A edição 2026 do Show Safra Mato Grosso, promovido pela Fundação Rio Verde em Lucas do Rio Verde, chega com um olhar ainda mais atento à diversidade do agro e ao fortalecimento da agricultura familiar. Em meio a um dos maiores eventos de difusão tecnológica voltados ao agronegócio do país, o campo experimental Show Safra Agro 360 se consolida como um espaço estratégico para evidenciar o papel complementar da agricultura familiar no desenvolvimento rural da região.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Felipe Palis, os trabalhos no campo experimental seguem em ritmo intenso, já que a feira acontece de 23 a 27 de março. A proposta do Agro 360, segundo o secretário, é justamente mostrar que a agricultura familiar e o agronegócio caminham lado a lado, cada um com sua importância econômica e social.
“Nosso objetivo sempre foi demonstrar que a agricultura familiar é uma atividade complementar ao agronegócio. Elas não competem entre si. Ambas têm seu peso e sua relevância para a sociedade”, destaca Felipe.
Mesmo em um evento nacionalmente reconhecido pela apresentação de grandes tecnologias e soluções para o agro em larga escala, o espaço dedicado à agricultura familiar se destaca pela robustez e pela proposta de inovação.
“No campo experimental, a equipe técnica busca apresentar novidades que possam servir como alternativas reais de diversificação produtiva, ampliando as oportunidades para o pequeno produtor rural”, explica o secretário.
Para 2026, o projeto segue os moldes do que foi apresentado na edição anterior, mas com avanços significativos. A programação prevê a demonstração de novas culturas, novas variedades e tecnologias adicionais, sempre com foco em produtividade, resistência e viabilidade econômica. A ideia é oferecer ao agricultor familiar um leque maior de opções, seja para diversificar a produção, seja para aprimorar culturas já consolidadas na propriedade.
“O campo precisa ser uma referência para o agricultor familiar. Queremos mostrar possibilidades de culturas que ainda não são tão exploradas na região ou variedades mais produtivas e resistentes, capazes de melhorar a rentabilidade no campo”, explica Palis.
Os trabalhos de implantação já estão em fase final. A maioria das culturas já está plantada e em plena produção, enquanto outras, de ciclo mais rápido, estão sendo planejadas estrategicamente para o período do evento.
A proposta é transformar o espaço mais uma vez, em ponto de encontro entre conhecimento, inovação e valorização da agricultura familiar no Show Safra Mato Grosso 2026.