Promover uma aprendizagem que vai além da sala de aula e despertar nos alunos a consciência ambiental são alguns dos compromissos da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde. Nesse sentido, o projeto Eco Coroas, desenvolvido na Escola Municipal São Cristóvão pelo professor Antônio Paiva, foi premiado na 2ª edição do Prêmio Educador FTD Educação.
A premiação visa valorizar e reconhecer educadores que desenvolveram projetos educacionais inovadores nos anos letivos de 2024 e 2025, além de disseminar boas práticas e reconhecer a qualidade da Educação Básica de todo o Brasil. A realização é da FTD Educação, com coordenação técnica da ponteAponte.
A iniciativa venceu na categoria ESG (Environmental, Social and Governance). Esta é voltada à valorização de projetos educacionais que promovem a sustentabilidade, o impacto social e o engajamento dos estudantes em práticas responsáveis e inovadoras.
Desenvolvido com os alunos do 7º ano do ensino fundamental, o projeto buscou colocar em prática os aprendizados da disciplina de ciências sobre biodiversidade, degradação e recuperação ambiental por meio da produção de coroas de plantio. Essas funcionam como barreiras no entorno de mudas nativas, protegendo-as do mato invasor e evitando a competição por água e nutrientes.