Estado

Julgamento do caso Henry Borel continuará em dezembro no Rio

Primeira audiência durou 14 horas e babá mudou depoimento

Fonte:EBC
07 de Outubro de 2021 as 13h 30min

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Terminou perto da meia-noite de ontem (6) a primeira audiência de instrução e julgamento do processo que apura a morte do menino Henry Borel. A juíza Elizabeth Machado Louro, da 2ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, ouviu testemunhas de acusação por mais de 14 horas e designou a continuação da audiência para os dias 14 e 15 de dezembro.

Filho da professora Monique Medeiros, Henry, de 4 anos, morreu no dia 8 de março deste ano. De acordo com a denúncia, ele foi vítima de torturas feitas pelo padrasto, o ex-vereador Jairo Souza dos Santos Júnior, o Dr. Jairinho, no apartamento do casal, na Barra da Tijuca, no Rio.

Em seu depoimento, Thayná de Oliveira Ferreira, que trabalhou como babá do menino, não confirmou ter conhecimento de que o médico batia no enteado. A babá pediu para Monique sair do plenário durante sua fala e alegou que foi usada por ela para falar “coisas ruins” sobre o ex-vereador. Thayná afirmou não ter falado em nenhum momento sobre agressão por não ter presenciado nada neste sentido.

Com isso, o promotor de Justiça Fábio Vieira dos Santos pediu a extração de peças para a apuração do crime de falso testemunho, que poderia estar sendo cometido pela babá.

Mais cedo, prestou depoimento o delegado Edson Henrique Damasceno, responsável pela investigação. Ele confirmou que o caso chegou à delegacia como acidente doméstico, mas o laudo do Instituto Médico Legal mostrou que Henry apresentava diversos sinais de agressão e a perícia constatou que o apartamento passou por uma limpeza logo após o menino ser levado para o hospital.

Outros policiais ouvidos afirmaram que Monique teria ciência da rotina de violência que Henry sofria e não o afastou desta situação, mentindo no inquérito policial, e que as câmeras de segurança não mostraram nenhum tipo de acidente com o garoto no período em que esteve com o pai em um shopping, antes de ser entregue a Monique.

Pai fica emocionado

A quarta pessoa a ser ouvida foi o pai de Henry, Leniel Borel de Almeida Júnior. Muito emocionado, ele disse que mantinha um bom relacionamento com a ex-mulher até ela conhecer Jairinho e relatou mudança de comportamento no filho, associada por ele à separação dos pais.

Leniel contou que o filho teria contado, mais de uma vez, que  Jairinho o teria machucado, e que Henry sempre demonstrava resistência em retornar à casa da mãe. Leniel disse também que Henry ficou muito nervoso e vomitou na hora de voltar para casa no dia anterior à sua morte e que teria dito, na frente de Monique, que “mamãe não é mamãe boa”.

O pai do menino relatou, ainda, que foi procurado por ex-companheiras de Jairinho que teriam dito que seus filhos sofreram agressões do ex-vereador.

Também foram ouvidos em juízo ontem a ex-mulher de Jairinho, Ana Carolina Ferreira Netto, que disse não ter conhecimento das agressões atribuídas a ele contra crianças; o executivo do Instituto D’Or, Pablo dos Santos Menezes, que disse ter recebido uma mensagem de Jairinho no dia da morte de Henry, pedindo um favor no Barra D’Or; e as médicas do Hospital Barra D’Or, Maria Cristina de Souza Azevedo, Viviane dos Santos Rosa e Fabiana Barreto Goulart Deleage. 

As três testemunhas afirmaram que o menino chegou com parada cardiorrespiratória ao hospital, sem sinais vitais, e que foram feitas por mais de duas horas, sem êxito, manobras de ressuscitação.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

GAP apreende 13 kg de maconha e prende quadrilha em Várzea Grande

Parte da droga foi encontrada no forro do banheiro de uma residência

27 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

Primeiro Comando Regional da PM divulga produtividade da Operação Black Friday

Ação contou com unidades especializadas da PM

27 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

Casamento comunitário será neste domingo no Distrito Federal

O evento será realizado às 17h no Museu da República

27 de Novembro de 2021 as 12h30

Estado

Complexo Penitenciário Ahmenon oportuniza trabalho em fábrica a reeducandos

Para o trabalho laboral é necessário que o recuperando tenha cumprido 1/6 da pena e e tenha bom comportamento dentro da unidade

27 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Otaviano Pivetta assume Governo por três dias

Mauro Mendes reassume o Governo na quarta-feira (01.12)

27 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Presidente da Confederação de Automobilismo afirma que Parque Novo Mato Grosso estará credenciado a receber grandes eventos

Giovanni Guerra afirmou que investimento do Governo de Mato Grosso é um “presente” para o automobilismo

27 de Novembro de 2021 as 08h45

Estado

Metamat irá reativar mais dois garimpos em Mato Grosso

A reabertura dos garimpos vai beneficiar cerca de 20 mil trabalhadores

26 de Novembro de 2021 as 18h30

Estado

Mais de 280 profissionais são capacitados em urgência e emergência psiquiátrica

Capacitação tem o objetivo de oferecer instrumentos teóricos e práticos para a avaliação, intervenção e encaminhamento das principais emergências e urgências psiquiátricas

26 de Novembro de 2021 as 18h30

Estado

Ações da Assistência Social são discutidas em IV Reunião Ordinária

O evento realizado através da secretaria adjunta de Assistência Social (Saas) contou com a participação de gestores e técnicos dos municípios do Estado

26 de Novembro de 2021 as 18h15

Estado

Setasc já realizou mais de 1,5 mil atendimentos na 3° Expedição Araguaia-Xingu

Caravana ainda passará pelos municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Santa Terezinha

26 de Novembro de 2021 as 18h15

Estado

MT tem sido uma máquina impulsionando o Brasil e vai ser um celeiro de novos pilotos, afirma Nelson Piquet

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet participou do lançamento do Parque Novo Mato Grosso nesta sexta-feira (26.11), uma das mais importantes iniciativas do Estado para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana

26 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Sexta-feira (26): Mato Grosso registra 552.325 casos e 13.996 óbitos por Covid-19

Há 47 internações em UTIs públicas e 31 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 25% para UTIs e em 7% para enfermaria

26 de Novembro de 2021 as 17h15

Estado

PM deflagra operação Black Friday para garantir segurança à população

Ação contará com unidades especializadas da PM

26 de Novembro de 2021 as 17h00

Estado

SES divulgará boletim Covid-19 somente em dias úteis

Medida leva em consideração a recorrência das baixas notificações aos finais de semana e feriados

26 de Novembro de 2021 as 17h00

Estado

Governo do Estado assina ordem de serviço para conclusão da Escola Técnica de Juara

A previsão é que a unidade seja concluída no prazo de 12 meses

26 de Novembro de 2021 as 16h30

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO