A Guarda Civil Municipal (GCM) de Lucas do Rio Verde apresentou o balanço das atividades realizadas nesta terça-feira (03/02). Com 13 atendimentos registrados, as equipes atuaram de forma estratégica entre o suporte assistencial, a fiscalização viária e o patrulhamento preventivo em diversos bairros da cidade.
Assistência e Segurança Um dos registros de destaque ocorreu no Pronto Atendimento Municipal (PAM), onde uma servidora alertou a guarnição sobre a entrada de uma vítima de violência doméstica. Os agentes compareceram à unidade de saúde para coletar os dados necessários e confeccionar o Boletim de Ocorrência, garantindo o suporte institucional à vítima. No Bairro Jardim Amazônia, uma denúncia similar foi verificada, mas a equipe constatou tratar-se de uma discussão familiar, sem agressões.
Na área central, a GCM interveio em uma situação de importunação envolvendo andarilhos na Avenida Amazonas. Após a abordagem e conversa com os indivíduos, eles deixaram o local.
Mobilidade e Infraestrutura O plantão também foi marcado por intensas ações de controle de tráfego. Na Avenida Goiás, a GCM garantiu a segurança viária durante a instalação de um novo Totem informativo e prestou apoio à Secretaria de Obras no acompanhamento de um veículo longo pela cidade.
Em relação a acidentes, foi registrado um sinistro na Avenida Goiás (Bairro Veneza) com coleta de dados no local. Um segundo chamado na mesma avenida foi dispensado pelas partes, que se comprometeram a formalizar o boletim posteriormente na base da corporação. Na Avenida das Nações, a guarnição monitorou a remoção de um caminhão danificado na via, que já contava com sinalização adequada.
Prevenção e Rondas A segurança nas instituições de ensino foi reforçada com a Ronda Escolar em unidades como CEI Anjo Gabriel, Escola Dom Bosco, Eça de Queiroz e Darcy Ribeiro, entre outras. Além disso, a "Operação Saturação IV" manteve o patrulhamento ostensivo nos bairros Pioneiro, Menino Deus, Dalmaso e Parque das Emas.
Seguem ativas no município as operações Lei Seca, Ruído Zero, Distrito Seguro e a fiscalização da Patrulha Maria da Penha.