Estado

MT Prev promove palestra sobre a importância do diagnóstico e tratamento da ansiedade

A ação foi realizada remotamente e transmitida pelo canal da autarquia no Youtube

Fonte:Secom Mato Grosso
22 de Setembro de 2021 as 14h 00min

A psicóloga Lívia Diório (acima a esquerda), a psiquiatra Maria Eduarda de Musis (a direita) e a assistente social Érima Magalhães (abaixo) durante a palestra online sobre ansiedade. - Foto por: Divulgação

Nesta segunda-feira (20), o Mato Grosso Previdência (MT Prev) promoveu uma palestra virtual com o tema “Ansiedade em tempos de pandemia; como gerir?”. A ação foi aberta a toda sociedade e transmitida por meio do canal da autarquia no YouTube.

Durante o encontro conduzido pela assistente social Érima Magalhães, a psicóloga Lívia Diório, e a psiquiatra convidada Maria Eduarda de Musis, tiraram várias dúvidas dos espectadores.

As palestrantes esclareceram que ansiedade é uma emoção, assim como alegria, tristeza e raiva, e que se sentir ansioso é normal, desde que não atrapalhe tarefas comuns do dia a dia.

“Por exemplo, é normal a gente se sentir ansioso antes de uma entrevista de emprego, de uma viagem ou de um encontro. Mas deixa de ser normal quando essa ansiedade atrapalha a sua cognição e o seu comportamento. Quando ela já não permite que você seja a mesma pessoa. Se você não conseguir ir nessa entrevista de emprego, se você não conseguir fazer alguma atividade que você era acostumado a fazer. São esses sintomas que transformam a ansiedade normal em patológica”, explica a psicóloga.

Segundo a doutora Maria Eduarda, a ansiedade deixa de ser normal quando passa a ser uma preocupação excessiva, que não conseguimos controlar por mais de 6 meses, acompanhada de outros sintomas como agitação, tensão, dificuldade de concentração, cansaço, irritabilidade e alteração do sono.

Entre os transtornos ansiosos estão a fobia social, o transtorno de pânico e o transtorno de ansiedade generalizada.

Tratamento

Nesses casos onde a ansiedade atrapalha, é recomendado o tratamento com especialistas para ajudar a controlar essa emoção. Segundo as palestrantes, quando a psicoterapia e o suporte externo, como família e amigos, já não são suficientes para o controle da ansiedade, é recomendada a visita a um psiquiatra para que se inicie o tratamento com medicação.

“A ansiedade é uma doença. Ela tem alterações neuroquímicas, nos nervos transmissores cerebrais. Então a gente precisa ter este equilíbrio [entre psicoterapia, rede de apoio e medicação]”, explica Musis.

Ela também explica que a medicação para tratamento da ansiedade não é para a vida toda, pois não se trata de um transtorno crônico. Com a melhoria dos sintomas, o paciente pode continuar somente com a psicoterapia se sentir necessário, controlando as emoções diariamente.

Pandemia

A palestrantes apontam ainda que o medo excessivo do vírus da Covid-19 pode desencadear algum transtorno de ansiedade. Desta forma, é preciso ter atenção aos sintomas e enfrentar o medo sempre que necessário.

“Ainda temos que sair de casa com cuidado, pois a pandemia não acabou. Entretanto, já se passaram quase dois anos, e precisamos voltar a viver a vida o mais normalmente possível. Se cuidando, mas não deixando de fazer as coisas que são necessárias, inclusive as coisas prazerosas. Lidar com o medo vai ser inevitável, é devagar, vencendo aos poucos”, explica a psiquiatra.

Setembro Amarelo

Durante a live, as palestrantes também falaram sobre a prevenção ao suicídio, em alusão à campanha Setembro Amarelo. Segundo elas, a ansiedade e a depressão muito agravadas podem levar uma pessoa a querer acabar com a dor que sente e pensar em morrer.

Segundo explicou a psicóloga Lívia Diório, um dos maiores mitos sobre o assunto é de que a pessoa que tem a intenção de tirar a própria vida não avisa, não fala sobre o assunto.

"Isso não é verdade, e a família e amigos devem estar atentos a qualquer sinal de alerta. A pessoa não quer perder a vida, ela quer acabar com a dor. Ela quer ser ajudada [...], e as pessoas muitas as vezes acham que aquilo (falar sobre o desejo de morrer ou em suicídio) não é sério. Aí só vão acreditar mesmo quando infelizmente a pessoa venha de fato a cometer o suicídio”, alerta.

