Projeto Turistando Escolar será apresentado a coordenadores da rede municipal
A Secretaria Adjunta de Turismo de Sorriso, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sorriso, apresenta no dia 27 de fevereiro, a partir das 7h, o projeto Turistando Escolar. A primeira etapa da iniciativa será voltada aos coordenadores das unidades escolares municipais, com encontro no Auditório Farroupilha.
Cerca de 50 coordenadores participarão da apresentação, que tem como objetivo alinhar conceitos e estratégias do projeto antes de sua aplicação junto aos estudantes. Após o momento teórico, os profissionais farão um tour guiado pela cidade, passando por alguns pontos turísticos, para conhecer na prática os atrativos do município e compreender como o Turistando Escolar será trabalhado com os alunos e, indiretamente, com suas famílias.
De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Nelson Eduardo Pereira da Costa, o projeto foi pensado para atuar dentro e fora da sala de aula, fortalecendo uma Sorriso engajada na valorização de sua identidade e potencial turístico. “O Turistando Escolar é uma forma de fortalecer a cadeia turística do município e, principalmente, de criar nas crianças, desde cedo, a cultura de valorização do lugar onde vivem. Sorriso é uma cidade linda, organizada e com plena capacidade para receber turistas. Mas, antes disso, os próprios moradores precisam entender isso e valorizar o que é nosso”, disse Nelson.
Para a secretária de Educação, Adriana Reichert, a iniciativa é uma novidade que gera grande expectativa no ambiente escolar. “O projeto amplia o olhar dos alunos sobre a própria cidade e contribui para que eles compreendam melhor a história, os espaços e as belezas de Sorriso. Isso fortalece o sentimento de pertencimento e torna o processo de aprendizagem mais significativo”, afirmou.
A proposta, segundo os gestores, segue uma tendência adotada em diversos municípios brasileiros, onde o turismo é utilizado como ferramenta de educação patrimonial, identidade cultural e desenvolvimento econômico, estimulando o sentimento de pertencimento, preparando as novas gerações para atuarem como multiplicadoras da imagem positiva da cidade.
Texto: Larissa Gribler
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).