Política Legislativo
Câmara de Lucas do Rio Verde aprova calendário e inicia ano legislativo com foco em obras e mobilidade urbana
Em sessão ordinária com representantes do Executivo e Judiciário, vereadores aprovam calendário de 2026
03/02/2026 14h25
Por: Redação Fonte: Herbert de Souza / Ascom
Autor da Foto: Rayan Nicacio / Ascom

A Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde realizou na noite desta segunda-feira (2) a primeira sessão ordinária do ano, marcada pela presença de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário e pela definição da agenda de trabalhos para 2026. Estiveram presentes os nove vereadores da Casa, o prefeito Miguel Vaz (MDB), a primeira-dama Janice Ribeiro e o diretor do Fórum da Comarca, juiz Evandro Juarez Rodrigues.

Em seu discurso, o presidente Airton Callai enumerou os principais compromissos da Casa para o ano, como a atualização do regimento interno da Casa, a revisão da Lei Orgânica do Município e parcerias com o Executivo em projetos estruturantes. Entre as obras prioritárias, destacou a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além dos sistemas de drenagem do perímetro urbano da BR-163.

Callai também enfatizou a necessidade de modernização e reorganização da mobilidade urbana no centro da cidade, com previsão de discussões públicas no primeiro semestre do ano. “Vamos discutir com o comércio e, em uma segunda etapa, em outra audiência pública, com toda a população. Temos essa intenção de fazer isso até o meio do ano, que é para dar tempo possível do prefeito fazer o arranjo arquitetônico para a cidade. Isso vai fazer com que tenhamos um comércio mais pujante. A pessoa vai poder estacionar mais perto do comércio, que faz a roda girar, que gera emprego, gera riqueza para o Lucas do Rio Verde, mas também vai dar proteção para quem precisa usar a ciclovia e tudo mais”.

O prefeito Miguel Vaz reforçou a importância do diálogo entre os Poderes. “Agradecer pelo convite de estar aqui, poder deixar uma mensagem do Poder Executivo ao Legislativo, dizer da importância, ainda que poderes independentes, mas do diálogo, da harmonia, da construção conjunta”, declarou. Ele lembrou que 2026 será um ano desafiador, com menos dias úteis devido à Copa do Mundo e às eleições majoritárias, mas defendeu a continuidade dos trabalhos com foco no desenvolvimento do município. “Aqui no nosso Estado devemos estar muito atentos, mas não podemos deixar de tocar o nosso dia a dia com muito entusiasmo”, completou.

Durante a sessão ordinária, os parlamentares aprovaram o calendário legislativo para 2026, que estabelece as datas das sessões ordinárias ao longo do ano, com recesso em julho e dezembro. Também foram encaminhados outros projetos para análise das comissões legislativas. A sessão desta segunda-feira também foi a primeira da atual legislatura com a presença do vereador Josias Ferreira Lemes (MDB), que assume a vaga deixada por Gilson Fermino de Souza, convidado para assumir a Secretaria Municipal de Obras.