Cidades Tecnologia na Saúde
Hospital Central terá cirurgia robótica e será o mais moderno do estado, afirma secretário de Saúde
Além da gestão do grupo Albert Einstein, nova unidade estadual contará com equipamentos de última geração para procedimentos minimamente invasivos de alta precisão.
21/12/2025 08h44
Por: Redação Fonte: Robson Alex - MT Agora
Posições divulgadas são para a fase pré-operacional do hospital, as vagas para atividades assistenciais serão divulgadas em breve - Créditos: Michel Alvim | Secom-MT

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou que o recém-inaugurado Hospital Central de Mato Grosso, em Cuiabá, contará com tecnologia de cirurgia robótica. A implementação coloca a unidade em um restrito grupo de hospitais públicos do Brasil que oferecem procedimentos realizados com auxílio de robôs, garantindo maior precisão e recuperação mais rápida aos pacientes.

Em entrevista recente, o secretário destacou que a inclusão dessa tecnologia faz parte do planejamento estratégico para tornar o Hospital Central a principal referência em alta complexidade do Centro-Oeste.

"Nós não estamos entregando apenas uma estrutura nova, mas sim o que existe de mais moderno na medicina mundial. O Hospital Central terá cirurgia robótica, o que representa um salto de qualidade imenso para o sistema público", afirmou o secretário.

Vantagens da Tecnologia Robótica

A chegada dos robôs cirúrgicos ao Hospital Central deve impactar diretamente áreas como urologia, ginecologia e cirurgia geral. Entre os principais benefícios do sistema robótico estão:

Gestão e Capacitação

A operação desses equipamentos será coordenada pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, que detém vasta expertise em cirurgia robótica no Brasil. A parceria garante que, além do equipamento, o hospital conte com profissionais altamente treinados e protocolos de segurança internacional.

Para a população do interior, incluindo Lucas do Rio Verde, a disponibilidade desta tecnologia em Cuiabá representa a democratização do acesso a tratamentos que, até então, estavam restritos à rede privada de alto luxo ou a grandes centros como São Paulo. A integração da robótica ao SUS estadual reforça a narrativa da gestão Mauro Mendes de entregar um "hospital de rico" para o atendimento de toda a população mato-grossense.