A Polícia Civil de Mato Grosso participou, nessa quarta-feira (11.03), da reunião ordinária do colegiado do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-FRON-DIV – Polo Coxim), realizada no município de Coxim, no Mato Grosso do Sul. O encontro reuniu diversas instituições de segurança pública e órgãos parceiros com o objetivo de discutir estratégias conjuntas voltadas ao fortalecimento das ações nas regiões de divisa entre os estados.
Representando a Polícia Civil de Mato Grosso, estiveram presentes o delegado Regional de Rondonópolis, Santiago Rozendo Sanches e Silva, bem como os delegados Anna Paula Marien Pereira e Edelviges Felipe de Oliveira Neto, reforçando o compromisso institucional da corporação com a integração entre as forças de segurança.
A reunião teve como pauta principal o planejamento de ações integradas nas divisas para o ano de 2026, além da discussão de desafios e perspectivas para o fortalecimento da cooperação entre os órgãos de segurança pública, bem como outras propostas apresentadas pelos membros do colegiado do GGI-FRON-DIV.
O convite para participação no encontro foi formalizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS), por meio do secretário-executivo do GGI-FRON-DIV, o coronel Everson Antônio Rozeni.
O evento contou com a presença de representantes das Polícias Civis de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, das Polícias Militares de ambos os estados, além de integrantes do sistema prisional, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de órgãos de defesa sanitária animal.
A participação da Polícia Civil de Mato Grosso no encontro foi considerada de grande relevância, especialmente no que se refere ao intercâmbio de informações, alinhamento de estratégias operacionais e fortalecimento da atuação conjunta entre as instituições, fatores essenciais para o enfrentamento qualificado da criminalidade nas regiões de divisa.
“A integração entre as forças de segurança tem se mostrado uma ferramenta fundamental para ampliar a eficiência das ações de combate ao crime organizado e outras práticas ilícitas que ultrapassam os limites territoriais entre os estados. Nesse contexto, encontros institucionais como o realizado em Coxim fortalecem a cooperação interinstitucional e contribuem para o aprimoramento das políticas públicas de segurança na região”, afirmou o delegado Santiago Rozendo Sanches e Silva.