Na Vila Encantada de Lucas do Rio Verde, a magia do Natal vai muito além das luzes e da encantadora decoração. Ela se revela também na diversidade de sabores da praça de alimentação e nas apresentações artísticas que integram a programação cultural, tornando as noites ainda mais especiais. Sobretudo, manifesta-se na geração de oportunidades para empresários e artistas luverdenses que, por meio de editais da Prefeitura, passaram a fazer parte do evento mais aguardado do ano: o Natal da Esperança.
“Os editais, tanto na área da gastronomia quanto nas artes, desempenham um papel essencial no fortalecimento econômico e cultural de Lucas do Rio Verde. Assim, o Natal da Esperança não apenas oferece oportunidades de trabalho, mas também promove pesquisa, produção e valorização cultural dentro da comunidade”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.
Ainda em setembro, a Secretaria de Cultura e Turismo lançou o Edital nº 06/2025, voltado para a seleção de projetos artísticos que abrilhantariam o palco do Centro de Eventos Roberto Munaretto. Ao todo, foram investidos 250 mil reais, provenientes do Fundo Municipal da Cultura, criado pela Lei nº 3390/22, Fundo Especial de Incentivo a Projetos Culturais e o Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
O investimento contemplou 14 projetos de artistas locais, dentre cantores, corais, espetáculos de dança, contação de histórias, oficinas de doces e artesanato natalino, além de personagens artísticos.
“Quando soubemos que havíamos sido selecionados e que teríamos três oportunidades de mostrar o valor de uma área cultural pouco explorada por aqui, o canto coral contemporâneo, o nosso ato de esperançar se transformou em certeza e felicidade por poder falar da verdadeira história do Natal por meio da voz. Tenho valorizado muito a Prefeitura por se preocupar em planejar uma festa para toda a família. Só posso dizer: ‘Parabéns, continuem! E muito obrigado pela oportunidade de fazer parte da história do Natal da Esperança’”, declarou Felipe Nascimento, responsável pelo coral “A verdadeira história do Natal”.
(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)
Já em outubro, a Secretaria lançou o Edital Nº 07/2025, que buscou selecionar e valorizar empresários luverdenses que comercializam alimentos e bebidas. Puderam participar da seleção microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), legalmente constituídas nos segmentos de restaurantes, bares, lanchonetes e similares.
O edital selecionou dez empreendimentos, entre eles o Mama Mia, uma empresa familiar que oferece pizza, macarrão e a tradicional jantinha cuiabana para os visitantes.
“Tem sido uma experiência gratificante, especialmente porque somos uma empresa nova, formada por uma união de famílias. Recebemos uma boa aceitação do público e já estamos pensando em expandir. Está sendo uma oportunidade de ouro, pois a grande movimentação de visitantes na Vila faz com que muitas pessoas conheçam a nossa empresa”, destacou Regina Bichoff, representante do Mama Mia.
Por meio dessa iniciativa, a gestão municipal reafirma o seu compromisso de consolidar Lucas do Rio Verde como uma cidade de oportunidades para todos, reconhecendo e valorizando o talento do seu povo, tanto na gastronomia quanto nas artes. A ação possibilita a realização de sonhos, impulsiona a economia local e fortalece a diversidade cultural do município luverdense.