Geral Legislativo - MT
Thiago Silva apresenta projeto para incentivar empregabilidade de mães atípicas
O deputado tem trabalhado em defesa das mulheres no Estado
03/07/2026 09h04
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT),  o Projeto de Lei nº 478/2026, que institui a Política Estadual de Fomento à Empregabilidade de Mães Atípicas em Mato Grosso. A proposta busca apoiar a inserção e reinserção no mercado de trabalho de mulheres que dedicam sua rotina ao cuidado de filhos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento.

Segundo Thiago Silva, o projeto reconhece a realidade enfrentada diariamente por milhares de mães que, muitas vezes, precisam abrir mão da carreira profissional para garantir atendimento, acompanhamento e cuidados permanentes aos filhos.

“As mães atípicas vivem uma jornada intensa de amor, dedicação e desafios. Muitas deixam o emprego por falta de oportunidade compatível com sua rotina. Nosso projeto busca criar caminhos para garantir renda, autonomia e dignidade a essas mulheres”, afirmou o parlamentar. 

Entre as diretrizes da proposta estão a oferta de cursos de qualificação profissional, oficinas e treinamentos, apoio psicológico e social às famílias, estímulo à contratação em modalidades de trabalho remoto ou flexível, respeito à vocação profissional de cada mãe e remuneração compatível com o mercado.

O texto também autoriza o Poder Executivo a firmar convênios com empresas e instituições privadas, além de conceder incentivos fiscais para ampliar oportunidades de emprego e inclusão produtiva.

Thiago Silva destacou que a pauta da inclusão precisa alcançar também quem cuida. “Quando falamos em inclusão, precisamos olhar para toda a família. Essas mães carregam responsabilidades enormes e merecem políticas públicas que ofereçam suporte real para reconstruir sua independência financeira”, ressaltou.

O deputado ainda reforçou que a medida poderá impactar positivamente milhares de lares em Mato Grosso. “Estamos defendendo oportunidade, respeito e justiça social. Fortalecer as mães atípicas é fortalecer as famílias e construir um Estado mais humano e inclusivo”, concluiu Thiago Silva.