Estado

Técnicos da Empaer participam de treinamento para auxiliar produtores de piscicultura

Foram três dias de treinamento divididos entre teoria com noções de manejo e comercialização e na prática com exemplos de tipos de produtores

Fonte:Secom Mato Grosso
20 de Outubro de 2021 as 15h 00min

- Foto por: Empaer

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) encerraram, nesta quarta-feira (20.10), o treinamento sobre manejo em piscicultura para acompanhar e orientar produtores do Consórcio Nascentes do Pantanal. Desde segunda-feira (18.10), a programação foi dividida com aulas teóricas na Câmara de Vereadores de Conquista D´ Oeste e práticas em três propriedades na zona rural da cidade.

A qualificação é resultado da parceria entre a Empaer e a Prefeitura de Conquista D´Oeste devido o crescimento da piscicultura que vem ganhando cada vez mais espaço na economia local e, em toda região.

O veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Flávio Carlos do Nascimento foi um dos instrutores e destacou a importância da iniciativa. “Foram três dias de muita troca de experiência. Passei noções de estudo de mercado, necessidade de projeto, recurso financeiro público e privado, manejo, sanidade, tipos de tanque, além das visitas guiadas que os participantes puderam conhecer o perfil de cada produtor”.

Segundo Flávio, com o conhecimento os técnicos estão aptos a orientar e auxiliar o produtor. “Foi uma experiência rica porque a interação foi a principal característica. Sugiram muitas dúvidas que no transcorrer do treinamento foram sendo sanadas. Tive a oportunidade de ensinar, mas aprendi também”, pontua o veterinário.

A analista ambiental da unidade descentralizada da Sema, Eliane Aparecida de Freitas, explica que um dos assuntos apresentados foi sobre a descentralização que facilitou o acesso e a aproximação de toda pessoa interessada nos serviços da Sema na região.

“Queremos orientar e auxiliar, por isso, atendemos o convite. O produtor é um empreendedor. Ele investe e precisa conhecer a legislação que rege o meio ambiente. Para os que já estavam antes é importante se regularizar e muitos têm nos procurado”.

Eliane explica que além de todo procedimento para regulamentar a prática precisa estar associada à liberação para poder comercializar o peixe, caso haja qualquer empecilho prejudica toda uma cadeia de investimento. “Os técnicos da Empaer são porta-vozes e nos auxiliam a propagar a importância de seguir toda legislação. Na qualificação deixei bem claro a importância da iniciativa”.

O técnico da Empaer de Curvelândia, Valmir Garcia explica a cadeia produtiva da piscicultura no município conta com aproximadamente 180 hectare de tanque escavado. Ele destacou a importância do perfil da propriedade e do produtor na atividade, conforme o clima, a genética, nutrição, o manejo, a sanidade e o mercado.

“É importante escolher a espécie de peixe conforme o mercado consumidor a ser alcançado, além da aptidão da região. Observamos que no município de Conquista D'Oeste tem sido utilizado o matrinxã, jatuarana e tabatinga".

Segundo Valmir, durante o treinamento ficou evidenciado por exemplo, que a construção de tanques de 1,3 hectares tem trazido melhores resultados, devido ao desenvolvimento dos peixes e a facilidade de fechar uma carga de transporte por tanque. O que facilita o manejo, diminuindo o estresse dos animais. “É mais um desafio que vamos levar para o produtor”, destaca o técnico.

Já Cleiciany Miranda, técnica da Empaer de Cáceres, destacou que ficou surpresa que na piscicultura, a alimentação é um dos pontos de maior preocupação, pois representa cerca de 70% dos investimentos nesta área. Por isso, o cuidado diário precisa ser considerado pelo produtor.

“Vamos qualificando para poder auxiliar os produtores da agricultura familiar e fomentar cada vez mais o nosso trabalho que é levar comida de qualidade na mesa do cidadão”.

