Estado

Exposição virtual homenageia mulheres ciganas em Mato Grosso

Projeto aprovado em edital da Secel apresenta o universo cigano do tronco étnico calon por meio de fotos, vídeos e textos sobre as Calins

Fonte:Secom Mato Grosso
27 de Outubro de 2021 as 16h 30min

- Foto por: Karen Ferreira

Primeira no país a apresentar o universo das mulheres ciganas do tronco étnico calon, a Exposição Multimídia Calin está disponível para acesso na internet pelo link https://galeriacalin.com. A mostra online integra o projeto "Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, que foi aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 

Realizado pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), o projeto homenageia a raizeira e benzedeira cigana, Maria Divina Cabral, a Diva, como Mestra da cultura mato-grossense. Na exposição multimídia são também mostradas a diversidade, a beleza e a resistência das mulheres ciganas que vivem em Mato Grosso, nas comunidades romanis de três municípios: Rondonópolis, Cuiabá e Tangará da Serra.

“O material exposto é resultado de um encontro sutil e delicado entre nossa equipe e o modo como nos vemos e nos mostramos e, principalmente, queremos ser vistas. Assim, brindamos o público com novas autorrepresentações do universo romani, especialmente, do tronco étnico Calon. Esperamos que a plataforma se transforme numa referência nacional, quiçá internacional”, comemora a presidente da AEEC-MT e coordenadora do projeto, Fernanda Alves Caiado.

Assim, como o projeto do qual faz parte, a exposição leva o título ‘Calin’, que é o modo como as mulheres do tronco étnico Calon se autodenominam. De acordo com o diretor de arte e curador da exposição, Rodrigo Zaiden, o nome também é uma forma de registrar, promover e valorizar os saberes ancestrais das mulheres ciganas mato-grossenses.

“A escolha por este nome sintetiza a desconstrução da palavra cigana, na busca por uma produção em artes visuais dialógica, que de fato represente as Calins a partir de suas percepções e modos de ver e viver a vida, enquanto ciganas, trabalhadoras, ativistas, estudantes. Esse é um trabalho muito importante para a quebra de preconceitos e estereótipos que historicamente estiveram associados às ciganas, mas que são equivocados e racistas” conclui o diretor de arte.

A exposição virtual

Com registro de mulheres de diferentes idades, a exposição virtual propõe novas possibilidades do que é ser calin, cigana, mulher, mato-grossense e brasileira. Em fotos, vídeos e textos, ‘Calin’ vislumbra a criação de novas narrativas para que mais e mais mulheres ciganas se inspirem e possam criar os próprios caminhos. 

Audelena Cabral coordena o grupo de danças Tradição Cigana em Rondonópolis

O trabalho  une as famílias de Maria Divina Cabral, a Mestra Diva, e suas parentas Nerana (Tangará da Serra), Irandi (Cuiabá), Terezinha (Cuiabá) e Nilva (Rondonópolis). Para os realizadores do projeto, são mulheres também consideradas como mestras da cultura cigana, pois promovem e preservam seus saberes, filosofias e identidades.

A bandeira cigana abre a plataforma virtual da exposição que conta com três salas principais:  Diquela Calin (Veja Cigana), Lage no Mui (Vergonha na Cara) e Tali Lachin (Liberdade). O espaço ‘I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso’ complementa o site com informações sobre um dos produtos que fazem parte do projeto aprovado pela Secel. No encontro, que ocorreu em abril deste ano em Rondonópolis, a Mestra Diva ministrou oficinas sobre medicina tradicional cigana a mulheres das comunidades.

O projeto

Diva Cabral

Com o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: ontem, hoje e amanhã”, a AEEC-MT celebra a história e as contribuições de Diva às tradições ciganas e ao enriquecimento da diversidade cultural do estado.

Contemplada no edital da Secel, a proposta busca celebrar Diva como Mestre da Cultura Mato-grossense e ainda referenciar e fortalecer os saberes ciganos, especialmente, aqueles mantidos pelas mulheres. 

