Realizado nesta sexta-feira (06), em Lucas do Rio Verde, o 1º Encontro Transporte Seguro surge com a proposta de fortalecer a cultura de prevenção, qualificação e atualização técnica dentro do setor de transporte, considerado um dos pilares da economia regional e nacional. A iniciativa reúne empresários, especialistas jurídicos, forças de segurança e representantes do setor produtivo para discutir desafios e soluções voltadas à segurança operacional, trabalhista e viária. Segundo os organizadores, mais de 280 pessoas participaram do evento.
Um dos idealizadores do evento, Alex Momberger, destaca que a realização do encontro representa a concretização de um projeto antigo do setor. Segundo ele, a proposta é ampliar o acesso à informação e contribuir diretamente para a redução de problemas enfrentados diariamente pelos transportadores.
“É um sonho bastante antigo nosso trazer um evento desse tamanho e dessa magnitude para o município. A ideia é mostrar como funciona hoje a segurança no transporte e também como a gestão pode ajudar a prevenir obstáculos como sinistros e questões trabalhistas. Queremos trazer cada vez mais informação para o transportador e contribuir com a sociedade”, afirmou.
Momberger também reforça que o transporte é um setor desafiador e que o conhecimento é uma ferramenta essencial para a atuação segura nas estradas. “O transporte é um ramo muito desafiador. Quando a gente leva informação, com certeza ajuda o transportador na estrada”, completou.
Importância da advocacia atualizada
A advogada Larissa Mesquita, organizadora do evento ao lado da SR Caminhões e do Grupo 163, explica que a atualização jurídica é fundamental para o setor, principalmente diante das constantes mudanças na legislação do transporte e da lei do motorista.
“A advocacia precisa estar atualizada, mas não adianta só o advogado estar atualizado, o cliente também precisa. A lei do motorista muda constantemente e a nossa missão é transmitir esse conhecimento para que o transportador não sofra prejuízos lá na ponta”, ressaltou.
Ela também destacou que muitos conflitos trabalhistas surgem por falta de informação. “Hoje o transportador precisa comprovar muitas situações que antes eram diferentes. O conhecimento é fundamental para que aquilo que era feito na prática no passado não gere problemas hoje”, explicou.
Estratégia como diferencial
Para o empresário Sérgio Paganini, da SR Caminhões, o evento também cumpre o papel de levar inteligência operacional para o setor, indo além da venda de equipamentos e veículos.
“Além de fornecer o caminhão, que é o insumo do nosso negócio, poder oferecer informação, inovação e inteligência operacional agrega muito valor ao setor. Trouxemos nomes reconhecidos nacionalmente para falar sobre segurança, reforma tributária e legislação trabalhista”, destacou.
Vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Joci Piccini reforçou a relevância do transporte para o desenvolvimento econômico do país e avaliou que eventos como esse ajudam a preparar o setor para um cenário de crescimento e modernização da logística.
“O caminhoneiro está na vida de todos os brasileiros. Trazer esclarecimento e mostrar como fazer um transporte seguro e com qualidade ajuda toda a cadeia produtiva. Com as mudanças que Mato Grosso vem passando, com duplicações e ferrovias, o transporte vai crescer ainda mais e exigir cada vez mais qualificação”, afirmou.
Trânsito mais seguro
Representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o chefe da delegacia, Maicon Fraida Ferreira, destacou que iniciativas como o encontro contribuem diretamente para a construção de um trânsito mais seguro e consciente.
“O modal rodoviário ainda é o principal no Brasil e somos extremamente dependentes dele. Eventos como esse são importantes porque trabalham o transporte como um ecossistema, envolvendo segurança viária, saúde do trabalhador, segurança jurídica e financeira das empresas”, explicou.
Ele também ressaltou que a educação é um dos principais caminh
os para a redução de acidentes. “Quando a iniciativa privada também atua na educação, conseguimos alcançar ainda mais pessoas e construir, aos poucos, um trânsito mais seguro”, disse.
O juiz da 1ª Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde e diretor do foro, André Simeonato, destacou o impacto social do transporte e a necessidade de debates permanentes sobre o setor.
“É uma atividade motriz, que leva o país adiante. Discutir segurança e boas práticas é fundamental. É um setor que gera muitas demandas trabalhistas e, muitas vezes, de alto valor. Por isso, discutir formas mais seguras de atuação é essencial”, pontuou.
O evento reforça a importância da qualificação contínua do setor, especialmente diante do aumento do fluxo logístico, das mudanças na legislação e das transformações estruturais no sistema de transporte brasileiro.