Participaram também do treinamento técnicos da Empaer de Pontes e Lacerda, Comodoro, Conquista D´Oeste, Vale de São Domingos, Porto Esperidião, Salto do Céu, Jauru, Nova Lacerda, Reserva do Cabaçau e São José dos Quatro Marcos.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Comissão estadual faz visita técnica a malharias da Capital

O grupo composto por Sedec, Sefaz, Seplag, Fiemt e UFMT é responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Preliminar do setor de vestuário

02 de Dezembro de 2021 as 15h00

Estado

Sema passa a receber processos e documentos pelo Sigadoc; veja as exceções

Processos de Licenciamento Ambiental, Outorga de Recursos Hídricos e Reflorestamento continuarão a tramitar fisicamente até 23/03/2022

02 de Dezembro de 2021 as 15h00

Estado

Comando Geral da Polícia Militar define planejamento operacional para policiamento de fim de ano em MT

A Operação Fim de Ano da Polícia Militar será deflagrada em todo o estado no dia 20 de dezembro

02 de Dezembro de 2021 as 14h45

Estado

Governo investe R$ 10 milhões na entrega da nova frota de viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

Além da entrega dos veículos, outro momento marcante foi a promoção da primeira mulher à patente de coronel, o mais alto posto superior do militarismo

02 de Dezembro de 2021 as 14h30

Estado

Participantes do Programa Carbono Neutro MT terão certificação da ABNT

Mato Grosso é o primeiro Estado a adotar certificação da ABNT que confere reconhecimento nacional e internacional às empresas que promoverem ações de descarbonização

02 de Dezembro de 2021 as 14h30

Estado

Academia Costa Verde da Polícia Militar celebra seus 34 anos com a entrega de honrarias nesta quinta- feira (02)

A cerimônia acontece na sede da Academia da PMMT, em Várzea Grande

02 de Dezembro de 2021 as 14h15

Estado

Gestores regionais e municipais participam da primeira capacitação do Alfabetiza MT

O objetivo principal da formação é fortalecer os planos relacionados à evolução dos indicadores de alfabetização

02 de Dezembro de 2021 as 11h30

Estado

Artistas mato-grossenses integram programação do Festival Satyrianas

As apresentações serão virtuais e presenciais no Cine Teatro Cuiabá, Casa Cuiabana e Cine Xin, em Cáceres

02 de Dezembro de 2021 as 11h15

Estado

Sema-MT passa a receber processos e documentos pelo Sigadoc; veja as exceções

Ainda serão recebidos processos de Licenciamento Ambiental, Outorga de Recursos Hídricos e Reflorestamento, que continuarão a tramitar fisicamente até o dia 23/03/2022

02 de Dezembro de 2021 as 10h00

Estado

Grupo com atuação no tráfico internacional de cocaína é alvo da PF

Os traficantes usavam aviões para o transporte da droga

02 de Dezembro de 2021 as 09h45

Estado

MJ estabelece normas para visitas íntimas nas penitenciárias do país

Resolução foi publicada hoje no Diário Oficial

02 de Dezembro de 2021 as 08h45

Estado

Setasc inaugura posto de atendimento do Sine em Brasnorte

Inauguração será realizada na sexta-feira (03.12), às 9h

02 de Dezembro de 2021 as 08h30

Estado

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena; prêmio acumula em R$ 16 milhões

As dezenas sorteadas são as seguintes: 08 - 09 - 32 - 52 - 53 -57

02 de Dezembro de 2021 as 04h30

Risco de Variante

Passageira vinda da África descumpre isolamento e vai a shopping

Mulher foi ao shopping com os dois filhos após vir de local onde há a nova variante da Covid

01 de Dezembro de 2021 as 21h11

Estado

Governador faz balanço das principais entregas: "Mato Grosso evoluiu em todas as áreas"

Mauro Mendes elencou construção e reforma de hospitais, redução de impostos, ações sociais e obras em todas as regiões

01 de Dezembro de 2021 as 19h00

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO