Estado

UFRJ inaugura projeto de geração simultânea de eletricidade e água

Sistema pode transformar água do mar em água potável

Fonte:Agência Brasil
23 de Maio de 2022 as 14h 45min

© Tomaz Silva/Agência Brasil

A Coppe - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia - da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inaugurou hoje (23) um protótipo chamado Ilha de Policogeração Sustentável capaz de gerar simultaneamente eletricidade, água destilada e biodiesel. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Carolina Naveira-Cotta, o sistema conjuga o uso de energia solar com a recuperação de calor.

“Temos painel solar que gera eletricidade e, ao gerar eletricidade, joga fora muito calor no ambiente. Esse calor é recuperado para a destilação de água. Por isso, permite gerar eletricidade simultaneamente à água destilada. Essa água é potável, pode ser usada para consumo humano ou ter algum uso industrial”, informou, em entrevista àAgência Brasil.

De acordo com a professora, o projeto pioneiro no país pode ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do semiárido nordestino que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, chamadas de off-grid. Ilhas, áreas em conflito ou de desastres ambientais também seriam atendidas.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

“Pode ser aplicado em qualquer lugar que esteja remoto ou inóspito. Então, se pode pensar em uma ilha, uma plataforma, um navio, no semiárido do nordeste, para atender comunidades que dependam de energia e também de água”, revelou, completando com o exemplo de uma ilha também off-grid. “Não tem cabo chegando lá [na ilha], em vez de queimar diesel no gerador, coloca um painel, gera eletricidade e transforma água do mar em água potável”, comentou.

A professora informou que no semiárido nordestino há cerca de 4 mil comunidades identificadas com necessidade de água. Atualmente, revelou, o Programa Água Doce (PAD) do governo federal atende 900 comunidades com o sistema funcionando, o restante está a espera de ter energia ou água ou os dois simultaneamente.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

“Certamente, no Nordeste a gente tem uma área de aplicação imediata”, observou, destacando que o PAD faz dessalinização da água, mas necessita de eletricidade e, por isso, nem todas as comunidades identificadas puderam ser atendidas. “O nosso descentralizador pode ser complementar ao PAD.”

Segundo a Coppe, o protótipo é financiado pela Petrogal Brasil via Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Embrapii-Coppe, e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Marinha do Brasil.

O projeto desenvolvido no Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas (LabMEMS) da UFRJ vai completar em junho dois dos três anos definidos no contrato. O protótipo foi montado há cerca de um ano. Chefiado pela professora, contou com a participação de 15 pesquisadores.

Investimentos

A coordenadora afirmou que projetos do tipo passam por uma escala que vai se 1 a 9, criada pela Nasa para indicar o amadurecimento tecnológico de um produto. Na escala, o máximo representa que pode ser comercializado. O projeto apresentado hoje está em TRL (Technology Readiness Level) 6, correspondente a demonstrador em ambiente relevante. Para o projeto subir de nível depende de investimentos do governo federal ou de empresas do setor privado interessadas na sua aplicação.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

“O governo federal ou alguma empresa que tenha interesse em trabalhar conjuntamente para replicarmos ou levar esse demonstrador daqui para um lugar operacional, ou seja, interior do Nordeste, por exemplo. Ele está pronto e demonstrado para ganhar escala, mas, para isso, precisamos de colaborações ou do governo federal ou de indústrias”, relatou, afirmando ter esperança de que a Petrogal Brasil tenha interesse em dar continuidade ao projeto.

“Eles poderiam ser a própria indústria, continuando a colaboração, mas hoje aqui, na inauguração, tivemos várias empresas e agências que poderiam também ter interesse e ajudar no próximo passo.”

Custos

Conforme a professora, é difícil falar em valores, uma vez que foi desenvolvido apenas um protótipo. Os custos, segundo ela, podem cair se ele for produzido em grande escala. “Os custos são similares a qualquer processo de dessalinização. Só que, aqui, a vantagem é que depois de instalado é muito mais barato, porque é autossuficiente. Gera eletricidade e, com o rejeito com o calor jogado fora, dessaliniza a água, então, os custos operacionais, a nossa expectativa é que sejam menores que em outros processos”, disse.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O protótipo, inaugurado nesta segunda-feira, está montado em frente ao Centro de Tecnologia 2, Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio.

