Estudantes quilombolas terão ingresso direto na UFMT por meio de seleção específica
Parceria entre Seduc e UFMT foi retomada em maio e terá duração de 10 anos
Fonte:Secom Mato Grosso
23 de Maio de 2022 as 15h 45min
Remanescentes de comunidades quilombolas de Mato Grosso participarão de Processo Seletivo Específico na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), com oferta de 145 vagas nos campi de Cuiabá, Araguaia, Várzea Grande e Sinop. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) será parceira no processo, divulgando as vagas para os estudantes e estimulando-os para esta possibilidade de ingresso no ensino superior.
As inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira (24.05), com encerramento previsto para 12 de junho. O edital, que faz parte do Programa de Inclusão Quilombola (Proinq) para estudantes que concluíram o ensino médio, ou que estejam concluindo até o dia da inscrição, foi publicado pela UFMT na última quarta-feira (18.05).
Na última sexta-feira (20.05), em reunião na reitoria da UFMT, a superintendente de Diversidades Educacionais da Seduc, Lúcia Aparecida dos Santos, recebeu do reitor Evandro Soares o edital do processo seletivo, a resolução que aprova esta política por 10 anos e a minuta de cooperação técnica entre as duas instituições.
O reitor da UFMT Evandro Soares explicou a importância da participação da Secretaria para a efetiva inclusão destes estudantes na instituição. “A Seduc se colocou à disposição para nos ajudar, tanto na questão da prospecção, divulgando as vagas para os estudantes, como estimulando-os para esta possibilidade de ingresso na UFMT. Estamos muito felizes com esta contrapartida da Seduc”.
Os estudantes aptos a participar do programa devem ser remanescentes de comunidades quilombolas, grupos étnico-raciais, seguindo critérios definidos no Decreto 4.887/ 2003, de auto distribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida.
Lúcia Aparecida dos Santos falou sobre a importância de participar do programa. “Acreditamos nesta política e nos sentimos honrados em estarmos no processo. São egressos da nossa educação básica, que precisam de mais visibilidade e, quando levamos a possibilidade da universidade aos quilombolas, estamos transformando vidas. Para nós, é muito importante, porque somos defensores também deste público, que é mais vulnerável e que somente precisa de uma oportunidade”, defende a superintendente.
A seleção dos candidatos aprovados vai obedecer à critérios de classificação, que contabilizarão as notas do candidato no ensino médio, seja através do histórico escolar, da análise de pontuação máxima, comparando os últimos 5 anos do Enem ou outras provas que o candidato tiver realizado.
O programa da UFMT está sendo retomado, pois, foi pioneiro no Brasil antes mesmo da Lei de Cotas. Agora a instituição se manifestou, através de seus Conselhos, pela sua retomada, diante da necessidade desta busca e da reparação social no Estado de Mato Grosso.
O pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEG) da UFMT, Adelmo Carvalho da Silva, também participou do encontro, que contou ainda com a presença das representantes da Seduc, Maria Lecy, coordenadora de Educação no Campo e Quilombola, Luana Soares de Souza, técnica Pedagógica da área e a gestora de Projetos, Giovanna Anjul.
Para mais informações sobre o edital, acesse o LINK.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Delegação de atletas estudantes é recebida no Palácio do Planalto
Evento foi homenagem a grupo que defendeu país na Gynminasíade
06 de Julho de 2022 as 18h45Parceria entre EBC e Canal Rural incrementa produção do Agro Nacional
Nova temporada do programa começa neste domingo (10)
06 de Julho de 2022 as 17h45Exposição em homenagem à Frida Kahlo está aberta ao público na Galeria Lava Pés
A visitação é gratuita, e a mostra fica no espaço cultural até 29 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h
06 de Julho de 2022 as 15h15Jovem é presa transportando 20 tabletes de maconha em ônibus intermunicipal
A suspeita embarcou em um ônibus em Cuiabá e iria até Água Boa, mas foi detida em Primavera do Leste
06 de Julho de 2022 as 14h15Novos conselheiros de Cultura tomam posse nesta sexta-feira (08.07)
O evento será no Cine Teatro Cuiabá, com participação do novo colegiado
06 de Julho de 2022 as 12h15Detran orienta para a importância da comunicação de venda e transferência de propriedade do veículo
Além de ser um procedimento obrigatório, previsto no Código de Trânsito Brasileiro, a comunicação de venda resguarda o vendedor do recebimento de pontuações de eventuais infrações cometidas pelo comprador
06 de Julho de 2022 as 11h15Grupo de tráfico internacional de drogas é alvo de operações da PF
Policiais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão
06 de Julho de 2022 as 10h45Suspeito de provocar aborto de mulher e jogar feto em lixeira é preso em flagrante pela Polícia Civil
A paciente deu entrada no hospital da cidade, com grave hemorragia, e foi constatado que ela sofreu um aborto provocado
06 de Julho de 2022 as 09h45Escola de Governo realiza curso sobre formação e reforma do estado brasileiro
A qualificação abordará a origem, formação e transformação do estado brasileiro até a sua configuração atual como estado de gestão submetido à globalização
06 de Julho de 2022 as 09h30Operação cumpre 30 mandados judiciais contra grupo criminoso formado para fraudar o fisco estadual
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis e Pedra Preta, no sul do estado e em Goiânia (GO).
06 de Julho de 2022 as 07h45Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
06 de Julho de 2022 as 07h00Risco de acidente é maior em rodovia pública, diz estudo
Levantamento foi feito pela Fundação Dom Cabral
05 de Julho de 2022 as 19h00Observatório em Minas Gerais capta meteoro brilhante
Evento luminoso foi registrado na cidade mineira de Brazópolis
05 de Julho de 2022 as 18h45Motoristas do RJ podem solicitar a renovação da CNH pela internet
Presença só será necessária para fazer a foto e registrar a biometria
05 de Julho de 2022 as 18h15EBC ganha prêmio dedicado à imprensa do agronegócio
Votação online definiu a relação dos três primeiros colocados
05 de Julho de 2022 as 16h15