Na tarde desta quinta-feira, 22 de janeiro, uma comitiva do município de Sinop esteve em Sorriso para uma visita técnica ao Museu Centro Histórico-Cultural Benjamin Raiser. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura do museu, entender como se deu o processo de implantação, a formação do acervo e o funcionamento do espaço, que hoje é considerado referência regional em preservação da história local.
A visita faz parte dos estudos para a criação de um museu municipal em Sinop. Durante o encontro, os representantes puderam conhecer a organização do acervo, as estratégias de conservação, o modelo de gestão e as ações educativas e culturais desenvolvidas no museu de Sorriso.
A comitiva de Sinop foi composta por Scheila Pedroso, secretária de Planejamento Urbano e Habitação; Leidiane Viegas, diretora de Turismo; Cleusa Mara, diretora de Cultura; Alexandra Berthe, assistente social; Lauren Menegon, gestora de projetos; e Ana Paula Santos, chefe de Gabinete.
As visitantes foram recepcionadas pela coordenadora do museu, a historiadora Maria Amélia de Souza Rossi, além da secretária municipal de Cultura Marisa Neto, do secretário adjunto Francisco Guimarães e do secretário adjunto de Turismo Nelson Eduardo Pereira da Costa.
Segundo a coordenadora do museu, a comitiva ficou impressionada com a estrutura e a qualidade do material exposto. “Apresentamos todo o nosso espaço, desde o processo de implantação até a formação do acervo, e ficamos muito felizes com o encantamento do grupo. É muito gratificante ver Sorriso sendo reconhecida como referência regional na preservação da sua história”, disse Maria Amélia.
O Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser, inaugurado em agosto de 2022 na Praça da Juventude, foi criado para preservar e contar a história da formação do município através de acervos documentais, objetos históricos, exposições interativas e conteúdos digitais. O acervo é composto por fotografias, objetos, documentos e peças que narram diferentes fases do desenvolvimento de Sorriso, além de exposições temporárias que destacam temas de interesse histórico e cultural.
Uma das inovações do museu é a utilização de recursos digitais, como painéis interativos e a construção de um Museu Virtual. Por meio de tecnologia e conteúdos digitalizados, visitantes têm acesso a uma linha do tempo interativa que inclui biografias, imagens e relatos sobre a história local.
Texto: Larissa Gribler
Fotos: Weriton Queiroz
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).