A ilha de policogeração sustentável ocupa uma área de 200m², onde foram instalados um painel fotovoltaico de alta concentração, com capacidade de gerar cinco quilowatts de energia elétrica e oito quilowatts de energia térmica, recuperáveis, além de três conjuntos de coletores solares para aquecimento de água. A ilha é flexível e pode ser modificada para uso em outros locais e adaptada para cogeração de outros insumos, dependendo do objetivo e uso.


Siga MT Agora no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube e aproveite para entrar em nosso grupo do WhatsApp clicando AQUI e deixar aqui abaixo o seu comentário.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

COMENTARIOS

Mais de Estado

Estado

Delegação de atletas estudantes é recebida no Palácio do Planalto

Evento foi homenagem a grupo que defendeu país na Gynminasíade

06 de Julho de 2022 as 18h45

Estado

Parceria entre EBC e Canal Rural incrementa produção do Agro Nacional

Nova temporada do programa começa neste domingo (10)

06 de Julho de 2022 as 17h45

Estado

Exposição em homenagem à Frida Kahlo está aberta ao público na Galeria Lava Pés

A visitação é gratuita, e a mostra fica no espaço cultural até 29 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h

06 de Julho de 2022 as 15h15

Estado

Jovem é presa transportando 20 tabletes de maconha em ônibus intermunicipal

A suspeita embarcou em um ônibus em Cuiabá e iria até Água Boa, mas foi detida em Primavera do Leste

06 de Julho de 2022 as 14h15

Estado

Novos conselheiros de Cultura tomam posse nesta sexta-feira (08.07)

O evento será no Cine Teatro Cuiabá, com participação do novo colegiado

06 de Julho de 2022 as 12h15

Estado

Detran orienta para a importância da comunicação de venda e transferência de propriedade do veículo

Além de ser um procedimento obrigatório, previsto no Código de Trânsito Brasileiro, a comunicação de venda resguarda o vendedor do recebimento de pontuações de eventuais infrações cometidas pelo comprador

06 de Julho de 2022 as 11h15

Estado

Grupo de tráfico internacional de drogas é alvo de operações da PF

Policiais cumprem 49 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão

06 de Julho de 2022 as 10h45

Estado

Suspeito de provocar aborto de mulher e jogar feto em lixeira é preso em flagrante pela Polícia Civil

A paciente deu entrada no hospital da cidade, com grave hemorragia, e foi constatado que ela sofreu um aborto provocado

06 de Julho de 2022 as 09h45

Estado

Escola de Governo realiza curso sobre formação e reforma do estado brasileiro

A qualificação abordará a origem, formação e transformação do estado brasileiro até a sua configuração atual como estado de gestão submetido à globalização

06 de Julho de 2022 as 09h30

Estado

Operação cumpre 30 mandados judiciais contra grupo criminoso formado para fraudar o fisco estadual

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis e Pedra Preta, no sul do estado e em Goiânia (GO).

06 de Julho de 2022 as 07h45

Estado

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 55 milhões

As apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

06 de Julho de 2022 as 07h00

Estado

Risco de acidente é maior em rodovia pública, diz estudo

Levantamento foi feito pela Fundação Dom Cabral

05 de Julho de 2022 as 19h00

Estado

Observatório em Minas Gerais capta meteoro brilhante

Evento luminoso foi registrado na cidade mineira de Brazópolis

05 de Julho de 2022 as 18h45

Estado

Motoristas do RJ podem solicitar a renovação da CNH pela internet

Presença só será necessária para fazer a foto e registrar a biometria

05 de Julho de 2022 as 18h15

Estado

EBC ganha prêmio dedicado à imprensa do agronegócio

Votação online definiu a relação dos três primeiros colocados

05 de Julho de 2022 as 16h15

Busca telefônica em Lucas do Rio Verde - MT

ENQUETE

veja +

COTAÇÃO