Cidades Sorriso - MT
Sala de Robótica é inaugurada na Escola Municipal Aureliano e amplia ensino tecnológico em Sorriso
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (19), a sala de robótica da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, em Sorriso. A estrutura, que j...
19/05/2025 11h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (19), a sala de robótica da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, em Sorriso. A estrutura, que já existia e foi construída com recursos próprios da escola, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 100 mil em equipamentos. Cerca de 800 alunos serão beneficiados com as aulas, realizadas quinzenalmente, com duração de duas horas.

Durante a solenidade, o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, destacou a importância do investimento na educação tecnológica. “O valor investido é pequeno diante da grande recompensa que nossos alunos terão com esse projeto. A robótica é uma porta de entrada para o futuro, e estamos plantando sementes que certamente darão muitos frutos”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Adriana Reicherdt, também comemorou a ampliação do projeto na rede municipal. “Hoje, já contamos com oito escolas com salas de robótica. O objetivo é oferecer oportunidades para que nossas crianças e adolescentes desenvolvam habilidades fundamentais, como raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe e interesse pela ciência e tecnologia”, ressaltou.

Além da inauguração da nova sala, o município também celebrou conquistas importantes na área. Três alunas da Escola Municipal São Domingos participaram da etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), conquistando o 2º lugar e garantindo vaga para a etapa nacional. Após a competição, as estudantes foram contempladas com bolsas no valor de R$ 300,00, por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As bolsas são válidas de maio a dezembro, período em que as alunas deverão desenvolver uma pesquisa científica e apresentar relatórios mensais.

Na Escola CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica), também de Sorriso, mais alunas aguardam ansiosas a possível contemplação do mesmo benefício.

  • Texto: Larissa Gribler

    Fotos: Ney Douglas

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).