Integram o projeto a exposição fotográfica virtual sobre as mulheres ciganas no Estado, o I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso – que foi realizado em abril deste ano, e também uma websérie documental, que será lançada em breve. No site da exposição é possível acessar o teaser do terceiro e último produto transmídia do projeto, a websérie ‘Diva e as Calins de MT’.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Comissão estadual faz visita técnica a malharias da Capital

O grupo composto por Sedec, Sefaz, Seplag, Fiemt e UFMT é responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Preliminar do setor de vestuário

02 de Dezembro de 2021 as 15h00

Estado

Sema passa a receber processos e documentos pelo Sigadoc; veja as exceções

Processos de Licenciamento Ambiental, Outorga de Recursos Hídricos e Reflorestamento continuarão a tramitar fisicamente até 23/03/2022

02 de Dezembro de 2021 as 15h00

Estado

Comando Geral da Polícia Militar define planejamento operacional para policiamento de fim de ano em MT

A Operação Fim de Ano da Polícia Militar será deflagrada em todo o estado no dia 20 de dezembro

02 de Dezembro de 2021 as 14h45

Estado

Governo investe R$ 10 milhões na entrega da nova frota de viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

Além da entrega dos veículos, outro momento marcante foi a promoção da primeira mulher à patente de coronel, o mais alto posto superior do militarismo

02 de Dezembro de 2021 as 14h30

Estado

Participantes do Programa Carbono Neutro MT terão certificação da ABNT

Mato Grosso é o primeiro Estado a adotar certificação da ABNT que confere reconhecimento nacional e internacional às empresas que promoverem ações de descarbonização

02 de Dezembro de 2021 as 14h30

Estado

Academia Costa Verde da Polícia Militar celebra seus 34 anos com a entrega de honrarias nesta quinta- feira (02)

A cerimônia acontece na sede da Academia da PMMT, em Várzea Grande

02 de Dezembro de 2021 as 14h15

Estado

Gestores regionais e municipais participam da primeira capacitação do Alfabetiza MT

O objetivo principal da formação é fortalecer os planos relacionados à evolução dos indicadores de alfabetização

02 de Dezembro de 2021 as 11h30

Estado

Artistas mato-grossenses integram programação do Festival Satyrianas

As apresentações serão virtuais e presenciais no Cine Teatro Cuiabá, Casa Cuiabana e Cine Xin, em Cáceres

02 de Dezembro de 2021 as 11h15

Estado

Sema-MT passa a receber processos e documentos pelo Sigadoc; veja as exceções

Ainda serão recebidos processos de Licenciamento Ambiental, Outorga de Recursos Hídricos e Reflorestamento, que continuarão a tramitar fisicamente até o dia 23/03/2022

02 de Dezembro de 2021 as 10h00

Estado

Grupo com atuação no tráfico internacional de cocaína é alvo da PF

Os traficantes usavam aviões para o transporte da droga

02 de Dezembro de 2021 as 09h45

Estado

MJ estabelece normas para visitas íntimas nas penitenciárias do país

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial

02 de Dezembro de 2021 as 08h45

Estado

Setasc inaugura posto de atendimento do Sine em Brasnorte

Inauguração será realizada na sexta-feira (03.12), às 9h

02 de Dezembro de 2021 as 08h30

Estado

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena; prêmio acumula em R$ 16 milhões

As dezenas sorteadas são as seguintes: 08 - 09 - 32 - 52 - 53 -57

02 de Dezembro de 2021 as 04h30

Risco de Variante

Passageira vinda da África descumpre isolamento e vai a shopping

Mulher foi ao shopping com os dois filhos após vir de local onde há a nova variante da Covid

01 de Dezembro de 2021 as 21h11

Estado

Governador faz balanço das principais entregas: "Mato Grosso evoluiu em todas as áreas"

Mauro Mendes elencou construção e reforma de hospitais, redução de impostos, ações sociais e obras em todas as regiões

01 de Dezembro de 2021 as 19h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO