Geral Legislativo - MT
Sessão especial requerida por Wilson Santos homenageia pioneiros pelos 25 anos do curso de Filosofia da UFMT
As homenagens foram concedidas a professores, regressos e técnicos que contribuíram com a formação de profissionais na área da filosofia
12/12/2025 09h51
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
Wilson Santos com os pioneiros do curso de filosofia da UFMTFoto: Samantha dos Anjos

Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), homenageou, com a entrega de títulos e moções de aplausos importantes integrantes do curso de filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A cerimônia realizada nesta quarta-feira (10) destacou a importância do curso, que completou 25 anos de existência e que contribuiu com a formação de profissionais comprometidos com a ética, o pensamento crítico e o desenvolvimento intelectual no estado. 

Dentre os homenageados estão os professores Antônio Crisóstomo do Prado, Josita Correto da Rocha Priante e Roberto de Barros Freire que fizeram parte da fundação do setor acadêmico. 

 O parlamentar, que concluiu duas graduações na instituição de ensino superior, em Ciências e Direito, teve a oportunidade de contribuir com a universidade por meio de emendas parlamentares durante seus dois mandatos como deputado federal. Um dos recursos foi aplicado para contribuir com a infraestrutura da comunidade acadêmica de filosofia. “Comecei a minha vida política aqui, na UFMT, no movimento estudantil. Eu passei pelo Congresso Nacional e tive a oportunidade de ajudar a minha universidade com emendas parlamentares. Hoje, aqui, estamos prestando essa homenagem”, explanou.

 Ele destacou a Lei n.º 6.860/1997 , de sua autoria, que institui o ensino de filosofia nas escolas de 2° grau da rede pública e privada de Mato Grosso. “Vale destacar essa lei que fizemos há 28 anos, obrigando a disciplina de filosofia no ensino médio de Mato Grosso. Não é um projeto meu. Fui provocado em nome da sociedade e que vem dado oportunidades para muitos filósofos. Tem muita gente trabalhando nas escolas, ajudando a pensar, questionar e aprofundar as discussões e a construção de cidadãos muito mais conscientes com pensamento crítico”, destacou. 

O curso de Filosofia da UFMT-  A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi fundada em 10 de dezembro de 1970, posteriormente foi criado o curso de filosofia que teve o reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC), sendo colocado em prática no ano de 1999 e consolidado em 2000.