Estado

Festival de Música Rádio MEC anuncia vencedores neste sábado (25)

Emissora divulga os ganhadores ao vivo, a partir das 20h

Fonte:EBC
25 de Setembro de 2021 as 11h 15min

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Foram quase 2.100 músicas inscritas, que resultaram em 47 finalistas. Agora chegou a hora de saber quem venceu o Festival de Música da Rádio MEC 2021. A emissora anuncia neste sábado (25), Dia Nacional do Rádio, às 20h, o resultado, com transmissão ao vivo pela Rádio MEC e Rádio Nacional, pelo Facebook e Twitter da Rádio MEC e YouTube da TV Brasil. Às 22h30, a TV Brasil transmite a gravação da premiação.

São quatro categorias: Música Instrumental, Música Clássica, Música Infantil e Música Popular. Cada uma delas vai premiar o Melhor Intérprete e Melhor Composição Inédita, pela escolha do júri, e o público vai escolher a sua preferida de cada grupo, por meio de votação no site das Rádios EBC, que segue aberta até minutos antes de cada prêmio ser anunciado. Ao todo, são 12 vencedores, sendo oito escolhidos pelo júri técnico e quatro pela audiência.

As músicas semifinalistas estão sendo transmitidas na programação da Rádio MEC e também foram disponibilizadas para o público na internet. Essa promoção das músicas visa divulgar gravações de músicas inéditas e abrir espaço na programação da emissora para cantores, compositores e instrumentistas.

Conheça todos os finalistas do Festival de Música da Rádio MEC 2021

Já escolheu sua música favorita? Para votar, é só acessar o site de Rádios EBC

Homenagens

Com apresentação de Tiago Alves e Bia Aparecida, a grande final será transmitida diretamente do estúdio 2 da TV Brasil, no Rio de Janeiro e contará com algumas homenagens musicais, já gravadas. Uma delas é ao centenário do compositor Zé Keti, com uma apresentação de sucessos do repertório pelo cantor Vidal Assis, que apresentou a série Zé Kéti – um repórter musical.

A 13ª edição do festival vai comemorar também os 60 anos do apresentador do programa Blim-Blem-Blom, Tim Rescala, com show da formação de câmara organizada pelo compositor e produtor musical.

O educador, cantor, compositor e radialista Zé Zuca, que faria 70 anos em 2021, é outro que será homenageado na noite deste sábado. O Coro do Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro vai interpretar as músicas do ex-apresentador da Rádio Maluca e Radioteca, programas voltados ao público infantil.

Rosinha de Valença fecha as homenagens. A violonista, que concebeu a série Eles escolheram a música - relembrada em edições do programa Memória Rádio MEC -, completaria 80 anos e terá músicas de seu repertório revisitadas.

"O festival tem essa missão de combinar gerações. Abre espaço e descobre nomes com potencial como princípio, mas também valoriza e reconhece personalidades como Tim Rescala, além de homenagear astros como Rosinha de Valença, Zé Zuca e Zé Keti", explica Thiago Regotto, gerente da Rádio MEC.

Recorde de inscritos

Pela primeira vez aberto a músicas de fora da região Sudeste, o festival mais do que dobrou o número de inscrições este ano. Foram 2.094 músicas inscritas, batendo o recorde da edição de 2020, quando 1.023 composições concorreram. Só na categoria Música Popular, que teve a maior procura, foram 1.371 inscrições. Em Música Instrumental o número chegou a 408, seguidas de Música Infantil com 167 e Música Clássica com 148 composições.

Thiago Regotto, explicou que a primeira grande triagem foi feita pela equipe interna de programadores, que avaliou as músicas que poderiam ser consideradas prontas para veiculação. 

"Foi um grande esforço conjunto de toda equipe de programadores e produtores de música clássica, popular, infantil e instrumental", afirma o gerente da emissora, que vê o festival ganhar relevância a cada ano. "A abertura de inscrições para concorrentes de todo o país atendeu a uma demanda que já existia. A novidade rendeu recorde de inscrições, mais que o dobro do ano passado, que já tinha sido a maior. Além disso, aumenta a diversidade com novos artistas, sons e sotaques", analisa.

Em seguida, o júri do festival escolheu as 24 músicas que avançaram para a final. Os critérios em avaliação foram qualidades da gravação e artística, interpretação e originalidade. As outras composições foram escolhidas pelo voto do público, reforçando a intenção de valorizar o voto dos ouvintes e internautas, com aumento de um para quatro prêmios reconhecidos por meio da escolha feita pelo público.

