Estado

TV Unifap é a nova integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública

TVU Digital passa a operar o canal 46.1

Fonte:EBC
14 de Outubro de 2021 as 17h 15min

© Marcello Casal JrAgência Brasil

A emissora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) é a nova integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A TV Digital Unifap (TVU) estreia oficialmente a programação a partir da próxima segunda-feira (18).

O termo de cooperação foi assinado em julho deste ano entre as instituições para a formalização da parceria e operacionalização da emissora, que teve licenciamento aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) este mês.

O reitor da Unifap Júlio César Sá de Oliveira esteve hoje (14) na sede da EBC em Brasília para a formalização da adesão à RNCP. Também estiveram presentes o Diretor Geral da EBC, Roni Baksys; o Diretor de Operações e Tecnologia da EBC, Pedro Boszczovski; o Gerente Executivo de Planejamento de Programação da Rede Nacional de Comunicação Pública, Vancarlos Alves, e o Diretor de Tecnologia da UNIFAP, Alípio Júnior e, por videoconferência, o Diretor da Rádio e TV UNIFAP, Paulo Vitor Giraldi Pires.

Desde 30 de setembro, a TV Unifap está operando em fase de testes as transmissões da TV Brasil no canal 46.1, e multiprogramação – TV Brasil 1, TV Escola e Canal Saúde. A partir da assinatura, a emissora comprometeu-se a utilizar o mínimo de dez horas e meia de conteúdo da TV Brasil em sua programação. A EBC disponibilizará suporte operacional e técnico.

Para o presidente da EBC, Glen Valente, parcerias como essa agregam valor não só para a EBC, mas para todo o sistema de comunicação pública do país. “A Rede Nacional de Comunicação Pública permite a distribuição de conteúdo de relevância nacional produzido localmente pelas afiliadas, além da expansão do sinal e alcance da programação da TV Brasil.”

O reitor da Universidade Federal do Amapá afirmou que a TV era um sonho da universidade. “Parecia distante, mas a entrada do protagonismo da EBC nos deu ânimo para trabalharmos mais por esse objetivo. Com o canal, pretendemos dar ao cidadão do Amapá uma opção de conteúdo sério e honesto, com programação educativa e local do estado, além de um instrumento pedagógico para os alunos da universidade. Queremos mostrar o Amapá para o próprio estado e para o Brasil”.

TV Unifap

Desde 2019, a Universidade Federal do Amapá planeja a integração da TV universitária à RNCP. A inauguração da emissora será uma homenagem póstuma da universidade ao falecimento de um ano do padre Professor Aldenor Benjamim, idealizador da TV Unifap, que teve um papel importante na realização deste projeto.

A TVU também será espaço para prática laboratorial dos estudantes de Jornalismo da Unifap e ainda firmará parcerias com os cursos de graduação e pós-graduação. Em breve, a TVU também estreará programas locais, incluindo telejornais, entrevistas, séries, documentários, entre outros formatos.

A Rádio Unifap integra a Rede Nacional de Comunicação Pública/ Rádio desde 2019.

Rede Nacional de Comunicação Pública de TV

Formada por 48 emissoras afiliadas e quatro emissoras próprias, a Rede tem o objetivo de difundir produções da TV Brasil e fortalecer a produção regional por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico.

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, como a da TV Brasil que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Governador: "Se com logística desfavorável, MT chegou onde chegou, imagina agora com os fortes investimentos do Governo"

Mauro Mendes falou das potencialidades e perspectivas do Estado durante evento

27 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

“Esse empreendimento vai viabilizar o turismo aqui na baixada Cuiabana”, afirma deputado Paulo Araújo

Parlamentar ressaltou importância da iniciativa lançada pelo governador Mauro Mendes

27 de Novembro de 2021 as 15h45

Estado

Cerca de 100 feirantes passam por exame preventivo ao câncer de próstata

Ação foi realizada na manhã deste sábado (27), na Feira do Porto, em Cuiabá

27 de Novembro de 2021 as 15h45

Estado

GAP apreende 13 kg de maconha e prende quadrilha em Várzea Grande

Parte da droga foi encontrada no forro do banheiro de uma residência

27 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

Primeiro Comando Regional da PM divulga produtividade da Operação Black Friday

Ação contou com unidades especializadas da PM

27 de Novembro de 2021 as 14h00

Estado

Casamento comunitário será neste domingo no Distrito Federal

O evento será realizado às 17h no Museu da República

27 de Novembro de 2021 as 12h30

Estado

Complexo Penitenciário Ahmenon oportuniza trabalho em fábrica a reeducandos

Para o trabalho laboral é necessário que o recuperando tenha cumprido 1/6 da pena e e tenha bom comportamento dentro da unidade

27 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Otaviano Pivetta assume Governo por três dias

Mauro Mendes reassume o Governo na quarta-feira (01.12)

27 de Novembro de 2021 as 11h15

Estado

Presidente da Confederação de Automobilismo afirma que Parque Novo Mato Grosso estará credenciado a receber grandes eventos

Giovanni Guerra afirmou que investimento do Governo de Mato Grosso é um “presente” para o automobilismo

27 de Novembro de 2021 as 08h45

Estado

Metamat irá reativar mais dois garimpos em Mato Grosso

A reabertura dos garimpos vai beneficiar cerca de 20 mil trabalhadores

26 de Novembro de 2021 as 18h30

Estado

Mais de 280 profissionais são capacitados em urgência e emergência psiquiátrica

Capacitação tem o objetivo de oferecer instrumentos teóricos e práticos para a avaliação, intervenção e encaminhamento das principais emergências e urgências psiquiátricas

26 de Novembro de 2021 as 18h30

Estado

Ações da Assistência Social são discutidas em IV Reunião Ordinária

O evento realizado através da secretaria adjunta de Assistência Social (Saas) contou com a participação de gestores e técnicos dos municípios do Estado

26 de Novembro de 2021 as 18h15

Estado

Setasc já realizou mais de 1,5 mil atendimentos na 3° Expedição Araguaia-Xingu

Caravana ainda passará pelos municípios de Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu e Santa Terezinha

26 de Novembro de 2021 as 18h15

Estado

MT tem sido uma máquina impulsionando o Brasil e vai ser um celeiro de novos pilotos, afirma Nelson Piquet

Tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet participou do lançamento do Parque Novo Mato Grosso nesta sexta-feira (26.11), uma das mais importantes iniciativas do Estado para o desenvolvimento da Baixada Cuiabana

26 de Novembro de 2021 as 17h30

Estado

Sexta-feira (26): Mato Grosso registra 552.325 casos e 13.996 óbitos por Covid-19

Há 47 internações em UTIs públicas e 31 em enfermarias públicas; taxa de ocupação está em 25% para UTIs e em 7% para enfermaria

26 de Novembro de 2021 as 17h15

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO