Mais do que luta ou dança, a capoeira é memória, resistência e identidade cultural brasileira! Com esse espírito, a cidade recebe a 5ª edição do Festival de Capoeira Pé na Lua, evento voltado à preservação das tradições da capoeira, ao resgate de sua importância histórica e ao fortalecimento de seus valores, como respeito, disciplina, coletividade e ancestralidade.
Segundo os organizadores, o festival tem o objetivo de fomentar a capoeira e promover o intercâmbio sociocultural, reunindo praticantes, mestres e alunos. A programação contempla workshops, cursos técnicos, aulas especiais e formatura, conduzidas por nomes de destaque da capoeira no cenário nacional e internacional.
Entre os convidados estão Mestre Tico-Tico, presidente da Federação Mundial de Capoeira; Mestre Faroeste, representante do Grupo Internacional Capoeira Nagô na Itália; Monitora Anhuma, referência na musicalidade da capoeira contemporânea; e Mestre Vingativa, presidente do Grupo Arena, representando o estado de Minas Gerais.
Durante a programação também haverá entrega de graduações aos alunos. A graduação representa evolução técnica e compromisso com os valores e a história da capoeira.
A programação tem início naquinta-feira (12),com curso ministrado por Mestre Sapo, às 19h, seguido do encontro “O Canto da Anhuma”, às 20h, no Barracão do Santa Maria. Nasexta-feira (13), ocorre a formatura, às 19h, no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi. Já nosábado (14), o festival segue com curso técnico, às 8h, com Mestra Luciana e Contramestre Hugo, no Auditório Magessi, e encerra com a entrega de graduações, às 17h, novamente no Auditório Farroupilha.
Texto: Larissa Gribler
Fotos: Divulgação
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).