"Lei que cria a política de Assistência Social de Mato Grosso é um marco histórico para o Estado", diz secretária de Assistência Social
A aprovação ocorreu no mesmo dia da promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social, há 28 anos
Fonte:Secom Mato Grosso
07 de Dezembro de 2021 as 19h 30min
No Dia Nacional da Assistência Social, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Assistência Social (Saas), participou nesta terça-feira (07.12) da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para acompanhar a aprovação do Projeto de Lei, que institui a Política Estadual de Assistência Social (PNAS) e dispõe sobre as normas operacionais e gerenciais do Sistema Único de Assistência Social no Estado de Mato Grosso (SUAS/MT).
O Projeto de Lei vem de encontro aos anseios dos trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários do SUAS, no que concerne a proteção social aos cidadãos mato-grossenses, uma política pública que visa a garantia de direitos socioassistenciais, através da redução da desigualdade, de modo a alterar padrões e ciclos de profunda pobreza, fome e desproteção social. Na próxima semana o projeto de Lei passará pela Sessão plenária para a segunda votação. Se aprovada novamente, poderá ser sancionada pelo governador.
A titular da pasta da Setasc, Rosamaria Carvalho, destaca a importância da Lei à regulamentação da Política de Assistência Social e a organização do SUAS no Estado, “A Assistência Social é direito do cidadão e dever do Estado. Essa Lei revela a sensibilidade e preocupação do governador Mauro Mendes com a Assistência Social”.
Segundo ela, este é um marco histórico para a Política de Assistência Social no Estado de Mato Grosso, ocorrida no mesmo dia em que houve a promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social, Nº 8.742, em 07 de dezembro de 1993, completando 28 anos de luta histórica pela garantia do direito à assistência social.
Convém mencionar que, na data de ontem (06.12), a equipe da Saas participou da audiência pública convocada pela Comissão de Seguridade Social, presidida pelo Deputado Dr. Gimenez, com a presença do Deputado Lúdio Cabral, membro da Comissão e da participação do presidente da ALMT Deputado Max Russi para discussão do projeto em questão.
Inicialmente este PL foi apresentado pelo presidente da ALMT, Max Russi, e posteriormente pelo executivo através da Setasc, que tramita na Casa de Leis há alguns meses. O referido projeto é fruto do trabalho coletivo e participativo, que vem sendo discutido há anos pela Gestão Estadual.
Durante a audiência, Russi informou os trâmites legais quando há dois projetos com a mesma matéria, ressaltando que, embora haja similaridades na redação proposta, optou pelo substitutivo integral do PL encaminhado pela Setasc.
Para a secretária da Saas, Leicy Vitório, a Lei é muito significativa, pois ratifica e legitima as ações socioassistenciais desenvolvidos e geridas pela Setasc às pessoas e famílias mais vulneráveis, principalmente pela construção democrática e participativa dos operadores do SUAS, com a premissa de aprimorar a gestão, os serviços, programas e benefícios socioassistenciais para a garantia da proteção social.
Participaram desta audiência trabalhadores da Gestão Estadual do SUAS (Saas/Setasc/MT), a representante do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS (FETSUAS-MT) Tassiely Passo e o representante do Conselho Regional de Psicologia (CRP-18/MT) Junio de Souza, ambos trabalhadores do CREAS do município de Cuiabá e CREAS do município de São Félix do Araguaia respectivamente. Ambos reforçaram a importância da regulamentação da Lei para o Estado, que no seu escopo apresenta a garantia da educação permanente através da implantação da Escola do SUAS.
Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.
COMENTARIOS
Mais de Estado
Ministro vistoria embarque por biometria em Congonhas
Ponte aérea é a primeira do mundo com acesso biométrico do check-in
09 de Agosto de 2022 as 12h15Polícia Federal combate fraudes praticadas em lotéricas
Dois mandados de apreensão são cumpridos em Campo Grande
09 de Agosto de 2022 as 10h45PF e Receita fazem operação contra importação irregular de eletrônicos
Criminosos atuavam no Paraná e lavaram mais de R$ 420 milhões
09 de Agosto de 2022 as 08h45Força Nacional vai apoiar a Funai em terra indígena no Amazonas
Os policiais militares trabalharão por 30 dias, a contar de hoje
09 de Agosto de 2022 as 07h45Cresce população de antas na natureza, no estado do Rio de Janeiro
Projeto registra filhote de anta livre na natureza
08 de Agosto de 2022 as 16h15Rio de Janeiro cria dia para celebrar fim das restrições contra covid
Decreto definiu o dia 2 de setembro para as comemorações
08 de Agosto de 2022 as 14h30Temperaturas devem cair nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Volume de chuva pode ultrapassar 100 milímetros em SC, diz Inmet
08 de Agosto de 2022 as 10h30Tony Kanaan é o entrevistado do Sem Censura de hoje
Programa vai ao ar na TV Brasil, às 21h
08 de Agosto de 2022 as 09h00Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%
Mesmo com voto facultativo, há 87,4 mil eleitoras com mais de 100 anos
07 de Agosto de 2022 as 15h00Jornalista divulga pesquisa sobre filho bastardo do imperador Pedro I
Nascido em Paris, Pedro de Saisset prosperou na Califórnia
07 de Agosto de 2022 as 14h00Sambódromo do Rio terá desfile de blocos de rua em julho de 2023
CarnaRio está previsto para os dias 15 e 16 de julho do ano que vem
06 de Agosto de 2022 as 16h15Festa das Cerejeiras retoma formato presencial
Evento gratuito é no Parque do Carmo e tem comidas típicas japonesas
06 de Agosto de 2022 as 08h15Mega-Sena deste sábado sorteia prêmio de R$ 3 milhões
Sorteio será às 20h em São Paulo
06 de Agosto de 2022 as 08h15Rio permite consumidor entrar em supermercado com cães e gatos
Medida entra em vigor nesta sexta-feira
05 de Agosto de 2022 as 15h45Prefeitura lança edital para desfile de 7 de Setembro no centro do Rio
Evento é realizado tradicionalmente na Avenida Presidente Vargas
05 de Agosto de 2022 as 12h30