Policia Polícia Militar/MT
Polícia Militar reforça policiamento nos 142 municípios do Estado com duas operações
Em Cuiabá, a solenidade ocorreu na Praça da República, região central da Capital
30/01/2026 11h16
Por: Redação Fonte: Polícia Militar - MT

A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (30.1), a 7ª edição da Operação Centro Seguro e a 23ª edição da Operação Força Total. Em Cuiabá, a solenidade ocorreu na Praça da República, região central. As ações de fortalecimento do policiamento tático e ostensivo, nos 142 municípios do Estado, integram o Programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, criado pelo Governo de Mato Grosso, no combate à criminalidade.

Até o dia 7 de fevereiro, serão realizadas diversas ações preventivas como pontos demonstrativos, saturações e abordagens policiais, com objetivo de garantir a ordem pública e combater crimes de roubos, furtos e outras práticas. A Operação Força Total é realizada em todo o território nacional com apoio do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM), e ocorre somente nesta sexta (30).

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT

O subchefe do Estado Maior, coronel Anderson Luiz do Prado destacou que são duas grandes operações de ocorrem de forma simultânea em todo o Estado, com o objetivo de intensificar o combate à criminalidade e reforçar a presença policial em áreas estratégicas, especialmente em regiões com maior fluxo de pessoas e índices de ocorrências.

“As operações Centro Seguro e Força Total reforçam a presença da Polícia Militar nas ruas e ampliam nossa capacidade de resposta contra a criminalidade. Com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, por meio do programa Tolerância Zero, temos conseguido intensificar as ações preventivas e repressivas, garantindo mais segurança e tranquilidade à população de Mato Grosso”, destacou o coronel Anderson Luiz do Prado.

O policiamento será reforçado com equipes dos batalhões de área do 1º Comando Regional, Cavalaria, Batalhão de Rondas Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão Ambiental (BPMPA), Força Tática e Companhia de Rondas e a Ações Intensivas Ostensivas (Raio).

"O planejamento operacional foi estruturado para atuar de forma integrada e estratégica, com emprego de efetivo e recursos em pontos sensíveis. Nosso objetivo é prevenir crimes, aumentar as abordagens e garantir mais segurança à população. O programa Tolerância Zero tem permitido à Polícia Militar ampliar sua capacidade de atuação", enfatizou o comandante do Comando Regional de Cuiabá, coronel Lima Júnior. 

Foto: Reprodução/Polícia Militar - MT