Estado

Governador participa de troca de comando do Bope e entrega novos fuzis à snipers da PM

A solenidade militar foi presidida pelo governador Mauro Mendes e pelo comandante – geral da PMMT coronel Jonildo José de Assis.

Fonte:Secom Mato Grosso
08 de Outubro de 2021 as 09h 30min

- Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

O governador Mauro Mendes participou da solenidade de troca de comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e entregou cinco novos fuzis de precisão para a unidade especializada da Polícia Militar, na noite de quinta-feira (7), em Cuiabá.  

 

Os novos fuzis calibre 308 Winchester são considerados o terceiro melhor do mundo, em se tratando de fuzil de precisão. O armamento será utilizado por policiais ‘snipers’ do Bope, o que permitirá à tropa uma atuação ainda mais segura nas operações de altíssimo risco. 

 

Durante a entrega dos fuzis, o governador Mauro Mendes visitou o stand de tiro do batalhão e testou o armamento. O governador ressaltou que a aquisição da arma de fogo de ponta, torna a PM de Mato Grosso, a pioneira no Brasil a contar com fuzis da marca Surgeon Rifles. “Hoje estamos entregando o melhor armamento para melhor polícia. Sabemos do grande trabalho desempenhado pela PMMT no combate à criminalidade e do nível técnico dos nossos policiais, principalmente da tropa desta importante unidade, que é o Bope. O Governo está procurando investir em tecnologia para produzir uma segurança mais efetiva para o cidadão em qualquer canto de Mato Grosso e ainda estamos preparando mais investimentos na segurança pública”, revela o governador. 

 

O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, explica que antes a PM utilizava fuzis fabricados em meados dos anos 70, ou seja, de 50 anos atrás. “Esse armamento que o governador nos entrega é o melhor. Os fuzis que tínhamos são antigos, doados ainda pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 2015. Agora, a Polícia Militar de Mato Grosso é a primeira instituição a contar com este importante e moderno armamento utilizado por policiais de elite em ocorrências de alta complexidade”, explica o comandante.  

 

Após a entrega das novas armas, o coronel Assis ministrou o ato solene de troca de comandante do Bope. Coronel Ronaldo Roque ficou à frente do Bope por quatro anos e dois meses. Recentemente, o comandante da tropa de elite da PM, liderou uma das mais longas e complexas operações da Polícia Militar que foi a ‘Operação Nova Bandeirantes’, ação de combate ao roubo a banco, com de buscas ininterruptas de 58 dias,na região do município de Nova Bandeirantes.  

 

 

Em suas palavras de despedida, coronel Ronaldo Roque agradeceu o governador pelos importantes investimentos e o apoio do Comando Geral da PM. “Com 14 anos trabalhando nesta unidade e quatro anos comandando o Bope, me atrevo a dizer que a história desta unidade agrega uma considerável e importante parte da minha vida profissional. Durante minha jornada aqui, presenciei importantes avanços nas operações policiais especiais, hoje levo na bagagem muitos amigos e experiências profissionais que enriquecem ainda mais, o fechamento deste importante ciclo na Polícia Militar”, encerrou o coronel.  

 

O novo comandante do Bope, tenente-coronel Fabiano Pessoa, de 40 anos, ingressou na PM no ano de 2000.  O militar é formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Ciências Sociais também pela UFMT. Fabiano possui especialização em assalto tático e resgate de reféns pela Polícia Militar do Pará, concluiu o curso de profissional técnico em explosivos na Polícia Nacional da Colômbia e é técnico explosivista policial pela PM do Distrito Federal, dentre outras especialidades.  

 

Experiente, o tenente-coronel Fabiano Pessoa, o ‘caveira 09’, já foi subcomandante do Bope, comandante do Esquadrão de Bombas, chefe da Divisão de Ensino da Academia Costa Verde e atualmente ocupava o cargo de Superintendente de Apoio Logístico e Patrimônio da PM( Salp). 

 

O Bope conta atualmente com 118 policiais divididos em especificidades de emprego na unidade. A unidade é integrada ao Comando Especializado (Cesp) e atua em ocorrências de maior complexidade e potencial ofensivo, como roubo a banco, tráfico de drogas, assalto com refém, além das ações criminosas envolvendo o uso de artefato explosivo.

 


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

GAP apreende 13 kg de maconha e prende quadrilha em Várzea Grande

Parte da droga foi encontrada no forro do banheiro de uma residência

27 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

Primeiro Comando Regional da PM divulga produtividade da Operação Black Friday

Ação contou com unidades especializadas da PM

27 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

Casamento comunitário será neste domingo no Distrito Federal

O evento será realizado às 17h no Museu da República

27 de Novembro de 2021 as 12h30

Estado

Complexo Penitenciário Ahmenon oportuniza trabalho em fábrica a reeducandos

Para o trabalho laboral é necessário que o recuperando tenha cumprido 1/6 da pena e e tenha bom comportamento dentro da unidade

27 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Otaviano Pivetta assume Governo por três dias

Mauro Mendes reassume o Governo na quarta-feira (01.12)

27 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Presidente da Confederação de Automobilismo afirma que Parque Novo Mato Grosso estará credenciado a receber grandes eventos

Giovanni Guerra afirmou que investimento do Governo de Mato Grosso é um “presente” para o automobilismo

27 de Novembro de 2021 as 08h45

Estado

Metamat irá reativar mais dois garimpos em Mato Grosso

A reabertura dos garimpos vai beneficiar cerca de 20 mil trabalhadores

26 de Novembro de 2021 as 18h30

Estado

Mais de 280 profissionais são capacitados em urgência e emergência psiquiátrica

Capacitação tem o objetivo de oferecer instrumentos teóricos e práticos para a avaliação, intervenção e encaminhamento das principais emergências e urgências psiquiátricas

26 de Novembro de 2021 as 18h30

Estado

Ações da Assistência Social são discutidas em IV Reunião Ordinária

O evento realizado através da secretaria adjunta de Assistência Social (Saas) contou com a participação de gestores e técnicos dos municípios do Estado

26 de Novembro de 2021 as 18h15

Estado

Setasc já realizou mais de 1,5 mil atendimentos na 3° Expedição Araguaia-Xingu

Caravana ainda passará pelos municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Santa Terezinha

26 de Novembro de 2021 as 18h15

Estado

MT tem sido uma máquina impulsionando o Brasil e vai ser um celeiro de novos pilotos, afirma Nelson Piquet

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet participou do lançamento do Parque Novo Mato Grosso nesta sexta-feira (26.11), uma das mais importantes iniciativas do Estado para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana

26 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Sexta-feira (26): Mato Grosso registra 552.325 casos e 13.996 óbitos por Covid-19

Há 47 internações em UTIs públicas e 31 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 25% para UTIs e em 7% para enfermaria

26 de Novembro de 2021 as 17h15

Estado

PM deflagra operação Black Friday para garantir segurança à população

Ação contará com unidades especializadas da PM

26 de Novembro de 2021 as 17h00

Estado

SES divulgará boletim Covid-19 somente em dias úteis

Medida leva em consideração a recorrência das baixas notificações aos finais de semana e feriados

26 de Novembro de 2021 as 17h00

Estado

Governo do Estado assina ordem de serviço para conclusão da Escola Técnica de Juara

A previsão é que a unidade seja concluída no prazo de 12 meses

26 de Novembro de 2021 as 16h30

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO