Policia Polícia Militar/MT
Atuação rápida da Polícia Militar salva vidas de bebês engasgados em Mato Grosso
Atendimentos rápidos e técnicos da PM garantiram o socorro imediato a recém-nascidos e crianças pelo Estado
24/12/2025 10h42
Por: Redação Fonte: Polícia Militar - MT

O Natal da família do pequeno Henrique de Almeida tem um novo significado. No último dia 17 de dezembro, o bebê, de apenas 15 dias de vida, foi salvo, após se engasgar com leite materno, em Cuiabá, devida à rápida atuação de policiais militares do 3º Batalhão, que realizaram os primeiros socorros ainda na unidade policial.

Desesperada ao perceber que o filho havia perdido a respiração, a mãe, Mariana Regina Prates de Almeida, correu até a base da PM, localizada a poucos metros de sua residência, onde os militares iniciaram imediatamente os procedimentos de desengasgo com a manobra de Heimlich. Após a estabilização inicial, o bebê foi encaminhado em uma viatura até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon, onde recebeu atendimento médico.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT

 

A mãe do recém-nascido relembrou o momento de tensão e destacou o acolhimento e agilidade dos policiais. “Com todo o desespero, fomos até o Batalhão, que inclusive é perto da minha casa. Chegando lá, fui atendida da forma mais rápida possível. Prestaram todo o cuidado com meu bebê. Me senti aliviada ao chegar lá e ver que eles fizeram o possível pelo meu filho. Tenho somente a agradecer”.

Ela ainda ressaltou o sentimento de alívio e gratidão ao saber que a família poderá celebrar as festas de fim de ano unida. “Foi um significado de recomeço, um alívio em saber que não passou de um susto, mas claro que temos que tomar todo cuidado do mundo. Estou feliz em saber que vamos passar o Natal, o Ano Novo e o resto da vida juntos. Quero agradecer ao Batalhão por me ajudar nesse momento que foi assustador pra mim”.

O avô do bebê, Magno Braga, também destacou a eficiência do atendimento prestado pelos militares, desde o primeiro contato até o encaminhamento à unidade de saúde. “Foi tudo muito rápido. Chegando lá, os policiais já começaram a fazer a massagem e, no mesmo momento, colocaram na viatura e levaram para a UPA”.

Segundo ele, a rapidez foi determinante para salvar a vida do neto. “O atendimento foi muito eficiente. O primeiro socorro foi feito ali na base do Moinho e depois na UPA. Quero agradecer de coração à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, ao comandante da base e a todos os policiais que fizeram esse primeiro atendimento”.

O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Adonival Coelho de Souza, destacou que o preparo técnico e o controle emocional dos policiais são fundamentais em ocorrências dessa natureza.

“A Polícia Militar possui preparo e controle emocional para atuar em qualquer tipo de ocorrência. Nossos policiais passam por constantes capacitações, justamente para agir com rapidez e segurança em situações de emergência, onde cada segundo pode ser decisivo para salvar uma vida”, disse.

O caso do pequeno Isaac se soma a uma série de salvamentos realizados pela Polícia Militar neste ano, demonstrando o preparo técnico das equipes para atuar em situações de emergência. Em Rondonópolis, policiais da Força Tática salvaram um bebê de um ano de idade que se engasgou, realizando a manobra de desobstrução das vias aéreas e garantindo o encaminhamento seguro à unidade de saúde.

Em Cuiabá, militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), atenderam diferentes ocorrências envolvendo crianças e recém-nascidos. Em uma delas, uma recém-nascida de apenas sete dias foi levada desacordada até a sede da unidade, onde policiais realizaram os primeiros socorros e salvaram a vida da bebê. Em outra ocasião, uma criança engasgada foi socorrida por militares do batalhão, após familiares buscarem ajuda na unidade.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT

 

Ainda na Capital, policiais militares salvaram outro bebê de 15 dias, que havia se engasgado com leite materno, sendo prontamente atendido e encaminhado para avaliação médica. Já em outra ocorrência registrada em Alto Taquari, quando uma bebê também se engasgou durante a amamentação e foi salva por policiais do 15º Batalhão de Alto Araguaia.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Claudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou que a atuação da corporação vai além do policiamento ostensivo.

“Essas ocorrências mostram que a Polícia Militar está presente para proteger a vida em todos os momentos. Nossos policiais estão preparados para agir não apenas no enfrentamento à criminalidade, mas também em situações de emergência, prestando socorro imediato à população quando mais precisa”.

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT

 

De acordo com o coronel Fernando, as ocorrências reforçam o papel essencial da Polícia Militar na preservação da vida e evidenciam que, em muitos casos, o primeiro atendimento prestado pelos militares são decisivos e garantem segurança a todos da sociedade.

"Nossos policiais militares são verdadeiros heróis de farda que, com bravura e agilidade, salvaram vidas de bebês em situações críticas de engasgo neste ano. Esses policiais converteram o desespero de famílias em alento. Essa proatividade reflete o compromisso inabalável da PMMT com a sociedade mato-grossense. Dessa forma, nossos militares reafirmam diariamente o nosso juramento de servir e proteger".