Onde procurar ajuda

Caso o servidor público sinta necessidade, ele pode procurar o setor de Saúde e Qualidade de Vida do seu órgão, geralmente vinculado à Gerência de Gestão de Pessoas. Para os servidores do MT Prev está disponível o e-mail saudedoservidor@mtprev.mt.gov.br para agendamento de atendimento psicossocial gratuito.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas têm, de diferentes formas, equipes de saúde que podem acompanhar pessoas em sofrimento mental.

Também há municípios que possuem CAPS (infanto-juvenil, para transtornos mentais e dependência química), que são serviços especializados e estão de portas abertas em horário comercial.

 

Telefones úteis à população

- SEAC – Setor de Atendimento à Crise: (65) 3661-1990
- Unidade 3 do CIAPS Adauto Botelho: (65) 3661-4381
- Emergência SAMU 192
- Centro de Valorização da Vida – CVV 188 (ligação gratuita) ou www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail.

 

Veja ou reveja a palestra online no canal doMT Prev no YouTube.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Funvic e Sada Cruzeiro decidem Supercopa masculina de Vôlei em Várzea Grande nesta terça-feira (26)

A partida será transmitida ao vivo pelo SporTV 2

26 de Outubro de 2021 as 12h15

Estado

Nove artistas mato-grossenses participam do 14º Salão do Artesanato em Brasília

Cerca de 500 artesãos de todos os estados brasileiros vão participar do Salão, um dos maiores eventos do setor no País

26 de Outubro de 2021 as 12h15

Estado

Detran é um dos órgãos que mais atendem às recomendações de controle interno, segundo a CGE

O Detran aparece com 94,11% de aderência às recomendações da Controladoria Geral do Estado no índice global de adesão dos órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso

26 de Outubro de 2021 as 11h45

Estado

Detran é um dos órgãos que mais atende as recomendações de controle interno, segundo a CGE

O Detran aparece com 94,11% de aderência às recomendações da Controladoria Geral do Estado no índice global de adesão dos órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso

26 de Outubro de 2021 as 11h15

Estado

Unidades penais de Cuiabá e Sinop reforçam segurança com drone

Com mais esta turma, somam 60 profissionais qualificados em Cuiabá e Sinop

26 de Outubro de 2021 as 10h30

Estado

Operação da PF combate fraudes em pregões eletrônicos do Dnit

A investigação começou em 2020, conforme auditoria do TCU

26 de Outubro de 2021 as 10h30

Estado

"Setor de base florestal apoia plenamente o programa Carbono Neutro MT ", afirma presidente do Cipem

Entidade assinou termo de adesão como apoiadora da meta de neutralizar a emissão de gases do efeito estufa até 2035

26 de Outubro de 2021 as 09h45

Estado

SP tem aumento de estupros, latrocínios, roubos e furtos em setembro

Já os homicídios dolosos tiveram queda com relação ao ano passado

25 de Outubro de 2021 as 18h00

Estado

Setasc realiza chamamento público para organizações com projetos relacionados à Política Nacional de Assistência Social

O período de seleção ocorrerá por meio de proposta a ser entregue presencialmente até o dia 28 de outubro

25 de Outubro de 2021 as 18h00

Estado

Mato Grosso vai à COP 26 apresentar ao mundo que é possível produzir e conservar o meio ambiente

Além de Mauro Mendes, outros nove servidores compõem a comitiva do Governo de Mato Grosso na conferência

25 de Outubro de 2021 as 17h45

Estado

Documentário que homenageia Agostinho Bizinoto será lançado nesta quarta-feira (27)

Documentário “Um Semeador de Arte e Cultura – Agostinho Bizinoto” foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura, da Secel

25 de Outubro de 2021 as 17h45

Estado

Operação da PM apreende 35 veículos e prende motorista por embriaguez na MT-235

A fiscalização aconteceu no último domingo, na rodovia estadual, região dos Rio dos Patos, município de Santa Rita do Trivelato

25 de Outubro de 2021 as 17h30

Estado

Covid-19: corrida de São Silvestre exigirá comprovante de vacinação

A presença do público na chegada será impedida pela organização

25 de Outubro de 2021 as 17h15

Estado

Segunda-feira (25): Mato Grosso registra 545.526 casos e 13.915 óbitos por Covid-19

Há 76 internações em UTIs públicas e 36 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 27% para UTIs e 6% em enfermarias

25 de Outubro de 2021 as 17h15

Estado

Dia de Campo mostra manejo de pastagem e melhoramento genético para bovinocultura leiteira

O evento contou com a participação de 65 produtores de Araputanga, Cáceres, Figueirópolis D´Oeste, Mirassol D´Oeste e Vale de São Domingos

25 de Outubro de 2021 as 17h15

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO