Geral Portos e Aeroportos
Porto de Santos registra o melhor janeiro em três anos
Movimentação no mês foi de 12,7 milhões de toneladas de cargas; número de contêineres também cresceu
19/02/2026 15h15
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos

O Porto de Santos registrou o melhor janeiro em três anos, com 12,7 milhões de toneladas de cargas. O número é 9,5% maior do que o de 2025 e 6,8% ao recorde anterior, que havia sido registrado em 2024. A movimentação de contêineres também teve impacto no resultado. Foram 467 mil TEU, unidade de medida equivalente a um container de 20 pés. Já o número de atracações registrou aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Os números do Porto de Santos mostram que o Brasil investe nos portos com planejamento, segurança jurídica e visão de longo prazo. Estamos falando de um porto que bate recordes, amplia sua capacidade e se prepara para receber investimentos estratégicos. É mais eficiência, mais competitividade e mais desenvolvimento para o Brasil”, declarou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Os recordes de janeiro de 2026 foram puxados pelo agronegócio, com destaque para o açúcar, que teve 1,57 milhão de toneladas embarcadas, revertendo a tendência de queda e registrando crescimento de 36,8%.

No complexo soja (grãos e farelo), que conta com disponibilidade e demanda externa aquecida, o aumento foi de quase 80% em relação a 2025, com embarque de 1,56 milhão de toneladas.

Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, os números demonstram os investimentos feitos no maior terminal portuário do país. “É mais uma boa notícia, que confirma que os bons resultados alcançados até o momento não foram sorte, mas planejamento.”

Ampliação da zona portuária

No início deste mês de fevereiro, o ministro Silvio Costa Filho assinou portaria que revisa a área do Porto Organizado de Santos e amplia em 17,2 milhões de m² a área portuária. Conforme o chefe da pasta, a assinatura representa um avanço estratégico para o planejamento e a expansão do maior porto do país. “A revisão cria condições concretas para o crescimento organizado do Porto. A incorporação amplia a capacidade operacional, possibilita planejar novos investimentos e preparar o Porto para atender à demanda futura. , destaca.

“Vai garantir que os recordes continuem sendo quebrados”, complementa o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini.

Maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos é um dos principais núcleos logísticos do país e um dos mais relevantes do mundo, com papel estratégico no escoamento da produção brasileira, especialmente de granéis sólidos, líquidos e carga conteinerizada, conectando o Brasil a mais de 600 mercados globais.

Em 2025, movimentou mais de 186 milhões de toneladas, respondendo por parcela significativa da movimentação portuária nacional.

Com informações do Porto de Santos

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos