O município de Lucas do Rio Verde será sede de uma capacitação sobre o manejo e controle de animais peçonhentos (aranha e escorpião). Serão cinco dias de formação, com início na próxima segunda-feira (26).
O curso é promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, por meio do Escritório Regional de Saúde de Sinop e contará com a participação de servidores dos 16 municípios da Região de Saúde Teles Pires.
A coordenadora de Combate a Endemias de Lucas do Rio Verde, Miriam Helena de Campos, explica que o objetivo é capacitar os profissionais sobre como eliminar e evitar os animais.
Em 2024, o município registrou o primeiro caso de escorpião-amarelo. O animal foi levado a Vigilância em Saúde pelo próprio morador. A equipe de endemias foi até o local e conseguiu eliminar a espécie.
“É muito importante essa atualização de conhecimento, tendo em vista o surgimento de animais que antes não encontrávamos na nossa região”, ressaltou a coordenadora de Combate a Endemias.
De Lucas do Rio Verde, quatro servidores participarão do curso e depois terão a missão repassar aos outros. Serão 40 horas de capacitação, com aulas práticas e teóricas e atividades em campo.