Estado

População residente em área indígena e quilombola supera 2,2 milhões

A informação é resultado de estudo divulgado pelo IBGE

Fonte:EBC
15 de Outubro de 2021 as 12h 15min

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima em 1.108.970 pessoas residentes em localidades indígenas e 1.133.106 moram em quilombos no Brasil. A publicação Dimensionamento emergencial de população residente em áreas indígenas e quilombolas para ações de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus foi produzida em caráter de urgência em 2020 a pedido do Ministério da Saúde, com o objetivo de planejar a imunização de grupos vulneráveis contra a covid-19.

Utilizando uma combinação de dados do Censo 2010 com a versão mais atualizada da Base Territorial, que estima o número de domicílios ocupados, o estudo levou em consideração áreas já mapeadas no planejamento do próximo Censo, a ser realizado em 2022.

“Muito do que foi divulgado só foi possível graças ao planejamento do próximo Censo, com o mapeamento e a criação de uma base territorial que contempla a autodeclaração das comunidades quilombolas. Isso é inédito”, disse, em nota, a analista responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.

A pesquisadora destacou o caráter experimental da estimativa emergencial. “Somente com o Censo 2022 nós vamos conhecer a população quilombola. O que fizemos até aqui é uma metodologia de estimação muito específica, para um momento específico, com um uso específico. Esses dados não podem ser usados como estimativa populacional para outra finalidade”, afirmou Marta.

“Um detalhe que talvez passe despercebido – e que o relatório também esclarece – é que o dimensionamento emergencial não traz o total de população indígena ou quilombola, mas a quantidade de pessoas residindo em localidades indígenas ou quilombolas”, diz o IBGE.

O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, ressaltou a importância da divulgação desses dados, em tempo hábil, para as secretarias de saúde e gestores locais.

“O grande avanço que essa estimação dá é revelar concentrações populacionais desses grupos nos municípios, porque muitas vezes não são conhecidos pelo poder público local. A própria prefeitura, que executa o Plano Nacional de Imunização, muitas vezes desconhece que essas comunidades estão lá”.

Os resultados, na avaliação dos pesquisadores, superam a missão de atender a uma demanda pontual. “Mesmo com limitações, a visibilidade da população quilombola é algo muito importante, que vai além do plano de imunização”, disse Marta.

Damasco acrescentou que “os resultados já dão indícios do que o Censo Demográfico vai trazer e, com isso, também dão pistas de como atuar para a captação dessas populações no próximo Censo”.

Áreas quilombolas

A estimativa mostrou que, de 1,13 milhão de residentes em localidades quilombolas no Brasil, 698,1 mil estão na região Nordeste, com destaque para os estados da Bahia (268,6 mil) e do Maranhão (170,9 mil), que juntos concentram quase metade da população brasileira em quilombos.

O terceiro estado em número de população é Minas Gerais (130,8 mil), seguido do Pará (129,8 mil). As regiões Sudeste e Norte têm, respectivamente, uma estimativa de 172 mil e 154,9 mil pessoas. A região Sul tem 73 mil, e a Centro-Oeste, 35 mil.

Apenas os estados do Acre e Roraima não têm essa população dimensionada. “O que percebemos é a presença de população em área quilombola em quase todos os estados, e isso mostra que é uma população bastante dispersa. Há um número significativo de municípios em que essa população está presente”, disse Fernando Damasco.

Áreas indígenas

Os estados com maior população estimada em áreas indígenas são Amazonas (284,5 mil), Mato Grosso (145,3 mil), Pará (105,3 mil) e Roraima (83,8 mil). Juntos, eles contabilizam 55,8% do total de residentes em áreas indígenas.

Pernambuco (80,3 mil) e Mato Grosso do Sul (78,1 mil) também registraram maior número de pessoas em áreas indígenas. As populações nos demais estados não ultrapassam 50 mil pessoas. Por regiões, a liderança é a região Norte (560,4 mil), seguida da Nordeste (234,7 mil), Centro-Oeste (224,2 mil), Sul (59,9 mil) e Sudeste (29,8 mil).


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Comissão estadual faz visita técnica a malharias da Capital

O grupo composto por Sedec, Sefaz, Seplag, Fiemt e UFMT é responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Preliminar do setor de vestuário

02 de Dezembro de 2021 as 15h00

Estado

Sema passa a receber processos e documentos pelo Sigadoc; veja as exceções

Processos de Licenciamento Ambiental, Outorga de Recursos Hídricos e Reflorestamento continuarão a tramitar fisicamente até 23/03/2022

02 de Dezembro de 2021 as 15h00

Estado

Comando Geral da Polícia Militar define planejamento operacional para policiamento de fim de ano em MT

A Operação Fim de Ano da Polícia Militar será deflagrada em todo o estado no dia 20 de dezembro

02 de Dezembro de 2021 as 14h45

Estado

Governo investe R$ 10 milhões na entrega da nova frota de viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

Além da entrega dos veículos, outro momento marcante foi a promoção da primeira mulher à patente de coronel, o mais alto posto superior do militarismo

02 de Dezembro de 2021 as 14h30

Estado

Participantes do Programa Carbono Neutro MT terão certificação da ABNT

Mato Grosso é o primeiro Estado a adotar certificação da ABNT que confere reconhecimento nacional e internacional às empresas que promoverem ações de descarbonização

02 de Dezembro de 2021 as 14h30

Estado

Academia Costa Verde da Polícia Militar celebra seus 34 anos com a entrega de honrarias nesta quinta- feira (02)

A cerimônia acontece na sede da Academia da PMMT, em Várzea Grande

02 de Dezembro de 2021 as 14h15

Estado

Gestores regionais e municipais participam da primeira capacitação do Alfabetiza MT

O objetivo principal da formação é fortalecer os planos relacionados à evolução dos indicadores de alfabetização

02 de Dezembro de 2021 as 11h30

Estado

Artistas mato-grossenses integram programação do Festival Satyrianas

As apresentações serão virtuais e presenciais no Cine Teatro Cuiabá, Casa Cuiabana e Cine Xin, em Cáceres

02 de Dezembro de 2021 as 11h15

Estado

Sema-MT passa a receber processos e documentos pelo Sigadoc; veja as exceções

Ainda serão recebidos processos de Licenciamento Ambiental, Outorga de Recursos Hídricos e Reflorestamento, que continuarão a tramitar fisicamente até o dia 23/03/2022

02 de Dezembro de 2021 as 10h00

Estado

Grupo com atuação no tráfico internacional de cocaína é alvo da PF

Os traficantes usavam aviões para o transporte da droga

02 de Dezembro de 2021 as 09h45

Estado

MJ estabelece normas para visitas íntimas nas penitenciárias do país

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial

02 de Dezembro de 2021 as 08h45

Estado

Setasc inaugura posto de atendimento do Sine em Brasnorte

Inauguração será realizada na sexta-feira (03.12), às 9h

02 de Dezembro de 2021 as 08h30

Estado

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena; prêmio acumula em R$ 16 milhões

As dezenas sorteadas são as seguintes: 08 - 09 - 32 - 52 - 53 -57

02 de Dezembro de 2021 as 04h30

Risco de Variante

Passageira vinda da África descumpre isolamento e vai a shopping

Mulher foi ao shopping com os dois filhos após vir de local onde há a nova variante da Covid

01 de Dezembro de 2021 as 21h11

Estado

Governador faz balanço das principais entregas: "Mato Grosso evoluiu em todas as áreas"

Mauro Mendes elencou construção e reforma de hospitais, redução de impostos, ações sociais e obras em todas as regiões

01 de Dezembro de 2021 as 19h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO