Cidades Reconhecimento
Presidente do TJMT acolhe demandas da OAB de Lucas do Rio Verde e recebe título de Cidadão Honorário
Encontro em Cuiabá também confirmou a instalação de nova vara em Tapurah para julho; desembargador José Zuquim Nogueira recebeu título de Cidadão Honorário do município.
24/06/2026 16h39
Por: Redação Fonte: Robson Alex - MT Agora

Representantes da advocacia mato-grossense e do Legislativo municipal se reuniram na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em Cuiabá, com o presidente da Corte, desembargador José Zuquim Nogueira, para apresentar reivindicações voltadas ao fortalecimento da Justiça na região. A agenda foi solicitada pela presidente da 21ª Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde, Danusa Oneda.

Acompanhada da presidente da seccional da OAB-MT, Gisela Cardoso, Danusa apresentou as demandas estruturais prioritárias para acompanhar o ritmo de desenvolvimento do município. A principal pauta foi a necessidade urgente de ampliação da capacidade de atendimento do fórum local.

"Nós fomos reforçar o pedido de mais uma vara cível para Lucas e da terceira criminal. Aproveitamos também para solicitar celeridade na implantação da segunda vara de Tapurah", detalhou a presidente da subseção de Lucas do Rio Verde.

Expansão do Judiciário
De acordo com Danusa Oneda, a recepção aos pleitos foi otimista e trouxe prazos concretos. O presidente do TJMT deu um retorno positivo para as solicitações e adiantou o cronograma de expansão da região: a previsão é de que a instalação da segunda vara na comarca de Tapurah ocorra já na primeira quinzena do mês de julho.

Sobre as demandas específicas de Lucas do Rio Verde, o desembargador garantiu que a criação da nova vara cível e da terceira vara criminal já está no radar da presidência. O Tribunal tem acompanhado os números estatísticos e o crescimento acelerado da cidade, com o objetivo de garantir a estruturação antecipada e evitar que a sobrecarga de processos chegue a um gargalo que prejudique o cidadão.

Cidadania Honorária
Além das discussões institucionais, a reunião foi marcada por um momento de reconhecimento ao chefe do Judiciário estadual. Representando o Legislativo luverdense, o vereador Márcio Rogério Albieri participou do encontro e aproveitou a oportunidade para realizar a entrega oficial do Título de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde ao desembargador.

A honraria foi uma proposição encabeçada por Albieri e aprovada em conjunto com todos os parlamentares da Câmara Municipal, em agradecimento aos serviços prestados pelo magistrado à comarca. Emocionado com a distinção, Zuquim Nogueira agradeceu o reconhecimento e destacou seu acompanhamento histórico da evolução de Lucas do Rio Verde e da força de sua população. “Recebo com muito carinho e emoção esse título que agora me é concedido. É uma satisfação imensa, pois acompanhei o crescimento dessa cidade maravilhosa, desse povo lutador e batalhador que veio para revolucionar o nosso estado. Hoje, tenho razões suficientes para me sentir emocionado”, declarou o presidente do TJMT.