Geral Portos e Aeroportos
Missão Panamá: Governo Federal firma acordo de cooperação logística e negocia ampliação de serviços entre os países
Em agenda com o presidente Lula, ministro Silvio Costa Filho assina memorando para modernização portuária
28/01/2026 21h41
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos

A missão oficial do governo federal ao Panamá, encerrada nesta quarta-feira (28), marcou um novo passo na integração da infraestrutura sul-americana. Como parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cumpriu uma agenda estratégica na Cidade do Panamá, focada na atração de investimentos e na troca de tecnologia logística.

O saldo da viagem inclui a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Brasil e o Panamá e avanços nas negociações para ampliar a malha aérea entre os dois países, consolidando o papel do Brasil como protagonista na logística regional.

Durante seu discurso na abertura do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026, opresidente Luladestacou o avanço do programa Rotas de Integração Sul-Americana. “Continuamos empenhados em trabalhar com todos os países vizinhos. São dezenas de obras de melhoria de rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e aeroportos, além de infovias e linhas de transmissão, com potencial para dobrar o comércio intrarregional em poucos anos”, disse.

Para o ministro de Portos e Aeroportos,Silvio Costa Filho, a presença do Brasil no Panamá reafirma o compromisso do país em liderar o desenvolvimento da infraestrutura regional. "O objetivo é fazer um conjunto de reuniões bilaterais para fortalecer a agenda do desenvolvimento econômico, sobretudo com o olhar para o setor portuário, para o setor da aviação, para o setor da infraestrutura brasileira e ver de que forma o Brasil pode ampliar as parcerias com esses países que fazem parte de toda essa região", disse.

Parceria portuária e corredor verde

Um dos pontos altos da missão foi a formalização da parceria técnica voltada ao setor portuário. O documento assinado estabelecequatro pilaresde cooperação: aumento da competitividade via novas rotas, descarbonização, modernização tecnológica (com uso de inteligência artificial e Big Data) e capacitação profissional.

O acordo prevê ainda estudos para a criação de um "Corredor Verde" entre o Brasil e o Canal do Panamá; rota por onde transitam cerca de 5,8 milhões de toneladas de cargas por ano. O objetivo é incentivar o uso de combustíveis sustentáveis na navegação, alinhando a eficiência logística às metas globais de redução de emissões.

Ainda como parte da agenda, a comitiva realizou uma visita técnica às eclusas de Cocolí, infraestrutura estratégica que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico e reduz drasticamente as distâncias do comércio marítimo internacional. A equipe conheceu de perto a operação do canal, que serve de rota para milhões de toneladas de cargas brasileiras anualmente. A visita reforçou o papel vital desse corredor logístico para a competitividade do Brasil, facilitando o fluxo de importações e exportações com parceiros da Ásia e da América do Norte.

Agenda política

Na noite de terça-feira (27), o ministro acompanhou o presidente Lula em reunião com o presidente do Chile,José Antonio Kast, reforçando os laços diplomáticos e econômicos. Já nesta quarta (28), a comitiva participou do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, organizado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

Ainda no campo da articulação regional, a comitiva brasileira reuniu-se nesta quarta-feira com o presidente da Bolívia,Rodrigo Paz. O encontro bilateral, realizado logo após a abertura do Fórum Econômico, teve como foco central o debate sobre infraestrutura física e oportunidades de investimento entre os dois países, reforçando o compromisso do governo federal em destravar gargalos logísticos e potencializar o comércio na América do Sul.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos