A Polícia Militar de Mato Grosso realizou 1.423 operações e ações de policiamento ostensivo, em todo o Estado, no ano de 2025. O número já supera em 20,2% o total de ações realizadas em todo o ano de 2024, quando 1.184 operações foram desempenhadas pela corporação.
Os números foram divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar (Spoe-PMMT) e abrangem todos os registros de operações realizados em todos os 142 municípios de Mato Grosso.
O coronel Anderson Luiz do Prado, subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, unidade responsável pelo alinhamento operacional dos Comandos Regionais da PM, destaca que o aumento do número de operações se deu em decorrência da maior integração entre as unidades militares e instituições parceiras. O coronel ainda ressalta as grandes operações de eventos realizadas neste ano pela corporação.
“Todas as operações são pensadas com a finalidade de garantir a ordem pública e a segurança da população, sempre levamos em conta os fatos de índices criminais e registros da ocorrência para estabelecermos um padrão de ostensividade e repressão de crimes, com prisões em flagrante e apreensões de conteúdos ilícitos. Também temos as operações focadas exclusivamente na proteção do cidadão, como as grandes eventos, por exemplo, onde a presença da PM inibe qualquer tentativa de delito”, enfatiza o coronel.
Policiamento ostensivo e repressivo
Desde a implantação do Programa Tolerância Zero pelo Governo do Estado, em novembro de 2024, a Polícia Militar manteve durante todo o ano de 2025 a operação com o mesmo nome para fortalecer policiamento ostensivo e repressivo em todas as regiões de Mato Grosso.
A operação ocorre com a intensificação de abordagens, buscas e checagens, com foco na prisão em flagrante de criminosos e retirada de circulação de entorpecentes, armas e outros materiais ilícitos. A operação também conta com as fases “Força Total”, em todo o Estado, e com a “Resposta Imediata”, que acontece atualmente na cidade de Cáceres como foco na repressão às facções criminosas.
Aproximação com a sociedade
Promovendo a aproximação com a população, a Polícia Militar implementou desde o mês de junho a Operação Centro Seguro, também realizada em todo o Estado. A operação tem como foco o policiamento ostensivo a pé, nos grandes centros comerciais, garantindo a ordem pública e coibindo roubos e assaltos em épocas de pagamento de salários e de grande movimentação de pessoas. Atualmente, a operação acontece na fase “Final de Ano”, com reforço do efetivo nas ruas.
Em 2025, Cuiabá tornou-se palco de grandes eventos nacionais e internacionais, contando com uma estrutura de segurança adequada por parte da Polícia Militar para a garantia da ordem pública.
Em outubro, mais de 900 policiais militares garantiram a segurança do público que prestigiou o show histórico da banda de rock Guns ‘n Roses, que aconteceu na Arena Pantanal. A operação da Polícia Militar de Mato Grosso foi a maior ação de segurança que ocorreu entre todos os shows da turnê da banda que aconteceu na mesma época.
No mês seguinte, em novembro, mais de 670 policiais fizeram a segurança das provas da Stock Car, que aconteceram na inauguração do Autódromo Internacional do Parque Novo Mato Grosso, na Capital.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, pontua que a presença da PM traz maior sensação de segurança para a população, fazendo com que trabalho dos policiais militares tenha mais efetividade em sua execução.
“Além de toda a presença física, com nossos homens e mulheres vindos de todas as regiões para esses eventos, também temos toda nossa tecnologia de armamentos e equipamentos que o Governo do Estado nos investe e que fazem com que nosso trabalho seja bem desempenhado. A população já espera e confia no nosso trabalho e nos nossos resultados e isso nos orgulha muito, de saber que estamos entregando segurança pública de qualidade para todos os nossos cidadãos, em todas as circunstâncias de operações e policiamento”, afirma o coronel Fernando.