Agronegócios Soja
MT bate recorde de esmagamento de soja: 936.744 mil toneladas
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), isso se deu graças à antecipação da colheita do grão, a inauguração de novas indústrias no estado e a queda nos preços da soja.
29/02/2024 19h08
Por: MT Agora Fonte: Ana Karla
Foto: reproduçao

O ano de 2024 começou com um marco histórico para o agronegócio de Mato Grosso: o esmagamento de soja atingiu um recorde em janeiro, com o processamento de 936.744 mil toneladas. O resultado representa um aumento de 10,74% em relação ao mesmo período do ano anterior e de 2,41% em comparação com dezembro de 2023.


Isso se deu graças à antecipação da colheita do grão, a inauguração de novas indústrias no estado e a queda nos preços da soja.


Quanto à margem bruta de esmagamento, o indicador apresentou um aumento notável de 38,60% em relação a dezembro, estimado em R$ 521,67 por tonelada. Apesar da redução nos preços do farelo e do óleo de soja no último mês, o valor da soja em grão teve uma desvalorização mais expressiva em comparação com os subprodutos, resultando no crescimento da margem das esmagadoras.


Na primeira quinzena de fevereiro, os valores da soja em grão mantiveram uma tendência baixista, o que pode impactar na margem bruta e no ritmo de esmagamento no estado.