Dar o primeiro passo rumo ao mercado de trabalho nem sempre é fácil. Pensando nisso, um mutirão de empregabilidade reuniu adolescentes de 14 a 17 anos no Cras, em uma ação que aproximou os jovens de empresas e abriu novas possibilidades para quem busca a primeira oportunidade profissional.
A iniciativa foi promovida pela empresa Cavaco Forte, por meio do programa Raízes do Futuro, com o apoio do Cras, que ajudou na mobilização das famílias e dos participantes.
Para a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, quando empresas se unem ao poder público para criar oportunidades, quem mais ganha é a juventude.
"É muito bom quando uma empresa procura o Cras para desenvolver uma ação como essa. O primeiro emprego abre muitas portas na vida de um jovem. Ele ganha experiência, aprende uma profissão, cria responsabilidades e começa a enxergar novas possibilidades para o futuro. A gente espera que mais empresas tenham esse olhar e percebam o quanto pequenas iniciativas podem fazer uma grande diferença na vida de muitas famílias."
Ao longo do mutirão, os adolescentes entregaram currículos e participaram de entrevistas de emprego. Para muitos, foi o primeiro contato com um processo seletivo e a oportunidade de apresentar suas habilidades diretamente a uma empresa.
A responsável pelo endomarketing e pelo setor social da Cavaco Forte, Valdelícia dos Santos Ferreira, explica que a ação faz parte do programa Raízes do Futuro, criado para incentivar a entrada de jovens no mercado de trabalho.
“O objetivo é transformar e mudar vidas. Temos um compromisso com a sociedade e acreditamos que os jovens de hoje são o futuro de amanhã. Hoje estamos realizando essa seleção de jovens de 14 a 17 anos para o programa Raízes do Futuro. Neste momento temos 16 vagas, mas também vamos buscar outras empresas para ampliar as oportunidades e conseguir encaminhar ainda mais jovens para o mercado de trabalho.”
Com a participação dos adolescentes e o envolvimento da iniciativa privada, o mutirão marcou o início de uma proposta que pode abrir novas oportunidades para quem busca o primeiro emprego. A expectativa é que novas edições da ação sejam realizadas e que outras empresas também participem da iniciativa.