Edição totalmente on-line

Desde o início da pandemia de covid-19, o Festival de Música da Rádio MEC é realizado totalmente de forma virtual, com transmissões pelos veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e seus perfis nas redes sociais. Este é o segundo ano neste formato, com a final sem apresentação dos vencedores.

Com todas as etapas on-line, o festival ganhou mais agilidade, considera Regotto - tanto do ponto de vista dos participantes quanto da organização, já que diminui o custo com com impressões, cópias e envio para os inscritos e proporciona uma entrega dinâmica do material. "No entanto, nosso desafio aumenta quando consideramos a quantidade de obras e inscrições que precisam ser validadas", acrescentou.

Além de levar o troféu para casa, as músicas premiadas serão veiculadas na programação da emissora, de acordo com o perfil musical de cada uma.

Como assistir

Data: 25/9/2021
Horário: 20h
Transmissão: ao vivo, nas Rádios MEC e Nacional, Facebook e Twitter da Rádio MEC, YouTube da TV Brasil; às 22h30, a TV Brasil exibe a gravação
Votação: radios.ebc.com.br


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Escultura Meteoro, em frente ao Itamaraty, passará por restauração

Peça faz parte do cartão-postal da Esplanada dos Ministérios

20 de Outubro de 2021 as 19h30

Estado

Ensino e tecnologia: proposta do Novo Ensino Médio é apresentada a estudantes da rede estadual

Grupo Ciência e Show fez uma participação especial em evento, com atividades criativas que estimulam aprendizado de química e física

20 de Outubro de 2021 as 18h15

Estado

Quarta-feira (20): Mato Grosso registra 544.229 casos e 13.901 óbitos por Covid-19

Há 76 internações em UTIs públicas e 38 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 27% para UTIs e 7% em enfermarias

20 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Secretária de Assistência Social participa do Seminário Políticas Públicas para e com as Mulheres

Na ocasião, Rosamaria Carvalho representava a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

20 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Circuito Empreendedor atende mais de 200 pequenos empresários em Jaciara

O evento levou até os empreendedores da região Sul do Estado oficinas, palestras e orientações técnicas

20 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Plano de saúde do servidor público não terá reajuste

Estado decidiu não aplicar reajuste previsto em mais de 10% no plano de saúde, relativo aos anos de 2020 e 2021

20 de Outubro de 2021 as 17h00

Estado

Governo de Mato Grosso assina acordo de colaboração com universidade da China

SUSE tem cerca de 42 mil estudantes, sendo 600 estrangeiros, 76 cursos em 9 áreas e investimentos em pesquisa de R$ 130 milhões no último ano

20 de Outubro de 2021 as 16h00

Estado

Sistema Sigadoc é implantado na Casa Civil e Secretaria de Comunicação a partir desta quarta-feira (20)

O sistema é um projeto do governador Mauro Mendes, que tem como meta oferecer um serviço público de melhor qualidade à sociedade

20 de Outubro de 2021 as 15h30

Estado

Batalhão Ambiental da PM completa 38 anos de proteção à fauna e flora mato-grossense

Este ano, as equipes do BPMPA fecharam 14 garimpos ilegais e registraram 1.891 boletins de ocorrências; 1 mil animais foram resgatados, sendo que 292 deles foram devolvidos à natureza

20 de Outubro de 2021 as 15h00

Estado

Técnicos da Empaer participam de treinamento para auxiliar produtores de piscicultura

Foram três dias de treinamento divididos entre teoria com noções de manejo e comercialização e na prática com exemplos de tipos de produtores

20 de Outubro de 2021 as 15h00

Estado

Sema-MT intensifica aporte de água com caminhões-pipa para atender animais do Pantanal

O Estado oferta água por meio da Defesa Civil e em caminhões da Sema-MT; a média é de três caminhões-pipa ao dia para aporte de água

20 de Outubro de 2021 as 14h45

Estado

Escola de Governo abre inscrições para capacitação em Planejamento Orçamentário

A qualificação será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e de modo presencial. Período de inscrição para aulas online segue até o dia 29

20 de Outubro de 2021 as 14h30

Estado

Procon Estadual suspende expediente nesta sexta-feira (22)

Medida tem o objetivo de preservar a saúde e a segurança de servidores e consumidores, devido à pandemia de Covid-19

20 de Outubro de 2021 as 14h30

Estado

Correios ficará com o "osso" caso não seja privatizado, diz ministro

Faria diz que restará à empresa a entrega de cartas

20 de Outubro de 2021 as 13h15

Estado

PF prende ex-deputado do Amapá em operação contra o tráfico de drogas

O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), questionou nesta quarta-feira (20) o indiciamento de Jair Bolsonaro proposto pelo rel...

20 de Outubro de 2021 as 13h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO