", completou o policial penal.

O Sistema Penitenciário possui 11 cães em atuação em canis localizados não só na Mata Grande, mas também nas unidades de Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Tangará da Serra e o do Serviço de Operações Especializadas (SOE). Inclusive o canil do SOE não atua apenas em unidades penais, mas também em operações integradas realizadas em todo o estado.

Participaram da abertura do evento cerca de 35 profissionais das polícias Penal, Militar (PMMT), Civil (PJC), Penitenciária Federal (PRF), além do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

O seminário acontece ao longo do dia e nesta sexta-feira (24.09), onde será realizada a parte prática da capacitação. Este segundo momento acontecerá na sede do Ibama, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Sancionada a lei que altera tolerância no excesso de peso de caminhões

Limite de tolerância passa de 10% para 12,5%

22 de Outubro de 2021 as 10h00

Estado

Mato Grosso recebe 107.628 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (22)

Estado já recebeu 5.479.161 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa

22 de Outubro de 2021 as 09h30

Estado

Polícia Federal deflagra ação contra fraude na Caixa e no INSS

Operação Stellio cumpre mandados de prisão em Niterói

22 de Outubro de 2021 as 09h15

Estado

Cepesca discute pesca esportiva no Parque Nacional do Juruena

Atividade do Projeto de Turismo de Base Comunitária tem o intuito de proteger e conservar os recursos naturais

22 de Outubro de 2021 as 09h15

Estado

Operação cumpre mandados de prisão contra vereador e policiais no Rio

Eles são acusados de agiotagem e extorsão

22 de Outubro de 2021 as 07h00

Estado

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 26,5 milhões

Próximo sorteio será no sábado

21 de Outubro de 2021 as 22h30

Estado

Projeto itinerante percorre municípios do Estado para divulgar ações do Turismo

Chapada dos Guimarães e Jaciara estão entre os municípios visitados durante a semana

21 de Outubro de 2021 as 18h00

Estado

Gás GLP para uso industrial e comercial vendido em Mato Grosso terá a menor alíquota de ICMS do País

Projeto de Lei idealizado pelo Estado equipara o valor do tributo ao percentual praticado pelos estados da Bahia, Goiás, Amapá, Rondônia, Sergipe, Tocantins, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal

21 de Outubro de 2021 as 18h00

Estado

Técnicos da Empaer aproveitam visita técnica para aperfeiçoar conhecimento

O procedimento de curva de nível evita danos ambientais e assoreamento nas nascentes e lagos

21 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Ager promove audiência pública para ouvir sugestões e propostas da população de Rondonópolis

A audiência será será realizada, a partir das 9h, de forma presencial na Câmara Municipal e online pelo canal da Ager no Youtube

21 de Outubro de 2021 as 17h15

Estado

Quinta-feira (21): Mato Grosso registra 544.570 casos e 13.904 óbitos por Covid-19

Há 76 internações em UTIs públicas e 37 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 27% para UTIs e 6% em enfermarias

21 de Outubro de 2021 as 17h15

Estado

Reunião do Ciman apresenta plano estratégico para novo ciclo da Operação Abafa 2021

Fiscalização garante a proteção dos biomas mato-grossenses que apresentam redução nos focos de calor: Pantanal 83,92%, Cerrado 46,80% e Amazônia 35,14%

21 de Outubro de 2021 as 15h30

Estado

Governo lança programa Carbono Neutro MT nesta segunda-feira (25)

O Estado irá colaborar com as metas globais de redução do efeito estufa, aderindo à Coalizão Under2 e à campanha "Race to Zero

21 de Outubro de 2021 as 15h15

Estado

Uso e manejo de solos frágeis é tema de capacitação para área técnica da Empaer

A qualificação será na modalidade online e irá oportunizar agregar conhecimento para garantir a produtividade e a conservação ambiental

21 de Outubro de 2021 as 15h15

Estado

Corpo Musical da PM celebra aniversário com live e apresentação no Sesc

Com o repertório eclético, os policiais militares do Corpo Musical dividiram o palco com artistas regionais e nacionais

21 de Outubro de 2021 as 15h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO