Um jovem condenado pela Justiça foi preso pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (20.04), no município de Araputanga (345 km a oeste de Cuiabá).
O procurado, de 22 anos, estava a prisão expedida pela Vara Única da Comarca de Araputanga. Ele foi condenado a pena de mais de 7 anos de reclusão em regime fechado, pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico.
Conforme apurado pela Polícia Civil, a ordem judicial foi decretada em razão de reiteradas violações ao monitoramento eletrônico, praticadas pelo jovem sem apresentar qualquer justificativa.
Diante da conduta e atendendo o requerimento do Ministério Público, o Poder Judiciário determinou o recolhimento do condenado ao regime fechado, por entender que o descumprimento contumaz e injustificado das condições impostas tornava insustentável a manutenção de medida menos gravosa.
Com o mandado de prisão em aberto, a equipe da Delegacia de Araputanga realizou diligências durante uma semana e conseguiu localizar o jovem.
Em seguida o condenado foi conduzido até a delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da justiça.
Os crimes
O jovem foi um dos alvos da Operação Arapuca, deflagrada pela Delegacia de Polícia de Araputanga, em maio de 2022.
Na ocasião foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão na casa do suspeito, sendo apreendidas porções de entorpecentes, além de dinheiro em espécie e instrumento utilizado para o tráfico de drogas.
Ao ser interrogado, o jovem confessou o envolvimento com o tráfico, bem como confirmou o contato direto com usuários e conduzindo a venda ilícita de forma autônoma.
A Delegacia de Polícia de Araputanga reafirma seu compromisso com a efetividade da persecução penal e com a segurança pública do município, atuando de forma integrada ao Poder Judiciário e ao Ministério Público no cumprimento de ordens judiciais e no combate à criminalidade.