Junho é o mês da Maratona?em Defesa?dos?Usuários?de Serviços Públicos
Ouvidorias têm até 10 de junho para aderir e engajar cidadãos
Fonte:Agência Brasil
21 de Maio de 2022 as 23h 30min
Para reforçar o poder transformador dos cidadãos e mobilizar as ouvidorias de todo o país na interlocução entre o Estado e a população, a Rede Nacional de Ouvidorias promove, no mês de junho, a segunda edição da MaratonadeDefesadosDireitosdosUsuáriosde Serviços Públicos. A iniciativa marca os cinco anos do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, a Lei 13.460/2017 .
Por meio de suas redes sociais, as ouvidorias públicas – federais, estaduais ou municipais – poderão informar ao público as atividades e serviços prestados pelo órgão, e, ao mesmo tempo, levar a toda a sociedade o conhecimento da lei. As atividades ocorrem até o dia 30 de junho. Nesse período, cada instituição deve orientar o cidadão sobre seu poder de melhorar os serviços públicos prestados, reforçar o papel das ouvidorias públicas na garantia do diálogo social, além de divulgar as cartas de serviços de cada instituição.
“É fundamental, neste contexto, o engajamento do máximo de unidades de ouvidorias, por meio de suas redes sociais para informar as atividades e serviços de seus órgãos, contribuindo assim para que a cada dia mais cidadãos possam apresentar suas demandas individuais e contribuírem para a construção de soluções a toda a coletividade. A Rede Nacional de Ouvidorias convida a todos os ouvidores públicos a ingressarem nesta campanha”, ressalta o ouvidor-geral da União, Valmir Dias.
Para participar, a unidade de ouvidoria deve preencher o formulário de adesão no período de 18 de maio a 10 de junho de 2022. A Rede Nacional de Ouvidorias preparou umpacote de peças de divulgação para uso em redes sociais, que poderão ser postadas pelas ouvidorias participantes. Em todas as publicações, deverá ser inserida ahashtag#essedireitoédetodose olinkou outros contatos da ouvidoria.Terminado o período de divulgação nas redes sociais, a ouvidoria deve encaminhar ao comitê de organização os dados que comprovem o número de visualizações para a contagem geral. As três instituições que conseguirem os maiores números de visualizações ganharão troféus de engajamento cidadão.
Carta de Serviços
A Carta de Serviços informa aos cidadãos quais os serviços prestados pelos órgãos e entidades da Administração Pública, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos. Esse documento é considerado instrumento de transparência, previsto no Art. 7º da Lei nº 13.460/2017.
A carta da EBC apresenta ao público 12 serviços prestados pela empresa, entre os quais acessar notícias em tempo real gratuitamente ( Agência Brasil ), acessar gratuitamente programas daTV Brasilvia aplicativo ( TV Brasil Play ) e acessar aplicativo para ouvir asRádios EBCde forma gratuita, tanto em aparelhos com sistema Android quanto iOS .
“Independentemente dos demais, dois desses serviços já justificariam a existência da empresa. A internet hoje é uma das principais fontes de informação, e ter uma agência pública que fornece conteúdos confiáveis com acesso gratuito e ilimitado é uma prestação de serviço fundamental para estudantes, profissionais ou simplesmente curiosos que querem acompanhar os acontecimentos do mundo. ATV Brasil, com uma programação cultural e de entretenimento voltada ao público infantil e infantojuvenil, é a única alternativa para esse faixa etária que só tem acesso à emissoras de TV aberta. Bastariam estes dois serviços para justificar a existência da EBC”, destacou a ouvidora da EBC, Christiane Samarco.
Rede Nacional de Ouvidorias
ARede Nacional de Ouvidorias, prevista peloDecreto nº 9.492/2018, tem a finalidade de integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas ouvidorias dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A rede é coordenada pela Ouvidoria-Geral da União, e todas as ouvidorias que fazem a adesão podem usar gratuitamente a Plataforma Fala.BR e ter acesso às ações decapacitação para agentes públicosem matéria de ouvidoria, acesso à informação, simplificação de serviços, entre outros. A Rede Nacional de Ouvidorias é um fórum de integração das ouvidorias públicas, em busca da consolidação de uma agenda nacional de participação social, para a garantia dosdireitosdosusuáriosde serviços públicos.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Delegação de atletas estudantes é recebida no Palácio do Planalto
Evento foi homenagem a grupo que defendeu país na Gynminasíade
06 de Julho de 2022 as 18h45Parceria entre EBC e Canal Rural incrementa produção do Agro Nacional
Nova temporada do programa começa neste domingo (10)
06 de Julho de 2022 as 17h45Exposição em homenagem à Frida Kahlo está aberta ao público na Galeria Lava Pés
A visitação é gratuita, e a mostra fica no espaço cultural até 29 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h
06 de Julho de 2022 as 15h15Jovem é presa transportando 20 tabletes de maconha em ônibus intermunicipal
A suspeita embarcou em um ônibus em Cuiabá e iria até Água Boa, mas foi detida em Primavera do Leste
06 de Julho de 2022 as 14h15Novos conselheiros de Cultura tomam posse nesta sexta-feira (08.07)
O evento será no Cine Teatro Cuiabá, com participação do novo colegiado
06 de Julho de 2022 as 12h15Detran orienta para a importância da comunicação de venda e transferência de propriedade do veículo
Além de ser um procedimento obrigatório, previsto no Código de Trânsito Brasileiro, a comunicação de venda resguarda o vendedor do recebimento de pontuações de eventuais infrações cometidas pelo comprador
06 de Julho de 2022 as 11h15Grupo de tráfico internacional de drogas é alvo de operações da PF
Policiais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão
06 de Julho de 2022 as 10h45Suspeito de provocar aborto de mulher e jogar feto em lixeira é preso em flagrante pela Polícia Civil
A paciente deu entrada no hospital da cidade, com grave hemorragia, e foi constatado que ela sofreu um aborto provocado
06 de Julho de 2022 as 09h45Escola de Governo realiza curso sobre formação e reforma do estado brasileiro
A qualificação abordará a origem, formação e transformação do estado brasileiro até a sua configuração atual como estado de gestão submetido à globalização
06 de Julho de 2022 as 09h30Operação cumpre 30 mandados judiciais contra grupo criminoso formado para fraudar o fisco estadual
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis e Pedra Preta, no sul do estado e em Goiânia (GO).
06 de Julho de 2022 as 07h45Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões
As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
06 de Julho de 2022 as 07h00Risco de acidente é maior em rodovia pública, diz estudo
Levantamento foi feito pela Fundação Dom Cabral
05 de Julho de 2022 as 19h00Observatório em Minas Gerais capta meteoro brilhante
Evento luminoso foi registrado na cidade mineira de Brazópolis
05 de Julho de 2022 as 18h45Motoristas do RJ podem solicitar a renovação da CNH pela internet
Presença só será necessária para fazer a foto e registrar a biometria
05 de Julho de 2022 as 18h15EBC ganha prêmio dedicado à imprensa do agronegócio
Votação online definiu a relação dos três primeiros colocados
05 de Julho de 2022 as 16h15