Cerca de 30 servidores que atuam no setor de Compras de várias secretarias que integram a Prefeitura de Sorriso participaram, na sexta-feira (6 de fevereiro) de um curso de familiarização à plataforma Loja Pública, que integra o programa Compra+ Sorriso.
Realizado no Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso (Cemfor), a formação integra as ações da Escola de Gestão e teve como objetivo subsidiar os servidores de como a plataforma funciona e de que forma serão realizadas as aquisições de bens e serviços daqui para a frente.
Em dezembro do ano passado, o Compra+Sorriso foi oficialmente apresentado, como uma iniciativa da Administração para desburocratizar o processo de compras públicas, trazendo, ao mesmo tempo, mais agilidade e mais transparência.
“Além deste treinamento, estamos a postos para sanar as dúvidas sempre que surgirem, garantindo assim que o Compra+ Sorriso possa rodar com tranquilidade e agilidade”, compromete-se o coordenador do Setor de Planejamento de Aquisições, João Pedro Portilho, responsável direto pelo Departamento de Licitações. A fonte de inspiração para a Prefeitura de Sorriso foi o case de sucesso do governo de Santa Catarina.
Bom exemplo
Implantando em 2023, no Governo de Santa Catarina, o programa Compras SC concentra em um só setor as áreas de compras e licitações de diversas pastas e setores do estado. Em um ano de programa foram alcançados como principais resultados economia de mais de R$ 600 milhões em processos homologados; crescimento de 563% nas compras centralizadas totalizando R$ 3,1 bilhões e 35% de redução no tempo do processo licitatório.
De acordo com o site do Governo do Estado de Santa Catarina, o programa está alinhado com os princípios da eficiência e economicidade, para assegurar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento estatal, além de dotar o governo de mecanismos para buscar a celeridade de execução e de gestão das compras públicas. Por meio do programa, a Secretaria de Estado da Administração fica responsável por realizar o planejamento de compras públicas centralizadas, licitações; gestão e fiscalização de contratos corporativos. O programa tem a coordenação da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) e Grupos Técnicos de Trabalho.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).