Cidades Representatividade
Aprovação nas urnas: Karime Souto é reeleita presidente do Sinserpm com expressiva participação da categoria
Com 227 votos, atual gestão garante mais quatro anos à frente do sindicato em Lucas do Rio Verde e prega união entre os servidores.
06/11/2026 12h15
Por: Redação Fonte: Robson Alex - MT Agora

A servidora Karime Souto teve o seu mandato renovado à frente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lucas do Rio Verde (Sinserpm). Em uma eleição marcada pela forte mobilização da categoria, realizada na quarta e quinta-feira, a Chapa 1 sagrou-se vencedora com 227 votos, superando os 138 votos recebidos pela Chapa 2, que foi liderada por Leandro Santos dos Reis.

O grande destaque do pleito foi o alto índice de comparecimento. Dos 486 filiados aptos a votar, 365 registraram a sua escolha, o que representa 75,1% do eleitorado sindical. Para garantir essa adesão expressiva sem o registro de votos nulos ou brancos, a comissão eleitoral inovou ao disponibilizar uma urna itinerante, facilitando o acesso dos trabalhadores que teriam dificuldade em se deslocar até o ponto fixo na sede da entidade.

"Acabou a eleição. Agora nós continuamos sendo o sindicato dos servidores públicos. Vamos para mais quatro anos de portas abertas para todos os colegas, independentemente dos que votaram, chapa 1 ou chapa 2", afirmou a presidente reeleita Karime Souto, convocando a categoria para participar ativamente das demandas e apresentar reivindicações diretamente ao sindicato, em vez de focar apenas nos momentos de assembleia.

O clima de respeito democrático pautou o encerramento da disputa. O candidato da oposição, Leandro Santos dos Reis, reconheceu a lisura do processo e fez questão de elogiar o engajamento massivo dos trabalhadores municipais.

"Hoje o sindicato saiu vencedor. Mais de 75% dos servidores votaram. Quero agradecer a todas as pessoas que exerceram sua democracia e que possamos unir forças para lutar pelos direitos dos servidores", declarou Leandro, deixando aberta a possibilidade de continuar contribuindo com a entidade no futuro.

O peso dessa mobilização também chamou a atenção de lideranças estaduais que acompanharam a votação como observadores. Para a presidente da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso (FESSPMT), Carmen Machado, o comparecimento acima da média transformou a disputa em um marco para a cidade.

"Não houve perdedores, e sim vencedores. Foi uma votação histórica, com 75% dos filiados vindo às urnas para fazer valer sua vontade e o voto democrático", avaliou Carmen Machado.

Com mais de 530 filiados na base total, a nova diretoria do Sinserpm terá a missão de conduzir as negociações e defender as pautas de interesse do funcionalismo municipal pelos próximos quatro anos. A posse oficial da gestão reeleita está prevista para ocorrer nos primeiros dias de janeiro de 2027.